'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

Como aliviar as marcas no rosto pelo uso de máscaras CPAP?

Capa post - Como aliviar as marcas no rosto pelo uso de máscaras CPAP?

Texto: Postado em Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 31 de Maio de 2015 e última atualização dia 11 de Março de 2019 .

Quem costuma usar aparelhos CPAP tenta utilizá-los de maneira discreta, pois a apneia do sono e o próprio ronco são problemas particulares. No entanto, usar máscaras CPAP, por exemplo, pode ocasionar marcas no rosto, a ponto de serem reconhecidas! Gostaria de saber como diminuir as marcas? É o que explicaremos nas próximas linhas sem perder a clareza e a objetividade.

1 - Como aliviar as marcas no rosto pelo uso de máscaras CPAP?

Pode-se afirmar que tal problema, na maioria dos casos, acontece com iniciantes que, por sua vez, tentam encaixar a máscara de forma bem apertada para que não haja vazamento de ar.

Atenção! Ao encaixar a máscara no rosto, é importante deixá-la ligeiramente folgada; também é importante que ela contorne bem o rosto, mas sem correr o risco de grande vazamento de ar, o que comprometeria o tratamento. 

Outra coisa que pode ser feita é usar forros extras, feitos exclusivamente para seu tipo de máscara. A densidade extra presente no tecido da máscara deixará o encaixe mais confortável, e isso irá diminuir e até mesmo remover completamente as marcas. Caso tenha interesse, comunique seu fornecedor sobre forros extras.

Para quem ainda vai comprar uma máscara CPAP, é aconselhável optar pela compra de uma máscara que ofereça o mínimo de contato facial. Um exemplo é a máscara nasal Swift FX, da marca Resmed, ela pode ser encontrada na loja virtual da Mobiloc, nosso parceiro para venda e aluguel de aparelhos CPAP. Aproveite para usar o cupom DORMINHOCO5 e ganhar 5% de desconto.

Comentários

Leia também...

É só ronco ou é apneia do sono? Conheça os sinais e sintomas

Nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. Nem todo mundo que tem apneia do sono ronca. Então, como saber a diferença entra um ronco e um caso mais grave de apneia do sono? Uma excelente dica é perceber como você se sente durante o dia. O ronco não interfere tanto na qualidade do sono quanto a apneia do sono. Se você sente muito fadiga e sonolência d... Leia o artigo »

08/03/2015

Aparelhos CPAP podem trazer efeitos colaterais?

Os aparelhos CPAP e BiPAP são considerados uma forma de tratamento comum contra a apneia do sono (seja ela obstrutiva, central ou complexa). Em meio ao seu uso e benefícios, cabe a nós uma pergunta importante: estes aparelhos podem oferecer algum efeito colateral? Se você está curioso para saber, a resposta é: sim, é possível. Embora de n... Leia o artigo »

11/03/2015

O link entre a obesidade e a apneia do sono

Já falamos aqui que perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono, dessa vez, no intuito de esclarecer melhor o problema, vamos falar sobre o link entre a obesidade e a apneia do sono. Antes de continuar a leitura, se você não sabe o que é apneia do sono, temos um rápido artigo que explica melhor o problema. Leia aqui. Para fins de entendimento, a o... Leia o artigo »

25/07/2017

Apneia do Sono x Risco de dirigir

A verdade é que temos muito pouco controle sobre o início do nosso sono. E há estudos que provam que as pessoas tem uma capacidade limitada para prever o início do sono, mesmo que eles pensem que possam [1] . Mas, e quando esse risco de dirigir está ligado junto com apneia do sono? Bem neste post vamos explicar sobre risco de dirigir relacionado à paciente... Leia o artigo »

14/11/2016

Quais as causas da apneia do sono?

A apneia do sono é um problema comum e grave que afeta milhões de pessoas durante o sono. Uma pessoa com apneia do sono chega a parar de respirar durante 10 segundos enquanto dorme. Isso diminui o oxigênio no corpo e pode fazer com que a pessoa acorde diversas vezes durante a noite. Em casos graves, aliados ao não tratamento, pode levar a morte. Mas quais as causas desse... Leia o artigo »

06/03/2015