Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Cirurgias para apneia do sono

Cirurgias para apneia do sono

Provavelmente você já deve saber como é feito o tratamento da apneia do sono. E as cirurgias para apneia do sono costumam entrar em cenário quando a linha de frente de tratamento costuma falhar. Isso é, quando os aparelhos orais, os dispositivos EPAP e as máquinas CPAP e BiPAP não funcionam, as cirurgias entram como opção.

É importante falar que quando a apneia do sono ocorre por motivos de obesidade, os médicos costumam pedir aos pacientes que se esforcem para perder peso e tonicar seus músculos. Quando o quadro da apneia se define por obesidade, atingir esse objetivo garante a cura em boa parte dos casos.

Ainda falando sobre apneia do sono por motivos de obesidade, a cirurgia bariátrica também costuma ser um tratamento eficaz segundo estudos. Esse tipo de cirurgia também consegue eliminar a apneia do sono em até 85% dos casos. Esse outro estudo também mostra os impactos positivos da cirurgia bariátrica nos quadros de apneia do sono.

Mesmo quando máquinas CPAP funcionam, alguns pacientes ainda preferem a cirurgia. Como se sabe, máquinas CPAP ou BiPAP são um modo efetivo de tratar a apneia do sono, garantindo uma qualidade de descanso melhor, mas não curam. As cirurgias para apneia do sono entram como opção permanente para ampliar as vias aéreas que estão bloqueando a passagem de ar.

Em alguns casos, como quando a apneia do sono é causada por problemas no maxilar, opta-se pela cirurgia de correção em primeiro lugar. Agora vamos aos tipos de cirurgias mais comuns para apneia obstrutiva do sono:

Remoção de tecidos (UPPP)

Esse é o tipo de cirurgia mais comum para tratar apneia do sono em adultos. No procedimento, chamado de UPPP (uvulopalatopharyngoplasty ou uvulopalatofaringoplastia em português), o médico cirurgião remove os tecidos na parte traseira da boca e na parte superior da garganta. As amígdalas e úvula, geralmente, são removidos também. A imagem abaixo mostra o que acontece após uma cirurgia de UPPP:

Foto mostrando o antes e depois da cirurgia de UPPP ou uvulopalatofaringoplastia

Esse tipo de cirurgia é efetiva, porém tecidos na parte mais baixa da gargante ainda podem bloquear a passagem de ar. Todo caso deve ser analisado.

Reposicionamento do maxilar

Este procedimento, que também é conhecido como Avanço Maxilomandibular, faz com que o maxilar seja levado para frente, estando acima do nível em relação ao restante dos ossos do rosto. Isso amplia o espaço atrás da língua e o palato mole, fazendo a obstrução do ar menos provável.

Faringoplastia lateral

Essa cirurgia é uma variação do procedimento UPPP. Também chamada de esfincteroplastia, esse procedimento é muitas vezes realizado em pacientes que apresentam estreitamento da garganta ou alargamento do arco posterior do palato. Se as amígdalas estiverem presentes, geralmente também são removidas no momento do procedimento. O tecido excessivo é então reconfigurado para expandir a parte posterior da garganta. Se a úvula estiver presente, ela será removida ou remodelada.

Tonsilectomia

Procedimento realizado em paciente com apneia do sono de moderada a grave. Essa cirurgia é indicada para pacientes que apresentam obstrução na base da língua. O tecido que normalmente causa essa obstrução é chamado de tonsila lingual. As tonsilas linguais ficam no topo da base do músculo da língua e criam volume excessivo em um espaço apertado. Na cirurgia, além de remover as tonsilas linguais, em alguns casos, uma parte do músculo da língua também será removido.

Cirurgia de redução de língua

Esse tipo de cirurgia é útil quando a língua é anormalmente grande. A redução da língua causa menos colapso nas vias aéreas, melhorando o fluxo de ar e a respiração.

Estimulador do Nervo Hipoglosso

A estimulação do nervo hipoglosso é um tratamento que utiliza um implante para estimular um nervo sob a língua para evitar que a língua bloqueie as vias aéreas. Esse implante consiste em um sensor de respiração e um cabo de estimulação, alimentado por uma pequena bateria. A tecnologia 'Inspire' é implantada no paciente num procedimento ambulatorial de curta duração.

O aparelho monitora continuamente a respiração enquanto o paciente dorme. O sistema fornece estimulações suaves aos principais músculos das vias aéreas, movendo suavemente a língua e outros tecidos para fora das vias aéreas, permitindo uma respiração melhor, sem interrupções.

Funcionamento da tecnologia Inspire, para tratamento da apneia do sono

A tecnologia chamada Inspire Therapy foi aprovada somente em 2023 pela Food and Drug Administration. Ainda não está disponível no Brasil. Atualmente, se você for nos Estados Unidos colocar o aparelho, está na faixa de $30 a $40 Mil Doláres.

Artigo postado na categoria: Ronco & Apneia em 08/03/2015
Última atualização: 13/01/2024

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também