'Paz com Deus e com o próximo: assim o quer o bom sono.' Nietzsche (Zaratustra)

Como melhorar a qualidade do sono usando aparelhos CPAP?

Capa post - Como melhorar a qualidade do sono usando aparelhos CPAP?

Texto: Postado em Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 31 de Maio de 2015 e última atualização dia 11 de Março de 2019 .

Habituar-se ao uso de aparelhos CPAP pode ser uma tarefa nada fácil. Na maioria das vezes, pessoas que têm apneia do sono passam a vida inteira sem usar nada para dormir - há o uso de remédios, no máximo -, e de repente a única solução para voltar a ter boas noites de sono é comprando ou alugando aparelhos CPAP.

É necessário algum tempo para que o uso de aparelhos CPAP e BiPAP se torne algo confortável e mais natural. Para que você se sinta mais confortável, separamos algumas dicas recomendadas pelo site Sleep Education, referente ao uso de aparelhos CPAP. 

Boa leitura!

1 - Use durante o dia

Experimente usar seu aparelho CPAP durante o dia enquanto assiste televisão ou lê um livro, por exemplo. Isso vai ajudá-lo a se acostumar com a máscara e tê-la como algo mais natural na hora de dormir.

2 - Use sempre

Acostume-se a usar o aparelho durante toda a noite e em qualquer soneca. O uso do CPAP com menos frequência diminui os benefícios e dificulta o corpo a se acostumar com a terapia.

3 - Faça pequenos ajustes

Experimente fazer pequenos ajustes para aumentar seu nível de conforto. Os ajustes podem ser na máscara, nos tubos e até usar um travesseiro CPAP.

4 - Use uma boa máscara

Boa parte dos incômodos está relacionado a problemas no encaixe da máscara no rosto. Por exemplo: se a máscara for maior que o rosto, será necessário apertá-la bem. Isso acaba irritando a pele e também deixando marcas de uso no próprio rosto. Se ela for muito pequena, pode haver vazamento de ar. Se você estiver tendo qualquer problema com a máscara, talvez seja necessário testar um modelo diferente. 

Uma das máscaras que mais gostamos de indicar é a Swift FX da Redmed, essa máscara possui o mínimo de contato com o rosto, ajudando no conforto e eliminando algumas irritações. Pode ser encontrada no site da Mobiloc, loja parceira para compra, venda e aluguel de aparelhos CPAP, incluindo máscaras.

5 - Use o modo ‘ramp’

Se a pressão do aparelho CPAP estiver forte demais durante as primeiras fases do sono, a ponto de gerar incômodo, experimente usar o modo 'ramp', disponível no aparelho. Este modo diminui a pressão, tornando-a mais leve no início; no decorrer da noite, ela aumentará gradualmente.

6 - Use um spray nasal

A congestão nasal pode ser um problema durante o tratamento com aparelhos CPAP. Usar um spray nasal ou descongestionante poderá ajudar.

7 - Use um umidificador

Alguns aparelhos CPAP vêm com umidificador ideal para reduzir sintomas de ressecamento e congestão nasal.

8 - Diminua o barulho do seu aparelho

Alguns aparelhos CPAP podem ser barulhentos e acabar atrapalhando o sono. Enquanto alguns encaram o barulho de certos aparelhos CPAP como ruído branco, outros podem não gostar tanto. Nesse caso, experimente colocar uma espuma sob o aparelho a fim de diminuir o som. Um mousepad seria bem útil, por exemplo.

9 - Mantenha seu aparelho limpo

Sempre mantenha todo o aparelho limpo. Isso, aliás, serve para máscaras, tubos e tudo que faça parte do aparelho CPAP.

10 - Lembre-se de usá-lo sempre

Infelizmente, certas pessoas vão dormir e se esquecem de utilizar o aparelho. Tal descuido prejudica o tratamento contra a apneia do sono, fazendo com que você também se desacostume ao uso. Uma dica é colocar um lembrete no celular ou pedir a alguém de confiança o favor de lembrar-se por você.

11 - Encontre ajuda

Por fim, se você já tentou de tudo para se adaptar ao uso do aparelho, consulte um médico especialista e peça ajuda.

Comentários

Leia também...

O que fazer hoje para evitar a apneia do sono?

Obter um diagnóstico e descobrir que você tem apneia do sono pode ser assustador, mas é uma condição com diversos tipos de tratamentos, até para o tipo mais grave de apneia do sono: a complexa. Para evitar e até diminuir a intensidade da apneia do sono, você pode encontrar diversos recursos que podem servir de auxílio, principalmente se ... Leia o artigo »

08/03/2015

Pode a maconha tratar a Apneia do Sono?

Como sabemos, a apneia do sono é uma condição que diminui o fluxo respiratório ou provoca pausas na respiração durante o ciclo do sono, nas pessoas que sofrem desse distúrbio. Essa pausa respiratória pode levar de segundos até minutos. Já publicamos aqui no blog dezenas de posts sobre esse tema. Para reler ou conhecer mais sobre... Leia o artigo »

27/10/2017

7 Perigos causados pela apneia do sono

Muitas pessoas não sabem que tem apneia do sono e os perigos podem ser assustadores quando o diagnóstico é feito tarde demais. Infelizmente descobrir que você tem apneia do sono não é uma tarefa fácil, o mais recomendado é consultar seu médico, mas existe alguns sinais e sintomas comuns causados pela apneia do sono como: Dores de cabe&... Leia o artigo »

28/03/2015

Sleep Apnea Releif - Suplemento para apneia do sono

Os visitantes que acompanham os artigos publicados em nossa loja, sabem que a apneia do sono é um assunto de presença constante aqui. Mera coincidência? Não. Sempre abordaremos sobre esta doença sem poupar detalhes importantes, e um deles tem tudo a ver com as formas de tratamento. Naturalmente, os aparelhos CPAP, BiPAP e EPAP são nomes familiares às... Leia o artigo »

06/03/2019

9 terapias alternativas para a Apneia Obstrutiva do Sono

De fato, aqui no blog, recebemos com frequência muitas pessoas que usam aparelhos CPAP ou pretendem usar, uma rápida navegação pelos posts na categoria 'Apneia do Sono' do nosso blog e você encontra vários relatos no final de alguns posts. CPAP é a chave de ouro para a maioria das pessoas com apneia do sono com certo grau de severidade, mas e aquelas ... Leia o artigo »

21/10/2017