'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Simples dicas para dormir bem

O segredo para dormir melhor está na rotina diária. Certos hábitos antes de deitar-se (como ir para a cama com pontualidade) aumentarão a qualidade do sono e darão mais saúde ao seu estilo de vida. Em vista disso, apresentaremos nessa postagem algumas dicas simples que ajudarão você a ter uma boa noite de sono, com uma série de benefícios: mais produtividade diurna, raciocínio tonificado, memória aprimorada e, por fim, energia de sobra! 

Mantenha horários regulares

Se você mantiver um horário fixo para dormir e acordar todos os dias, você terá mais energia ao realizar suas atividades, o que (infelizmente) seria diferente se você dormisse a mesma quantidade de horas em horários diferentes. Caso você durma 1 ou 2 horas após seu horário habitual, seu corpo sentirá uma grande diferença. Persistir nesse propósito é importante! 

Crie um bom ambiente

Quanto mais agradável seu quarto for para dormir, melhor. Criar um ambiente confortável é essencial para a qualidade do sono. Veja algumas dicas:

  • Mantenha um barulho baixo: Se onde você dorme há barulhos externos, tente abafá-los ligando o ventilador ou usando protetores auriculares.
  • Mantenha o quarto fresco: Evite extremos! Um dormitório muito frio ou quente pode atrapalhar o sono. Busque uma temperatura razoável, pois isso lhe proporcionará mais conforto e não prejudicará sua saúde.
  • Deixe sua cama confortável: Opte por uma cama espaçosa. Assim, você poderá se revirar e esticar-se à vontade! Se você tem acordado com dores nas costas e/ou no pescoço, provavelmente está na hora de trocar de colchão ou substituir o velho travesseiro. 

Atualização 07/02/2016: Publicamos, recentemente, uma postagem onde um estudo feito pela Fundação Nacional do Sono (USA) descobriu que a cama e o ambiente onde você dorme são fundamentais para uma boa noite de sono. Leia aqui.

Relaxe

Se você relaxar antes de ir para a cama, seu sono será melhor e mais profundo. Uma rotina tranquila antes de deitar-se envia sinais ao cérebro, informando que é hora de reduzir seu funcionamento e aliviar a carga negativa acumulada por conta do estresse diário. Algumas dicas para relaxar antes de dormir:

Se alimente bem e faça exercícios

Seus hábitos alimentares e sua rotina de exercícios físicos influenciam o sono. Deve-se ter cuidado com aquilo que você come horas antes de dormir. Algumas dicas: 

  • Não consuma alimentos pesados à noite: Comidas gordurosas é o item nº 1 dessa lista. Elas fazem com que seu organismo trabalhe mais, mantendo você acordado por mais tempo. Cuidado!
  • Avite álcool antes de deitar-se: Apesar de fazer você adormecer mais rápido, o álcool prejudica a qualidade do sono, interrompendo-o com frequência após algumas horas. 
  • Corte a cafeína no horário certo: A cafeína pode prejudicar o sono mesmo 12 horas após ser ingerida. 
  • Pare de fumar: Além de desencadear diversos problemas de saúde, fumar prejudica o sono. A nicotina, por sua vez, funciona como estimulante e, além disso, diversos fumantes sentem falta dela no decorrer da noite, o que dificulta consideravelmente o repouso. 

Praticar exercícios físicos melhora a saúde e combate a insônia. Você não precisa ser um atleta profissional, basta se exercitar durante 20-30 minutos todos os dias. 

Postado em Dicas e Diversos no dia 18 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

8 dicas para dormir melhor essa noite

Será que seus hábitos diurnos estão atrapalhando seu sono à noite? Pensando nisso, criamos uma lista com 8 coisas que você pode fazer a partir de hoje a fim de dormir melhor à noite.  1 – Pague seu débito A falta de sono pode ser o resultado de uma dívida que você já tem com o próprio sono. Isso é a d... Leia o artigo »

06/03/2015

Simples dicas para dormir bem

O segredo para dormir melhor está na rotina diária. Certos hábitos antes de deitar-se (como ir para a cama com pontualidade) aumentarão a qualidade do sono e darão mais saúde ao seu estilo de vida. Em vista disso, apresentaremos nessa postagem algumas dicas simples que ajudarão você a ter uma boa noite de sono, com uma série de benef&ia... Leia o artigo »

18/01/2014

Jet Lag - Como regularizar o sono antes e depois de viajar

Toda vez que fazemos uma viagem para um destino com fuso horário diferente, nosso corpo fica confuso. Mudar o horário de dormir, acordar e almoçar faz com que o relógio biológico entre em conflito com o horário externo. E quanto maior for a mudança de fuso, mais tempo o corpo leva para adaptar-se. Quem nunca vivenciou ou ouviu de um brasileiro viajo... Leia o artigo »

21/06/2017