'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

10 Dicas para fazer seu bebê dormir

Capa post - 10 Dicas para fazer seu bebê dormir

Texto: Postado em Bebês e Crianças por Marcelo Morais no dia 20 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Às vezes (ou quase sempre) é um martírio colocar um recém-nascido para dormir. Nesses momentos, você e seu bebê estão exaustos, mas ele não quer adormecer. Como um bom pai ou mãe, você deseja que seu bebê durma para se manter descansado e com saúde.

Dormir é importante para a saúde do bebê! Recém-nascidos necessitam de 15-16 horas de sono por dia, e quando chegam a 1 ano de idade,  14-15 horas. Veja esse infográfico que detalha quantas horas devemos dormir por dia.

Confira algumas dicas para colocar seu bebê para dormir:

1 - Seja flexível, pois o relógio biológico de cada bebê é diferente. Não há nenhuma fórmula padrão que irá funcionar em todos os bebês ou sempre será útil ao seu filho. Não persista com o que funcionou algumas vezes e já deixou de funcionar.

2 - Sempre dê oportunidades para seu filho(a) comer ou beber a fim de mantê-lo satisfeito. O estômago dele é bem pequeno e não retém o que acabou de comer ou beber por muito tempo. Recém-nascidos precisam comer a cada 3-4 horas e chegando a 1 ano de idade precisam comer 4-5 vezes ao dia.

3 - Veja onde seu bebê dorme melhor. Não há lugar certo ou errado para seu bebê dormir; uns preferem dormir no berço, em seu próprio quarto, outros preferem que o berço esteja no quarto dos pais e os mais folgados (risos) gostam de dormir perto da mamãe, na cama dos pais.

4 - Entenda os sinais de cansaço. Até 8 semanas de vida, o bebê não fica acordado por mais 2 horas. Não espere muito para colocá-lo para dormir. Ele está esfregando os olhos? Não para de mexer na orelha? Está com olheiras? Após notar estes sinais, coloque-o no berço.

5 - Dê um banho morno. A maioria dos bebês acham a água morna bem relaxante. Você ainda pode usar um xampu para bebês a fim deixar o banho cheiroso.

6 - Troque a fralda. Certifique de trocar a fralda se necessário. Deixe seu bebê bem confortável antes de dormir.

7 - Acalme o bebê. Todo bebê é diferente, mas todos eles precisam ficar calmos antes de dormir. Você pode ler uma história com uma voz tranquila e monótona, ou andar com o bebê no colo, ou deixar tocando uma música bem baixa. 

8 - Apague as luzes e feche as cortinas. Além disso, mantenha o computador, a TV e outras tipos de telas luminosas longe do quarto do bebê. Essas luzes atrapalham a produção de melatonina. Alguns bebês gostam de um pouco de luz para dormir. Nesse caso, uma boa ideia é deixar um abajur no quarto, mas nunca com a luz direta no rosto da criança.

9 - Deixe a temperatura do quarto agradável. A temperatura ideal do quarto deve ser a mesma sentida por um adulto ao vestir roupas leves. É uma boa maneira de medir a temperatura ideal. 

10 - Caso seu bebê não esteja conseguindo dormir, verifique se ele está com febre, sofre incômodos gerados pela dentição, infecção no ouvido, resfriado ou outros problemas. Procure um médico se necessário.

Comentários

Leia também...

Protetores para crianças com autismo

O sono e a saúde são dois elementos inseparáveis, e isso vale em qualquer circunstância. Deste modo, podemos constatar inúmeros casos que, por serem distintos entre si, requerem cuidados específicos. Hoje, falaremos um pouco sobre o autismo e, principalmente, sobre os protetores que servem para crianças que possuem este distúrbio. Interessante... Leia o artigo »

11/06/2018

É melhor bebês dormirem com ou sem travesseiro?

Começaremos este artigo com um alerta: “Não é recomendado travesseiros para bebês com menos de 2 anos, visto que eles podem se sufocar com facilidade”. [1] Na verdade, nem bebês mais velhos precisam de travesseiro. Os pais, geralmente, pensam que colocar um travesseiro para a criança vai garantir um conforto extra, quando, na verdade, a crian&cce... Leia o artigo »

30/12/2014

Óleos essenciais podem ajudar seu bebê a dormir?

Como vimos em outro artigo, publicado em nossa loja, os óleos essenciais possuem propriedades curativas em abundância; a maioria comprovada por diversos estudos e pesquisas científicas. Grande parte dessas pesquisas foram feitas com adultos jovens. Mas... quanto aos bebês? Os óleos essenciais podem proporcionar a eles uma boa noite de sono? Quais são os... Leia o artigo »

02/11/2017

10 Dicas para fazer seu bebê dormir

Às vezes (ou quase sempre) é um martírio colocar um recém-nascido para dormir. Nesses momentos, você e seu bebê estão exaustos, mas ele não quer adormecer. Como um bom pai ou mãe, você deseja que seu bebê durma para se manter descansado e com saúde. Dormir é importante para a saúde do bebê... Leia o artigo »

20/01/2014

Qual a melhor posição para o bebê dormir?

Já falamos aqui no blog sobre qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem. Mas, e depois que seu bebê nascer? Nesse post, vamos falar sobre a melhor posição para seu bebê dormir. Convidamos você a ler também o post onde falamos se é melhor ou não, bebês dormir com travesseiro. Segundo a Academia Americ... Leia o artigo »

14/07/2017