'Dormir bem é ter vida.' Dorminhoco.com

Como funcionam os dilatadores nasais?

Um dos dispositivos mais úteis para pessoas que sofrem com ronco constante ou têm apnéia do sono leve é o dilatador nasal, considerado também um dispositivo do tipo 'anti-ronco'. Nesse artigo, focaremos nos benefícios que um dilatador nasal pode trazer para pessoas que estão tentando evitar o ronco. Esse dispositivo, que responsável por aumentar a passagem de ar, também é usado por atletas que buscam uma quantidade de oxigênio maior para o corpo. Os dilatadores nasais também auxiliam pessoas que têm congestão nasal, dificuldade respiratória durante o sono, narinas fechadas, dificuldade para respirar ou tem congestão nasal por causa de uma gripe. 

Roncar alto noite após noite pode ser muito mais do que um simples aborrecimento para quem dorme com você. Pode ser um sinal de que sua saúde está ruim. Por isso, é importante entender o que está causando o ronco e o que você pode fazer para impedir ou, pelo menos, diminuir a quantidade ou o volume do ronco. 

Alguns dispositivos anti-ronco são úteis apenas para aqueles que roncam pela boca – como a cinta de queixo –, enquanto outros são eficazes para o ronco nasal, como é o caso dos dilatadores nasais. Ainda assim, em alguns casos, um dilator nasal é capaz de reduzir ou eliminar completamente o ronco na pessoa, não importando se o ronco é pela boca ou pelo nariz. Em comparação a outros dispositivos 'anti-ronco' que existem, usar um diltador nasal é totalmente seguro, ao contrário da faixa anti-ronco, que é indicada para quem dorme de boca aberta e ronca pela boca.

Algumas pessoas respiram pela boca durante o sono porque, de alguma forma, têm suas passagens nasais bloqueadas. Isso pode causar o famoso som do ronco. Um dilatador nasal, nesse caso, funciona aumentando a capacidade da pessoa de respirar pelo nariz, o que pode diminur ou até evitar o ronco.

Como funciona um dilatador nasal?

Para aqueles que não estão familiarizados, os dilatadores nasais são, basicamente, um dispositivo de plástico, borracha ou silicone que se encaixa em cada narina, mantendo as passagens nasais abertas durante o sono e, no caso de atletas, o dilatador nasal funciona para ampliar a capacidade de corpo em receber mais oxigênio.

Na foto abaixo um dos modelos de dilatador nasal vendido na nossa loja virtual. Acesse a página do produto e veja a comparação científica entre o Macks AirMAX e o Respire Melhor, um dos dilatador nasais mais comuns e vendidos no Brasil.

Quando você dorme e uma ou ambas passagens nasais ficam contraídas, torna-se difícil respirar pelo nariz, desencadeando o ronco. Nesse caso, algumas pessoas tendem a abrir a boca a fim de compensar o oxigênio que não foi inalado pelo nariz. Assim, elas forçam a respiração, emitindo pelo nariz o som desagradável do ronco. 

Você saberá exatamente como isso acontece ao usar o dedo para tampar uma das suas narinas e, em seguida, tentar respirar profundamente. 

Em princípio, um dilatador nasal vai manter suas narinas abertas para que você consiga respirar profundamente ou próximo disso, possivelmente aliviando o ronco.

É garantido funcionar?

Não. Se você deseja reduzir, evitar ou eliminar o ronco, busque usar um dilatador nasal, é bem seguro. Em pessoas com uma espécie de ronco simples e sem determinados problemas (como apneia do sono moderada ou grave), dilatadores nasais funcionam 80% a 90% [1] dos casos. Ainda que o dilatador não alivie completamente o ronco, ele melhorará a capacidade de a pessoa respirar e, assim, terá uma noite de sono satisfatória. 

Fontes e referências:
[1] http://www.quit-yer-snoring.com/snoring-nasal-dilator.html

Postado em Ronco e Apneia do Sono no dia 10 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 10 de Agosto de 2018

Comentários

Leia também...

Dilatadores nasais chamam atenção em feiras de medicina

Uma notícia recente publicada na revista digital Sleep Review sobre dilatadores nasais nos chamou atenção, visto que trabalhamos e vendemos dilatadores nasais. Em feiras de medicina do sono recentes nos USA, os dilatadores nasais tem chamado atenção de dentistas, cientistas e médicos do sono. Apesar de não ser um produto para tratar diretamente a ap... Leia o artigo »

24/08/2016

O que fazer para parar de roncar?

Roncar é um dos maiores problemas que afetam o sono. Estima-se que cerca de 40% dos homens e 30% das mulheres sejam efetados. Às vezes o ronco pode ser o sintoma de uma doença grave, como a apneia do sono. Mas, na maioria das vezes, roncar é o resultado de hábitos ruins, e é por esta razão que resolvemos escrever este artigo com 17 di... Leia o artigo »

14/01/2015

Ronco: Como acontece, causas, sintomas e como parar de roncar

Quase todo mundo ronca, ainda que de maneira leve ou ocasional. O problema, na realidade, é quando o ronco acontece com frequência, afetando o sono no que diz respeito à qualidade ou duração. Pior é quando este problema ruidoso começa a atrapalhar o sono de quem dorme contigo, a ponto de desenvolver nesta pessoa problemas de saúde, como a pr&o... Leia o artigo »

01/07/2016