'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Como a falta de sono afeta seu sistema imunológico

Capa post - Como a falta de sono afeta seu sistema imunológico

Texto: Postado em Dicas e Curiosidades por Marcelo Morais no dia 26 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Se você é uma daquelas pessoas que dorme 4-5 horas por noite e, geralmente, tem um dia bem ativo, estudando ou trabalhando, pode ter certeza que se não hoje, logo você poderá ter diversos problemas de saúde. Na sociedade atual, muitos veem que quanto mais tempo temos para sermos mais produtivos ou aproveitar o tempo de vida, melhor. Mito!

Está mais que comprovado que a falta de sono está diretamente ligada a diversos problemas de saúde, afetando, inclusive, seu sistema imunológico.

Nosso sistema imunológico é bem complexo, formado por diversos tipos de células e proteínas que têm, como objetivo, proteger-nos de resfriados, gripes e outros problemas de saúde. Quando o sistema imunológico não está funcionando de maneira adequada por causa da falta de sono, o corpo demora mais para combater e se recuperar de doenças.

Se, por exemplo, uma pessoa está com febre, nosso corpo automaticamente tenta combater esse tipo de infecção e, quando dormimos, o corpo consegue combater de forma melhor a mesma doença; é por este motivo que a febre tende a aumentar durante a noite. Pessoas que dormem pouco também têm menos proteção de vacinas contra resfriados comparadas àquelas que dormem de forma adequada.

Comentários

Leia também...

Mini guia sobre o tecido de seda e seus benefícios

Tendo com vista que vendemos diversos produtos de seda como fronhas, máscaras para dormir e até pijamas, resolvemos fazer um tipo de guia da seda para que você entenda as características desse tecido luxuoso bem seus benefícios a saúde, principalmente para a pele e cabelos. Bem vindo ao mundo da seda! Sinônimo de luxo e beleza a milhares de anos. Em p... Leia o artigo »

14/09/2016

19 Dicas para dormir bem no calor

Será que você tem ideia do quanto faz calor no Rio de Janeiro no momento que escrevo esse artigo? A chapa tá quente! Mas pra quem tem ar-condicionado dormir no calor não é uma tarefa difícil, eu tenho aqui um ar-condicionado de 7.500 que dá conta do recado bem. E quanto aos que não tem ar-condicionado ou não tem condições ... Leia o artigo »

13/01/2017

Quantas horas devemos dormir? Saiba porque essa é a pergunta errada

O que importa não é o número de horas na cama, mas sim, a qualidade do tempo de sono. Se você dorme durante longas horas e, mesmo assim, tem dificuldades para acordar e se manter alerta pelo resto do dia, talvez não esteja usufruindo suficientemente dos diferentes estágios do sono.  Cada estágio no ciclo do sono oferece diferentes... Leia o artigo »

10/02/2015

3 Dicas para se concentrar melhor

Sempre falamos aqui no blog que dormir bem é uma das principais coisas que você deve fazer para estudar, trabalhar e se concentrar melhor. Mesmo tendo uma boa noite de sono, nem sempre é possível obter um nível de concentração desejado… Às vezes é uma obra no vizinho, cachorro latindo o dia todo, música alta em algum ... Leia o artigo »

27/03/2015

12 Dicas para acordar cedo todos os dias

Levantar-se cedo todos os dias pode ser um desafio, ainda mais se as noites forem prejudicadas pela famosa e temida insônia. Mas, pensando no bem-estar das pessoas que necessitam urgentemente adotar este hábito, trazemos um artigo com 12 dicas para acordar cedo todos os dias. São sugestões muito práticas. Também destacamos as razões por que devemos s... Leia o artigo »

22/07/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4965 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.