'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Chá para dormir - Sete opções calmantes para ajudar no sono

Capa post - Chá para dormir - Sete opções calmantes para ajudar no sono

Texto: Postado em Chás & Ervas e Alimentação por Marcelo Morais no dia 18 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Apesar de serem consumidos há centenas de anos, pesquisas recentes comprovaram que os componentes de certos chás são seguros para serem ingeridos e muito saudáveis para a saúde. Com isso, uma grande variedade de chás vem se tornando cada vez mais populares, principalmente pelo efeito positivo em quem tem ansiedade, insônia, estresse e outros problemas para dormir.

Nessa postagem, apresentaremos uma lista dos chás calmantes mais conhecidos que ajudam a dormir e, após uma breve descrição sobre cada chá, você encontrará um link para um artigo completo. Contudo, saiba que a combinação de qualquer um deles é segura. Boa leitura!

1 - Chá de camomila

Por ser o mais conhecido e indicado, o chá de camomila é o "rei dos chás para dormir". Seu efeito relaxante torna esse chá uma bebiba perfeita para ser consumida em qualquer momento antes de deitar-se. 

  • Leia mais sobre o chá de camomila e seus benefícios nesse post.

Além do chá, a camomila em cápsulas de forma mais concentrada também está disponível na nossa loja virtual.

2 - Chá de valeriana

Esta planta, que também é conhecida como erva-dos-gatos, é uma erva de grande eficácia nos quadros de insônia ou outros problemas relacionados ao sono. Trata-se de uma bebida indicada para um sono tranquilo e relaxante. 

  • Ainda estamos devendo um artigo completo sobre a valeriana. 

Para quem preferir: a valeriana concentrada em cápsulas está disponível na nossa loja virtual.

3 - Chá de hortelã

Além de possuir um aroma agradável e um sabor refrescante, o chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas entre os chás medicinais. Também é um ótimo remédio caseiro para acalmar e diminuir os sintomas de estresse, ansiedade e agitação. 

  • Leia mais sobre o chá de hortelã e seus benefícios nesse post.

4 - Chá de anis estrelado

A propriedade calmante do chá de anis estrelado é indicado para uma boa noite de sono. Beber um copo do chá puro ou, melhor ainda, com adição de leite quente, pode ajudar você a dormir melhor.

  • Leia mais sobre o chá de anis estrelado e seus benefícios nesse post.

5 - Chá de melissa

O chá de melissa ou erva cidreira verdadeira (como preferir chamar) é uma erva usada tradicionalmente para uma variedade de fins cognitivos, como melhorar a cognição, reduzir o estresse, ansiedade e também para acalmar os nervos e relaxar o corpo.

  • Leia mais sobre o chá de melissa e seus benefícios nesse post.

6 - Chá de capim-cidreira

Não confunda capim-cidreira com erva cidreira (ou melissa), pois são diferentes. Também conhecido como Chá Detox, o capim-cidreira é uma ótima fonte de vitaminas A, vitamina C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de conter também vestígios de vitaminas que fazem parte do complexo B. Esse chá também tem propriedades sedativas e promove um efeito que acalma o corpo. É livre de cafeína e ótimo para induzir ao sono e ajudar a combater a insônia.

  • Leia mais sobre o chá de capim-cidreira e seus benefícios nesse post.

7 - Chá de maracujá

Não apenas fazemos suco com o maracujá, como também podemos consumi-lo em forma de chá. O chá de maracujá pode ser utilizado como um sedativo suave, afinal, seu efeito ajuda pessoas que sofrem de insônia. 

  • Leia mais sobre o chá de maracujá e seus benefícios nesse post.

Comentários

Leia também...

Chá de capim-cidreira - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios da erva capim-cidreira, saiba que Erva Cidreira e Capim-Cidreira são plantas diferentes. Nesse artigo falarei sobre o Capim-Cidreira (nome científico Cymbopogon Citratus Stapf), aquele com folhas longas e finas. Se você quer conhecer sobre a Erva Cidreira também conhecida como Melissa, leia esse artigo. Dito isto... Leia o artigo »

20/02/2016

Chá de anis estrelado - Para que serve? Quais seus benefícios?

O Anis Estrelado, devido ao seu forte aroma, é frequentemente usado como um tempero exótico em pratos indianos, bem como em pratos chineses. Mas você já imaginou que esta pequena flor também tem alguns ingredientes-chaves usados para combater várias doenças e ainda ajudar pessoas com problemas para dormir? Vamos listar aqui alguns dos benefíci... Leia o artigo »

18/01/2016

Chá para dormir - Sete opções calmantes para ajudar no sono

Apesar de serem consumidos há centenas de anos, pesquisas recentes comprovaram que os componentes de certos chás são seguros para serem ingeridos e muito saudáveis para a saúde. Com isso, uma grande variedade de chás vem se tornando cada vez mais populares, principalmente pelo efeito positivo em quem tem ansiedade, insônia, estresse e ... Leia o artigo »

18/01/2014

Chá de camomila - Benefícios e efeitos no sono

Há um tempo atrás postamos um artigo no blog respondendo a pergunta se o chá de camomila realmente ajuda a dormir, a resposta curta e grossa é sim, se quiser saber mais leia o post nesse link, é um post curioso e vale a pena a leitura. Dessa vez resolvemos fazer uma pesquisa mais extensa sobre todos os benefícios da camomila para que você saiba como ... Leia o artigo »

04/02/2016

Erva-de-são-joão - Para que serve? Quais os benefícios? Como usar?

A erva-de-são-joão (Ageratum conizoyde, St. John's Wort ou picão-roxo) é uma planta que produz flores amarelas. De acordo com dados históricos, ela tem sido usada pela medicina europeia tradicional; em específico, por gregos que viveram na Antiguidade. Essa planta surgiu na Europa, mas rapidamente se espalhou pelo mundo, seja em continentes (Ásia, A... Leia o artigo »

06/02/2018