'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Como funcionam as 'faixas anti ronco' (ou cinta de queixo)

Das muitas soluções anti-ronco que existem, uma das mais simples e fáceis de usar é a cinca de queixo (popularmente conhecida como faixa anti-ronco) que é basicamente um tecido que se passa sobre sua cabeça para fornecer suporte ao queixo e manter sua mandíbula fechada.

Quando você vai dormir, existe um estágio do sono onde os músculos entram em relaxamento profundo e isso se aplica aos músculos na mandíbula, onde o queixo tende a cair para baixo, deixando a pessoa dormindo de boca aberta o que também já é outro problema.

Dormir de boca aberta além de promover o ronco, contribui para outros problemas como irritação dos tecidos na boca além de dar condições para o crescimento de bactérias, como já falamos nesse artigo.

Quando você dorme de boca aberta, os músculos estão relaxados e portanto a língua e outros tecidos na garganta tendem a cair, bloqueando as vias aéreas e fazendo o típico som do ronco sair pela boca.

Como funciona a cinta?

Quando você usa a cinta de queixo ao dormir, ela age fazendo uma pressão leve mantendo sua mandíbula no lugar. Ao manter sua mandíbula e sua boca fechada e o queixo no lugar, o risco dos tecidos da língua e da garganta cair e bloquear as vias aéreas diminuem.

E se você tiver apnéia do sono, além de aconselhar a compra de um aparelho CPAP seu médico também pode lhe pedir para usar uma cinta de queixo, apesar de que algumas máscaras CPAP também exercem a função da cinta de queixo. O objetivo do aparelho CPAP é forçar o ar através de uma máscara e a pressão do ar ajuda a manter suas vias respiratórias abertas.

A cinta de queixo também é uma das soluções mais simples para casos leves de ronco, o resultado geralmente é um ronco mais suave e em alguns poucos casos parar por completo. A cinta também é conhecida como uma solução para parar de babar duranto o sono.

Qual cinta de queixo comprar?

Um dos modelos mais eficientes de cinta de queixo é a que você mesmo pode ajustar a pressão, isso é importante pois se você costuma se mover muito durante a noite, você pode aplicar uma pressão maior para garantir que a cinta não saia do lugar.

Acima os modelos de cinta anti-ronco vendidas na nossa loja virtual na categoria de ronco.

O tecido que é feito a cinta também é importante, ele é feito de neoprene, é bem macio, suave e se estica, mas pode irritar alguns homens com barba.

A única contra indicação aqui é que, caso esse tipo de tecido cause algum tipo de irritação na sua pele (que no geral é difícil de acontecer), pare de usar. E se mesmo assim quiser usar o produto, você pode até comprar a cinta, mas mande uma costureira cobrir a cinta com outro tipo de tecido que não irrite sua pele.

Quando evitar cintas de queixo?

O ideal é consultar um médico para saber a causa do seu ronco, se for por causa de congestão nasal ou devido a apnéia do sono, é provável que a cinta não funcione e até seja perigoso usar.

Muitas pessoas compram a cinta de queixo no escuro na esperança de parar de roncar, isso é um erro. Para quem compra sem consultar um médico antes, as taxas de sucesso são baixas.

Se o seu nariz está bloqueado devido a uma condição alérgica ou por causa de infecções tais como sinusite, você inconscientemente respira pela boca para compensar o que você não está conseguindo respirar pelo nariz. Essa é uma maneira do corpo garantir que haja exigênio suficiente nos pulmões. Se você usar uma cinta de queixo nessa condição (nariz bloqueado) e colocar muita pressão no ajuste, sua boca ficará fechada e a falta de oxigênio durante a sono pode resultar em complicações para sua saúde.

Se você tiver problemas para respirar pelo nariz e procura uma solução para diminuir o ronco e respirar melhor, considere um dilatador nasal. Leia esse artigo para entender melhor como funcionam os dilatadores nasais.

Outra aspecto importante é se você tem apnéia do sono não diagnosticada, usar a cinta anti-ronco nessas circunstâncias contribui para baixos níveis de oxigênio. Leia no trecho desse artigo para entender se você sofre apenas com ronco e/ou apneia do sono.

Ao comprar e usar a cinta, peça para a pessoa que dorme com você para verificar se o ronco diminuiu ou desapareceu, se isso acontecer ótimo! Do contrário verifique se o ronco foi substituído por um som ofegante ou de asfixia, nesse caso volte a sua clínica do sono para descobrir se você tem uma condição mais grave.

Por fim, em qualquer hipótese, o ideal é você consultar um médico ou clínica especilizada em sono antes.

Artigos relacionados

Postado em Ronco e Apneia do Sono no dia 04 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 15 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

O que fazer para parar de roncar?

Roncar é um dos maiores problemas que afetam o sono, é estimado que cerca de 40% dos homens e 30% das mulheres sejam efetados. Algumas vezes roncar pode ser o sintoma de problemas mais sérios de saúde como a apneia do sono, mas na grande maioria das vezes, roncar é o resultado de hábitos ruins e é com esse critério que resolvemos escrever ess... Leia o artigo »

14/01/2015

Como funcionam os dilatadores nasais?

Um dos dispositivos mais úteis para pessoas que sofrem com ronco constante ou tem apnéia do sono leve é o dilatador nasal, considerado também um dispositivo do tipo 'anti-ronco'. Nesse post vamos focar nos benefícios que um dilatador nasal pode trazer para pessoas que estão tentando evitar o ronco, mas o dispositivo que é responsável por... Leia o artigo »

10/02/2016

Dilatadores nasais chamam atenção em feiras de medicina

Uma notícia recente publicada na revista digital Sleep Review sobre dilatadores nasais nos chamou atenção, visto que trabalhamos e vendemos dilatadores nasais. Em feiras de medicina do sono recentes nos USA, os dilatadores nasais tem chamado atenção de dentistas, cientistas e médicos do sono. Apesar de não ser um produto para tratar diretamente a ap... Leia o artigo »

24/08/2016