'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Como manter uma rotina para dormir

Capa post - Como manter uma rotina para dormir

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 27 de Abril de 2014 e última atualização dia 24 de Agosto de 2018 .

Entrar em sincronia com seu relógio biológico e seu ritmo cardíaco é uma das estratégias mais importantes quando temos, com regularidade, excelentes noites de sono. Se você mantiver um horário fixo para dormir e acordar, irá se sentir mais revigorado e energizado do que dormir o mesmo número de horas em horários diferentes. 

Caso você altere seu horário de sono em uma ou duas horas a mais ou a menos, isso pode fazer uma grande diferença. Persistir no hábito é uma das chaves para uma boa noite de sono. Pensando nisso, criamos esse post com algumas dicas para manter um horário regular para dormir: 

Defina um horário para dormir

Sempre procure ir para a cama no mesmo horário todas as noites. Escolha um horário que você, geralmente, costuma se sentir cansado, pois evitará ir para a cama e ficar se revirando em vez de dormir. Tente também não quebrar essa rotina nos finais de semana, quando você tem menos compromissos e pode esticar os horários. 

Se você quiser mudar seus horários de dormir e acordar, sempre procure fazer essa mudança com pequenos incrementos diários de 15 minutos. Isso diminui o impacto no corpo, evitando que você se sinta muito indisposto durante o dia. 

Acorde sempre no mesmo horário

Se você dorme o suficiente, provavelmente já acorda sem o auxílio de um despertador. Caso contrário, por necessitar de um aparelho para acordar, pode ser que você necessite ir para a cama uma hora mais cedo. Assim como é necessário definir um horário todos os dias para deitar-se, sempre procure manter um horário para acordar. 

Soneca durante o dia

Se você estiver muito indisposto durante o dia por causa da falta de sono, tente se recompor com uma pequena soneca, não mais que 20 - 30 minutos. Do contrário, seu sono à noite pode ser prejudicado pela soneca. Enquanto uma soneca é uma excelente maneira de recarregar as energias, ela pode tornar sua insônia pior. Sempre tente tirar uma soneca no começo da tarde e, volto a dizer, não vá além de 30min! 

Lute contra a sonolência

Se após a refeição (almoço ou janta) bater aquela sonolência, evite dormir e procure fazer algo estimulante, como lavar a louça, arrumar a casa ou ligar para algum cliente - mantenha-se ativo! Senão, sua noite pode ser um pouco mais difícil ou muito pior para dormir. 

Descubra seu melhor horário para dormir

Quando você tiver tempo livre para experimentar (uma ou duas semanas), vá para cama sempre no mesmo horário à noite e tente acordar naturalmente, sem despertadores. Caso você tenha tido problemas constantes para dormir, isso pode demorar algumas semanas até que se recupere e descubra seu melhor horário. Porém, conforme você durma ou acorde no mesmo horário, descobrirá o que funciona melhor para seu corpo. 

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de capim-limão - Benefícios e dicas de uso

Já listamos bem aqui no blog os benefícios do chá de capim-limão (também conhecido como capim cidreira, capim-santo e em ingles lemongrass), dessa vez vamos falar sobre os benefícios do óleo essencial dessa planta que, na nossa cultura, comumente é utilizada apenas como chá. Ao longo desse post vamos dar algumas dicas de uso e os ... Leia o artigo »

06/12/2017

Dormir muito faz mal?

Sim! É verdade que uma boa noite de sono é essencial para sua saúde e qualidade de vida, mas dormir demais está ligado a diversos problemas médicos, isso inclui diabetes, problemas cardíacos, depressão, além de aumentar o risco de morte. A quantidade de sono ideal varia de acordo com cada fase da vida, isto é, depende da sua idade, sa&... Leia o artigo »

20/01/2014

Protetores Auriculares - Qual é o melhor tipo?

Atualização 05/Janeiro/2016: Por favor, leiam o artigo O Som do Silêncio – Tudo sobre protetores auriculares. Depois de testar vários modelos, aprender com dúvidas de leitores e pesquisar bastante, elaboramos um guia mais completo sobre protetores auriculares.  O ruído em excesso é um dos problemas mais comuns que, inevitavelment... Leia o artigo »

13/04/2014

Como a falta de sono afeta seu sistema imunológico

Se você é uma daquelas pessoas que dorme 4-5 horas por noite e, geralmente, tem um dia bem ativo, estudando ou trabalhando, pode ter certeza que se não hoje, logo você poderá ter diversos problemas de saúde. Na sociedade atual, muitos veem que quanto mais tempo temos para sermos mais produtivos ou aproveitar o tempo de vida, melhor. Mito! Est&aacut... Leia o artigo »

26/01/2014

Zumbido no ouvido - Sintomas, causas e como tratar

Caso esse artigo não fosse escrito, mas sim, ditado, provavelmente escutá-lo com clareza seria impossível para quem tem zumbido no ouvido. Em primeiro lugar, trata-se de um sintoma grave. Ele nos afeta de várias formas e, além de atrapalhar o descanso noturno, pode provocar surdez. Nas próximas linhas, falaremos sobre o zumbido no ouvido, apontando seus si... Leia o artigo »

15/06/2018