'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

Como manter uma rotina para dormir

Capa post - Como manter uma rotina para dormir

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 27 de Abril de 2014 e última atualização dia 24 de Agosto de 2018 .

Entrar em sincronia com seu relógio biológico e seu ritmo cardíaco é uma das estratégias mais importantes quando temos, com regularidade, excelentes noites de sono. Se você mantiver um horário fixo para dormir e acordar, irá se sentir mais revigorado e energizado do que dormir o mesmo número de horas em horários diferentes. 

Caso você altere seu horário de sono em uma ou duas horas a mais ou a menos, isso pode fazer uma grande diferença. Persistir no hábito é uma das chaves para uma boa noite de sono. Pensando nisso, criamos esse post com algumas dicas para manter um horário regular para dormir: 

Defina um horário para dormir

Sempre procure ir para a cama no mesmo horário todas as noites. Escolha um horário que você, geralmente, costuma se sentir cansado, pois evitará ir para a cama e ficar se revirando em vez de dormir. Tente também não quebrar essa rotina nos finais de semana, quando você tem menos compromissos e pode esticar os horários. 

Se você quiser mudar seus horários de dormir e acordar, sempre procure fazer essa mudança com pequenos incrementos diários de 15 minutos. Isso diminui o impacto no corpo, evitando que você se sinta muito indisposto durante o dia. 

Acorde sempre no mesmo horário

Se você dorme o suficiente, provavelmente já acorda sem o auxílio de um despertador. Caso contrário, por necessitar de um aparelho para acordar, pode ser que você necessite ir para a cama uma hora mais cedo. Assim como é necessário definir um horário todos os dias para deitar-se, sempre procure manter um horário para acordar. 

Soneca durante o dia

Se você estiver muito indisposto durante o dia por causa da falta de sono, tente se recompor com uma pequena soneca, não mais que 20 - 30 minutos. Do contrário, seu sono à noite pode ser prejudicado pela soneca. Enquanto uma soneca é uma excelente maneira de recarregar as energias, ela pode tornar sua insônia pior. Sempre tente tirar uma soneca no começo da tarde e, volto a dizer, não vá além de 30min! 

Lute contra a sonolência

Se após a refeição (almoço ou janta) bater aquela sonolência, evite dormir e procure fazer algo estimulante, como lavar a louça, arrumar a casa ou ligar para algum cliente - mantenha-se ativo! Senão, sua noite pode ser um pouco mais difícil ou muito pior para dormir. 

Descubra seu melhor horário para dormir

Quando você tiver tempo livre para experimentar (uma ou duas semanas), vá para cama sempre no mesmo horário à noite e tente acordar naturalmente, sem despertadores. Caso você tenha tido problemas constantes para dormir, isso pode demorar algumas semanas até que se recupere e descubra seu melhor horário. Porém, conforme você durma ou acorde no mesmo horário, descobrirá o que funciona melhor para seu corpo. 

Comentários

Leia também...

Como manter uma rotina para dormir

Entrar em sincronia com seu relógio biológico e seu ritmo cardíaco é uma das estratégias mais importantes quando temos, com regularidade, excelentes noites de sono. Se você mantiver um horário fixo para dormir e acordar, irá se sentir mais revigorado e energizado do que dormir o mesmo número de horas em horários diferentes.&... Leia o artigo »

27/04/2014

10 Razões porque você não consegue dormir

Problemas para dormir? Separamos nessa postagem 10 problemas comuns que impedem as pessoas de terem uma boa noite de sono.  Como sempre, recomendamos que você procure um médico especializado ou uma clínica do sono caso seu problema para dormir seja constante. 1 - Seu quarto não é escuro o bastante É ideal que seu quarto não tenha nenhum tip... Leia o artigo »

24/01/2014

8 Dicas para dormir melhor durante a gravidez

Observando a gravidez e suas singulares etapas, testemunhamos o quanto a natureza é perfeita. O corpo feminino passa por mudanças, exigindo novos ajustes no estilo de vida: há uma alimentação mais saudável, há mais visitas ao médico, há mais cuidados em relação à higiene pessoal etc. Entre idas e vindas, a incluir ... Leia o artigo »

23/04/2018

Como a meditação pode ajudar a dormir melhor?

Milhares de pessoas encaram uma rotina agitada. Tamanha inquietação começa desde o engarrafamento a caminho do trabalho até o fim do expediente, onde sentem o impacto do cansaço físico e mental. Pior ainda é o efeito negativo a longo, médio ou curto prazo: depressão, sobrepeso, queda de cabelo, sudorese, ansiedade... e por fim a temida... Leia o artigo »

10/08/2018

27 Dicas de como dormir melhor

Entre as consequências de uma noite mal dormida estão: um dia nada produtivo, mau humor, indisposição, lentidão para resolver problemas, etc. Para agravar a situação, alguns tentam compensar a noite mal dormida com uma longa soneca, o que pode piorar a situação na hora de pegar no sono. Nesse caso, para dormir melhor à ... Leia o artigo »

02/02/2014