'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Como a Melatonina pode ajudar no sono

Assim como o Dramin é muito popular aqui no Brasil, apesar de não ser indicado para dormir, no exterior o cenário é diferente, a Melatonina que é o carro chefe e esse sim é indicado para dormir… Em certos casos.

A melatonina é uma substância natural encontrada em vários seres vivos, desde bactérias até nos mamíferos. Quando anoitece, o hipotálamo avisa a glândula pineal no cérebro para começar a produzir o hormônio melatonina e a produção continua durante toda noite e pela manhã a produção é reduzida, quando a claridade começa aparecer. Nosso olho que está ligado ao cérebro através de terminações nervosas, envia mensagens ao cérebro quando o céu fica escuro, ajudando o hipotálamo manter o controle da progressão do dia.

De fato, a melatonina é essencial para nos manter numa rotina de 24 horas por dia, nos acordando quando está claro e fazendo o corpo adormecer quando está escuro.

O grande problema é que algumas pessoas tem dificuldade em manter os níveis normais de melatonina que o corpo produz. Pensando nisso, há diversos casos onde o suplemento de melatonina pode ajudar, mas não são todos os casos.

Diversos estudos [1] já mostraram que o uso de melatonina a curto prazo é seguro para a maioria das pessoas, já a longo prazo carece de estudos, o que há de evidência a longo prazo são relatos de pessoas que usam o suplemento a anos sem problemas. É sempre recomendado que você só use o suplemento quando precisar, ou seja, sempre a curto prazo pois você deve tentar procurar corrigir o problema de produção de melatonina do seu corpo.

A maioria das pessoas que tomam o suplemento de melatonina visam regular o relógio biológico.

De acordo com Guilherme de Oliveira Bustamante, Médico Assistente do departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, a principal indicação da melatonina é para os distúrbios do sono relacionados ao ritmo circadiano, mais particularmente no distúrbio chamado Atraso de Fase do Sono, em que o paciente só apresenta um sono espontâneo tarde da noite, geralmente após as 2h.

Antes de falar sobre os diversos casos onde o suplemento de melatonina pode ajudar, fique sabendo que os efeitos colaterais não são nada agradáveis para pessoas que sintomas de depressão e ansiedade, podendo piorar o quadro, além disso o suplemento deve ser evitado por:

  • Crianças
  • Mulheres grávidas e lactantes
  • Pessoas com asma
  • Pessoas que tomam anticoagulantes ou aqueles com risco de formação de coágulos sanguíneos
  • Pessoas com histórico de convulsões
  • Pessoas com diabetes
  • Pessoas que fizeram transplantes recentemente

Agora que já falamos sobre para quem melatonina não é recomendado, vamos mostrar os diversos casos onde o uso do suplemento é recomendado:

Você não consegue dormir cedo

Durante dias, semanas, meses e até anos algumas pessoas de alguma forma não conseguem de forma alguma dormir cedo. O uso da melatonina para ajudar a regular seu relógio biológico é ideal para conseguir dormir em horários adequados e por fim, aumentar e/ou regular seu tempo de descanso.

Pessoas cegas

Já que pessoas cegas não conseguem receber através dos olhos a informação se está de dia ou de noite, a produção de melatonina pode ser desregulada. O resultado é que muitas pessoas com deficiência visual não tem um padrão de sono com base em um dia de 24 horas, em vez disso, o corpo adota ritmos circadianos diferentes.

Isso significa que uma pessoa cega pode ficar acordada durante a noite e depois sentir uma intensa vontade de dormir durante o dia. Um estudo identificou que suplementos de melatonina ajudam a regular o relógio circadiano da pessoa cega de modo que eles durmam e acordem nos mesmos horários que a população em geral.

Problemas durante o sono

Tomar melatonina também ajuda pessoas que tem problemas durante o sono, ou seja, que conseguem dormir porém tem algum tipo de problema durante o sono como acordar durante a madrugada e demorar para pegar no sono novamente. O uso do suplemento pode ajudar a melhorar a qualidade dos ciclos de sono e do sono REM.

Pessoas com desabilidades intelectuais, autismo e outros problemas no sistema nervoso central e com problemas durante o sono também podem se beneficiar do uso do suplemento.

Insônia

Pessoas com insônia – que não conseguem dormir – também podem experimentar o uso do suplemento. Estudos [2] mostraram que no geral a melatonina conseguiu reduzir o tempo para conseguir adormecer em no máximo 12 minutos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas com esse tipo de problema afirmam que a melatonina melhora a qualidade do sono.

O mesmo estudo mostrou que pessoas idosas com insônia tendem a receber melhor o tratamento com o suplemento, já que naturalmente pessoas mais velhas tem menos melatonina no corpo.

Jet Lag

A maioria das pesquisas mostram que a melatonina pode melhorar os sintomas de jet lag como sonolência diurna e cansaço.

Retirada de medicamentos benzodiazepínicos

Muitas pessoas tem o péssimo costume de depender de medicamentos benzodiazepínicos para dormir, isso é, pessoas que sem necessidade ou sem recomendação médica começam e se viciam nesse tipo de medicamento que pode ser Rivotril, Alprazolam, Dormonid, Valium, Lexotan, Lorazepam e a lista continua.

Quando o corte do medicamento é feito, algumas pessoas não conseguem dormir bem por causa da dependência, nesse caso o uso de melatonina pode ajudar até que o corpo se acostume a viver sem medicamento.

Pessoas que trabalham a noite

Nesse caso é quando a pessoa deixa de trabalhar durante a noite e precisa voltar ao ciclo normal de sono. Supondo que durante anos o indivíduo trabalhou durante o turno da noite e madrugada, ao sair dessa rotina e conseguir ter o horário de sono normal recuperado, o uso do suplemento pode ajudar, até o corpo se acostumar com a nova rotina.

Onde comprar?

Visite nossa loja virtual na área de suplementos para dormir para comprar melatonina.

Fontes e referências:
[1] http://health.howstuffworks.com/mental-health/sleep/basics/melatonin-sleep1.htm
[2] https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/natural/940.html
[3] http://www.revide.com.br/noticias/melatonina-conheca-substancia-pode-melhorar-sono/

Postado em Suplementos no dia 23 de Novembro de 2015 e última atualização dia 15 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...