Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Posso dar chá para meu bebê dormir?

A chegada de um bebê é tão quente e rejuvenescedor quanto o primeiro dia do verão. Pais, avós e parentes se rendem à tamanha fofura e já lhe desejam um futuro feliz e brilhante. Apesar de todo o encanto, os primeiros anos de vida do bebê requerem cuidados especiais!

Um dos problemas mais comuns é fazer com que o bebê durma bem, e se possível: a noite inteira. Mas, a maioria dos bebês acorda quase que de hora em hora para ser amamentado até os três ou quatro meses de idade. Já por volta dos seis meses, os bebês dormem por, pelo menos, cinco horas consecutivas. 

É comum que alguns adultos tomem diversos tipos de chás para ajudar no sono, mas será que é permitido dar o mesmo chá para um bebê?

Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que cerca de 9% das mães dão chá para bebês com menos de 1 ano de idade. Acredito que, no Brasil, não seja diferente. Já conheci mães que dão chá para bebês, e é normal encontrar muitos relatos e dicas pela internet de mães indicando diversos tipos de chá para tratar diversos problemas, como cólicas e também ajudar o bebê a dormir melhor.

“Porque as pessoas pensam e sabem que ervas são naturais, assim como a amamentação, não tem problemas usar ambos.” Diz Sara B. Fein PhD especialista em ciência do consumidor pela FDA (Food and Drug Administration).

A dúvida ainda é sobre a segurança de dar chás aos bebês devido à quantidade pequena de estudos. “Crianças não são pequenos adultos. Elas têm um metabolismo diferente, órgãos que crescem rapidamente e há preocupações com qualquer coisa quando se trata de bebês e pequenas crianças”, diz Sara. Segundo pediatras, o recém-nascido, antes dos seis meses de idade, não necessita de nada além do próprio leite materno. 

Mas o pediatra Kathi J. Kemper diz: “Nós não vemos bebês nas salas de emergência porque engeriram uma quantidade tóxica de chá de ervas.” No geral, Kathi diz que o estudo [1] é significativo, pois faz um balanço de quantas vezes e para quais doenças pessoas usam ervas em bebês. “Eu acho que é uma contribuição muito importante porque nos diz muito mais do que sabíamos antes sobre a prevalência do uso de ervas e chás em bebês”, completa Kathi.

No estudo, os pesquisadores analisaram cerca de 3 mil mulheres grávidas antes dos seus bebês nascerem e, em seguida, em intervalos regulares durante o primeiro ano do bebê.

As quatro razões pelas quais mães deram chá para seus bebês têm a ver problemas digestivos, cólicas, choro excessivo e para ajudar no sono. Algumas das ervas para chás mais utilizadas eram erva-doce e camomila. Outras ervas, chás e óleos naturais menos utilizados incluem chá de crisântemo, óleo de cravo, astrágalo confrei, chá de sabugueiro, óleo de linhaça, óleo de alho, extrato goldenseal, extrato de uva, marroio, chá de limão, óleo de laranja, chá de laranja, chá vermelho framboesa, chá de folhas de alecrim e casca de carvalho branco.

Algumas ervas, como camomila, valeriana (erva-dos-gatos) e erva-cidreira, além de servirem para chá, podem ser usadas para fazer um travesseiro de ervas e também serem incluídas no banho, para ajudar o bebê a relaxar e dormir melhor. 

No geral, até que seu filho complete seis meses de idade, é bom evitar qualquer suplemento, chá ou outra coisa que não seja a amamentação. Dar chá de camomila ou qualquer outro antes dos seis meses pode resultar em excesso de consumo de água.

Se optar em usar, fale com um pediatra antes, para saber a quantidade ideal. De acordo com algumas indicações, o ideal é usar 1/3 da quantidade usada ao fazer chás para adultos.

Diversos tipos de chá podem ser seguros para seu bebê, mas existem alguns que podem ameaçar a saúde da criança, como o chá de hortelã-pimenta, por exemplo. Se o nível de metanol presente no chá de hortelã-pimenta for alto demais, o bebê pode ter um efeito adverso e levá-lo à asfixia. Para ter certeza que você não está colocando a vida do seu filho em risco, sempre consulte um pediatra antes de dar qualquer medicação, tratamentos ou suplementos, incluindo chás.

Outras dicas para fazer seu bebê dormir

Por causa de riscos que alguns chás podem oferecer ao seu bebê, existem outras coisas que você pode fazer para colocar seu bebê para dormir:

  • Dê um banho morno. Isso ajuda a relaxar e facilita o bebê a adormecer.
  • O banho morno também pode ser acompanhado de ervas que relaxam, como camomila, valeriana ou melissa.
  • Amamente-o. É difícil para bebês dormirem se estiverem com fome.
  • Verifique a temperatura do quarto. Especialistas dizem que o ideal é entre 16 e 20 graus celsius.
  • Verifique se há algum tipo de barulho excessivo que pode incomodar o sono do bebê, garanta que o quarto fique totalmente silencioso ou experimente usar uma máquina de ruído branco.
  • Encontre um jeito de fazê-lo adormecer. Isso é diferente para cada bebê. Uns adormecem mais fácil enquanto a mãe lê um livro, canta ou balança. Teste e veja o que funciona para seu filho.
  • Apague as luzes e garanta que o quarto fique totalmente escuro. Isso mostra que é hora de domir. O bebê vai se acostumando com esse hábito e irá associá-lo ao sono.

Outras formas de usar as ervas dos chás em bebês, é através da aromaterapia. Por exemplo, a lavanda e a camomila são duas ervas que são cientificamente comprovadas que acalmam e relaxam, além de outros benefícios. Se você não quer dar nada além da amamentação até os seis meses, você pode ter em mãos sempre o óleo essencial de camomila e usá-lo de diversas formas.

Para amenizar cólicas abdominais e dores em geral em bebês, você também pode usar as ervas numa faixa térmica abdominal. Já no caso de problemas de refluxo, um travesseiro anti-refluxo com a elevação apropriada também ajuda muito seu bebê.

Artigo postado na categoria: Bebês e Crianças em 20/04/2014

Comentários

Raquel em 15/10/2020

Comentou: 'Estou escrevendo sobre e realmente é bem difícil encontrar referências específicas para ervas naturais e o consumo de bebês. Parabéns pelo post com qualidade e conteúdo.'

Rafa em 07/10/2021

Comentou: 'O problema maior é que os pediatras não são especialistas em chas eles entenden tanto quanto vcs especialista em chá é fitoterapeuta'

Mercedes em 18/02/2020

Comentou: 'Adorei as dicas,vou fazer para meu neto...'

Eduarda em 14/08/2018

Comentou: 'Dou chá para minha bb desde quando ela tinha 15 dias. E adianta muito. Não acredito que não possa dar chá pra bebe e recém nascido, minha vó criou 5 filhos e nenhum morreu por isso. Faço chá de manjerona, puejo e marcela para a Maria e ela dorme super bem. É bom dar depois do banho para tirar o frio.'

Lado respondeu em 24/10/2019

Comentou: 'É que o chá enche o estômago do BB de líquido, diminuindo a ingestão de leite materno que nos primeiros 7 dias têm o Colostro, fundamental para a imunidade e fortalecimento do BB e depois até os 3 meses é rico em gordura que ajudará o BB a se desenvolver e ganhar peso. Se usar mamadeira então... Além de prejudicar a alimentação do BB, vai confundir a pegada é sucção do Seio que é super diferente do bico da chupeta e da mamadeira. Se mesmo assim for dar, melhor usar copinho ou colherzinha.'

Flavia em 12/10/2016

Comentou: 'Obrigada pelas dicas'

Mi em 20/05/2021

Comentou: 'Minha filha irá fazer 11 meses essa semana, nunca dormiu uma noite toda, pra variar, nos mudamos de cidade, já vai fazer 4 meses q estamos na casa nova, a situação esta cada vez pior, antes, após adormecer ela dormia uma 2h/3h seguidas, hoje em dia, assim q adormece acorda de 40 em 40min as vezes de hora em hora e assim fica a noite toda, o máximo q dorme é por 1h, a pediatra disse q é os saltos de desenvolvimento, já não sei mais o q fazer, já tentei alguns chás e não resolve.'

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também