'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

Chá de hortelã - Seus benefícios e efeitos no sono

Capa post - Chá de hortelã - Seus benefícios e efeitos no sono

Texto: Postado em Chás & Ervas por Marcelo Morais no dia 20 de Janeiro de 2016 e última atualização dia 10 de Julho de 2019 .

Se você gosta de beber chá, há inúmeros motivos para beber chá de hortelã antes de dormir - principalmente se você tem problemas de estômago. Além de beneficiar a saúde e a beleza, o chá ajuda a relaxar e também atua como um aliviador de estresse. 

No entanto, o chá de hortelã não é recomendado para todos! Segundo o Centro Médico da Universidade Maryland, é melhor evitar o chá se você tiver refluxo gastroesofágico ou hérnia hiatal [1].

Neste artigo, vamos falar para que serve o chá de hortelã, seus benefícios, contraindicações, curiosidades e até algumas dicas para quem deseja perder os quilinhos indesejáveis. Preparado? Boa leitura! 

1 - Introdução

O principal componente químico do chá de hortelã é o mentol, responsável pelo sabor refrescante e mentolado, e esta talvez seja a parte mais importante de sua estrutura orgânica. O chá de hortelã gera maior impacto no sistema digestivo, atuando de forma eficaz na sua capacidade de melhorar a digestão e, um pouco mais além, o chá tem capacidade para:

  • Eliminar inflamações
  • Acabar com o mau hálito
  • Relaxar o corpo e a mente
  • Aumentar a imunidade 
  • Ajudar na perda peso 

Atualização 23/Julho/2018: Talvez muitas pessoas não saibam, mas a hortelã tem sido alvo de pesquisas sérias. Uma delas colocam em evidência sua ação terapêutica e o quanto ela pode ser rica em nutrientes. Dê uma conferida na matéria completa

1.2 - Considerações históricas

O chá de hortelã combina com noites de inverno ou com tardes calorosas de verão (e não se esqueça de colocar umas pedrinhas de gelo para realçar seu sabor refrescante!). No entanto, o que sabemos sobre sua folha? A mentha piperita (nome científico) é nativa da Europa, embora outros estudiosos também a vejam como originária da Ásia e, especificamente, da região mediterrânea. Esta plantinha foi apelidada tal qual a conhecemos hoje em virtude de uma personagem da mitologia grega (Minta).

Segundo dados históricos, os gregos a usavam para limpar as mesas antes de realizar seus banquetes, além de incluí-la na água do banho a fim de dar maior estímulo ao corpo. Ainda em território europeu, os romanos usavam a hortelã para realizar a higiente oral e, é claro, melhorar a digestão. Monges medievais também fizeram uso de suas propriedades, de modo que elas estiveram presentes na culinária e em fins curativos. O hortelã já foi encontrado em túmulos egípcios, cuja existência está para além de mil anos antes de Cristo. 

Em outras culturas, a hortelã simboliza hospitalidade e é oferecida como sinal de boas-vindas ao hóspede. 

Em dias atuais, seu atraente sabor mentolado é apreciado no mundo inteiro e usado em diversos tipos de tratamentos medicinais, particularmente para a Síndrome do Intestino Irritável. A hortelã é rica tanto em minerais (cálcio, zinco, cobre e magnésio) como em vitaminas A, C e B2 - esta em pequena quantidade. Agora, vamos explorar todos os benefícios do chá: 

2 - Benefícios

2.1 - Alivia o estresse

Quando se trata de estresse e ansiedade, o chá de hortelã é um ótimo aliado. O mentol, que está naturalmente presente na erva, é um relaxante muscular muito conhecido! Esse relaxamento, causado pelo chá, também é sinônimo de alívio do estresse e ansiedade. 

 

2.2 - Combate a insônia

Cada vez mais tem sido comprovado que beber chá de hortelã antes de deitar-se oferece um sono reparador. Isso se dá não só pelo relaxamento muscular, como também pelas propriedades que, por sua vez, podem ser um estímulo para ter sonhos mais vívidos. E fique tranquilo! Trata-se de um chá que não tem cafeína, sendo ideal para consumir antes de dormir. 

2.3 - Gripes e resfriados

Você está ficando gripado ou resfriado? Então, deixe o chá de hortelã fazer parte de sua rotina noturna. Além de ser uma bebida saborosa, refrescante e agradável quando quente, ela ajuda a limpar a sinusite, aliviar as dores de garganta, eliminar a tosse e age como um descongestionante natural.

2.4 - Saúde digestiva

Além do chá, o óleo essencial de hortelã-pimenta tem sido usado ​​durante milhares de anos a fim de resolver diversos problemas digestivos e gastrointestinais. Há evidências arqueológicas que comprovam que o chá já era usado há 10.000 anos. Este chá tem substâncias carminativas, capazes de deslocar o gás através do corpo. Quando acumuladas, as gazes podem causar distensão abdominal, cãibras e desconforto no estômago. 

O chá também estimula o fluxo biliar para aumentar a velocidade e eficiência da digestão e, em consequência, promover movimentos intestinais melhores.

Contudo, o chá de hortelã atua como analgésico, uma vez que elimina as dores geradas pelas cãibras, indigestão e distensão abdominal. Este chá funciona como antiespasmódico, ou seja, atua contra a diarréia, vômito, nâusea, síndrome do intestino irritável e prisão de ventre. Em resumo, é uma ótima opção para cuidar do sistema digestivo, normalizando sua funcionalidade. 

2.5 - Mau hálito

Não é à toa que muitas pessoas gostam da balinha de hortelã para aliviar o mau hálito. O sabor forte, mentolado e com qualidade antibacteriana tornam o chá de hortelã ideal para melhorar o hálito. Os componentes antibacterianos matam os germes que causam halitose à medida que o mentol deixa seu hálito fresco e limpo! Por este motivo, aliás, as empresas fabricam pastas de dente sabor hortelã.  

2.6 - Sistema imunológico

Por causa de suas propriedades antibacterianas, o chá de hortelã é capaz de tratar doenças como febre, tosse e resfriado. Mais que isso: ao tomar chá de hortelã com frequência, você impede que seu corpo fique doente. Prevenção em primeiro lugar! 

2.7 - Perder peso

Quando o assunto é perda de peso, milagres não existem! Mas você pode recorrer ao chá de hortelã, que age diminuindo o papetite, o que ajudará você a atingir seus objetivos. Se você prefere misturar chá verde com chá de hortelã, isso ajudará bastante, pois aumentará a atividade do metabolismo. 

2.8 - Concentração tonificada

Um estudo [2][3] publicado no Jornal Internacional de Neurociência descobriu que o chá de hortelã pode aumentar o foco e a concentração. Além disso, outro estudo [4] descobriu que o cheiro (aromaterapia) foi ainda mais importante que o consumo do chá para aumentar a atenção e a concentração, pois o aroma exalado pela menta estimula o hipocampo, parte do cérebro responsável pelo armazenamento da memória.  

2.9 - Limpeza da pele

Problemas hormonais? Acne? O chá de hortelã pode ser uma solução natural. Ele oferece um pequeno aumento nos níveis de estrogênio, ajudando a reduzir estes problemas hormonais e ser uma auxílio contra a acne. Este chá também é um grande alívio em relação a queimaduras, erupções cutâneas e outras inflamações na pele. 

3 - Chá de hortelã emagrece?

Beber o chá de hortelã não fará você emagrecer de forma rápida. Perder peso é o resultado da queima de calorias daquilo que você consome, exercitanto-se e substituindo alimentos altamente calóricos por opções menos calóricas. Mas o chá de hortelã tem benefícios excelentes que ajudam na digestão e no exercício. Confira:

Suprime o apetite: O forte cheiro de hortelã ajuda a controlar o apetite e a suprimir desejos alimentares. Se você quiser, por exemplo, comer um doce após o almoço, considere beber uma xícara de chá de hortelã. 

Suporta a digestão: Vários estudos mostraram que o chá de hortelã acalma o trato gastrointestinal e permite movimentos intestinais saudáveis. Em suma, mantém as substâncias fluindo naturalmente em seu corpo.

Mantém você relaxado: Em um estudo financiado pela NASA, os pesquisadores descobriram que, durante uma viagem estressante, os indivíduos que cheiravam a hortelã diminuíam seus níveis de ansiedade e de fadiga em 20%, diminuindo a frustação em 25%. Quando se trata de perda de peso, o aumento dos níveis de cortisol, devido ao aumento do estresse, pode ter consequências negativas no seu metabolismo. O aroma calmante e tranquilo do chá de hortelã ajuda a reduzir o estresse. Além do chá, você também pode tentar o óleo essencial de hortelã.

Como o chá de hortelã promove um intestino mais saudável, as gorduras são digeridas de forma mais rápida e fácil, prevenindo ou reduzindo o inchaço, as gases e a má digestão. Isso não ajuda na perda de peso. No entanto, a má digestão deixa você cansado ou desconfortável para se exercitar. Logo, tomar chá de hortelã ajuda a manter sua saúde digestiva em dia para queimar calorias de forma mais rápida e eficiente.

4 - Posso dar chá de hortelã para meu bebê?

Recomendamos evitar. Antes de seu filho completar seis meses de idade, tudo que ele precisa é de leite materno. Dar chá de hortelã neste período pode resultar em excesso de consumo de água. Mesmo após os seis meses de idade, seu filho ainda não precisa consumir fluídos complementares. Certos médicos até podem recomendar água e alguns sucos a fim de acostumar o recém-nascido com novos líquidos. O chá só deve ser introduzido quando seu bebê tiver idade suficiente e, ainda assim, consulte o médico antes. 

5 - Contraindicações

  • O chá deve ser evitado por quem tem refluxo gastroesofágico ou hérnia hiatal.
  • O mentol pode ser alérgico para algumas pessoas e em outras ainda pode causar azia.
Fontes e referências:
[1] http://umm.edu/health/medical/altmed/herb/peppermint
[2] http://www.organicauthority.com/health/5-fantastic-health-benefits-of-peppermint-tea.html
[3] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18041606
[4] http://jass.neuro.wisc.edu/2012/01/Lab%20603%20Group%205%20The%20Effect%20of%20Peppermint%20on%20Memory%20Performance.pdf
[5] https://www.organicfacts.net/health-benefits/beverage/peppermint-tea.html
[6] http://www.thesleuthjournal.com/5-health-benefits-drinking-peppermint-tea/
[7] http://www.organicauthority.com/health/5-fantastic-health-benefits-of-peppermint-tea.html
[8] http://www.fitday.com/fitness-articles/nutrition/healthy-eating/why-you-should-be-drinking-peppermint-herb-tea-before-bed.html
[9] http://topfoodfacts.com/history-and-facts-about-mint/

Comentários

Leia também...

Valeriana - Descubra para que serve e seus benefícios

Quando pensamos em erva para relaxar e ter tranquilidade, talvez a primeira que nos vem à cabeça é a de camomila. Mas quando se trata de efetividade, a valeriana é bem mais conhecida! Finalmente, resolvemos fazer uma pesquisa e escrever sobre a valeriana: um dos suplementos naturais para dormir mais vendidos na Loja do Dorminhoco. 1 - Introdução A val... Leia o artigo »

30/03/2017

Chá de anis estrelado - Para que serve? Quais seus benefícios?

O Anis Estrelado, devido ao seu forte aroma, é frequentemente usado como um tempero exótico em pratos indianos, bem como em pratos chineses. Mas você já imaginou que esta pequena flor também tem alguns ingredientes-chaves usados para combater várias doenças e ainda ajudar pessoas com problemas para dormir? Vamos listar aqui alguns dos benefíci... Leia o artigo »

18/01/2016

Maracujá - Seus benefícios e efeitos no sono

Nativa do Brazil, Paraguay e Argentina o maracujá hoje é cultivado e consumido no mundo inteiro, seja pelo seu delicioso sabor ou pelas propriedades medicinais. O interior da fruta, tem um monte de sementes e quando madura pode vir na cor amarela ou roxa, dependendo da variedade. Pelo que ando pesquisando a variedade que mais conhecemos – a amarela – é a mais rica ... Leia o artigo »

06/02/2016

Chá de camomila realmente ajuda a dormir?

Há séculos o chá de camomila vem sendo usado para ajudar a relaxar e dormir. Ele é recomendado na maioria dos tópicos do Yahoo Respostas e até, provavelmente, pela sua avó quando se trata de dificuldades para dormir. Porém, em relação a resultados efetivos, será que o chá de camomila é um grande aux&iac... Leia o artigo »

16/02/2014

Chá de melissa - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios do chá de melissa, vamos esclarecer um ponto: apesar dos diferentes nomes, melissa ou erva-cidreira é a mesma coisa e seu nome científico é Melissa officinalis. Este vídeo do Globo Rural explica bem a diferença entre todas as plantas com nomes de erva-cidreira. Assistido ao vídeo, que tal co... Leia o artigo »

05/02/2016