'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Como a falta de sono afeta seu sistema imunológico

Se você é uma daquelas pessoas que dorme 4-5 horas por noite e, geralmente, tem um dia bem ativo, estudando ou trabalhando, pode ter certeza que se não hoje, logo você poderá ter diversos problemas de saúde. Na sociedade atual, muitos veem que quanto mais tempo temos para sermos mais produtivos ou aproveitar o tempo de vida, melhor. Mito!

Está mais que comprovado que a falta de sono está diretamente ligada a diversos problemas de saúde, afetando, inclusive, seu sistema imunológico.

Nosso sistema imunológico é bem complexo, formado por diversos tipos de células e proteínas que têm, como objetivo, proteger-nos de resfriados, gripes e outros problemas de saúde. Quando o sistema imunológico não está funcionando de maneira adequada por causa da falta de sono, o corpo demora mais para combater e se recuperar de doenças.

Se, por exemplo, uma pessoa está com febre, nosso corpo automaticamente tenta combater esse tipo de infecção e, quando dormimos, o corpo consegue combater de forma melhor a mesma doença; é por este motivo que a febre tende a aumentar durante a noite. Pessoas que dormem pouco também têm menos proteção de vacinas contra resfriados comparadas àquelas que dormem de forma adequada.

Texto postado em 26 de Janeiro de 2014 e atualizado 15 de Julho de 2018 .

Comentários

Leia também...

Dormir muito faz mal?

Sim! É verdade que uma boa noite de sono é essencial para sua saúde e qualidade de vida, mas dormir demais está ligado a diversos problemas médicos, isso inclui diabetes, problemas cardíacos, depressão, além de aumentar o risco de morte. A quantidade de sono ideal varia de acordo com cada fase da vida, isto é, depende da sua idade, sa&... Leia o artigo »

20/01/2014

Quantas horas dormir por dia segundo experts

Update 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link. A Fundação Nacional do Sono (NSF – National Sleep Foundation), nos Estados Unidos, atualizou a recomendação de quantas horas de sono devemos dormir em média por noite. Apesar de as recomendações para a quantidade de horas que adultos devem dormir não... Leia o artigo »

23/02/2015

Menopausa e Problemas para Dormir

O corpo humano experimenta uma série de mudanças conforme suas etapas naturais - fato. Homens e mulheres possuem fases distintas, e uma delas é a menopausa: alteração fisiológica presente no organismo feminino. Esta transformação gera certas dificuldades, visto que uma delas - e não são poucas! - é a próprio ins&oc... Leia o artigo »

02/11/2018

Simples dicas para dormir bem

O segredo para dormir melhor está na rotina diária. Certos hábitos antes de deitar-se (como ir para a cama com pontualidade) aumentarão a qualidade do sono e darão mais saúde ao seu estilo de vida. Em vista disso, apresentaremos nessa postagem algumas dicas simples que ajudarão você a ter uma boa noite de sono, com uma série de benef&ia... Leia o artigo »

18/01/2014

12 Dicas para acordar cedo todos os dias

Levantar-se cedo todos os dias pode ser um desafio, ainda mais se as noites forem prejudicadas pela famosa e temida insônia. Mas, pensando no bem-estar das pessoas que necessitam urgentemente adotar este hábito, trazemos um artigo com 12 dicas para acordar cedo todos os dias. São sugestões muito práticas. Também destacamos as razões por que devemos s... Leia o artigo »

22/07/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5371 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.