'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Chá de capim-cidreira - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios da erva capim-cidreira, saiba que Erva Cidreira e Capim-Cidreira são plantas diferentes. Nesse artigo estou falando sobre o Capim-Cidreira (nome científico Cymbopogon Citratus Stapf), aquela com folhas longas e finas. Se você quer conhecer sobre a Erva Cidreira também conhecida como Melissa, leia esse artigo.

Nutricionalmente o capim-cidreira é uma boa fonte de vitaminas A e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio e manganês, além de conter também vestígios de vitaminas que fazem parte do complexo B.

Além do seu uso na culinária, o capim-cidreira é útil em diversos tratamentos e soluções complementares ou alternativas para vários problemas de saúde devido as suas propriedades medicinais, as quais vamos descrever nesse post.

Você pode preparar o chá de capim-cidreira de diversas formas, por exemplo, colocando uma colher de chá de capim-cidreira fresco ou seco num copo de água quente para morna e deixando em infusão por 10 minutos ou usando saquinhos de chá já prontos. Esse último se houver interesse, você encontra o chá de capim-cidreira para compra na nossa loja virtual.

Conheça agora os benefícios do chá e os diversos usos de capim-cidreira.

Melhora seu sono

Apesar de ser conhecidos por alguns como chá detox, ajudando seu corpo a se livrar do excesso de toxinas e gorduras, o chá de capim-cidreira também é uma boa opção de chá para ser tomado a noite. O chá tem propriedades sedativas e promove um efeito de calma sobre o corpo. É livre de cafeína e ótimo para induzir ao sono e ajudar a combater a insônia.

Também atua como anti-depressivo, melhorando seu humor e aliviando o estresse. Se você teve um dia estressante, um copo de chá de capim-cidreira vai ajudar você a relaxar e descansar melhor para começar bem um novo dia.

A erva atua na liberação de serotonina, uma substância química no cérebro que combate a depressão, ajudando também no aumento da auto-estima e confiança.

Um estudo [6] mostrou que o capim-cidreira tem propriedades sedativas e outras que aumentam a duração e qualidade do sono.

Limpa e desintoxica

O consumo regular do chá de capim-cidreira ajuda a limpar e desintoxicar o corpo. A natureza diurética do chá faz com que você urine com mais frequência ajudando a eliminar toxinas, ácido úrico e o colesterol ruim.

As propriedades de limpeza dessa erva também ajuda a purificar o fígado, rins, bexiga, pâncreas além de desempenhar um papel chave no aumento da circulação sanguínea.

Beba chá de capim-cidreira com frequência para ajudar seu corpo a se livrar de elementos nocivos para a saúde.

Controla os níveis de colesterol

A ação anti-colesterol e anti-aterosclerose do capim-cidreira ajuda a reduzir a absorção de colesterol a partir do intestino, além disso, a erva ajuda na oxidação do colestral LDL no sangue que por sua vez ajuda a prevenir o acúmulo de placa aterosclerótica.

Um estudo da Universidade de Wiscosin em 1989 descobriu que pessoas com níveis elevados de colesterol que tomaram cápsulas de 140ml de óleo de capim-cidreira tiverem uma redução nos níveis de colesterol, além de uma diminuição significativa de gordura no sangue.

O alto teor de potássio no capim-cidreira também ajuda a reduzir e regular a pressão arterial, ou seja, simplesmente bebendo uma xícara de chá de capim-cidreira todos os dias vai ajudar a diminuir o colesterol ruim e reduzir também a pressão arterial.

Ajuda na digestão

Pelas suas propriedades anti-sépticas, o capim-cidreira é capaz de matar as bactérias ruins e parasitas no intestino além de promover o repovoamento de bactérias boas no cólon, que ajudam na digestão. Isso ajuda a tratar problemas digestivos como indigestão, constipação, azia, diarréia, distensão abdominal, flatulência, espasmos estomacais, vômitos e alivio da gastroenterite.

Quer um sistema digestivo saudável? Então beba chá de capim-cidreira regularmente.

Melhora gripes e resfriados

O capim-cidreira tem propriedades antibacterianas e antifúnficas para ajudar seu corpo a lidar com a tosse, febre e outros sintomas da gripe e do resfriado. Além disso, a Vitamina C estimula o sistema imunológico para combater infecções.

A erva também é eficaz na quebra do muco e também para evitar o acúmulo de catarro aliviando problemas com a respiração que uma gripe ou resfriado pode provocar.

Você também pode usar o óleo de capim-cidreira para aliviar a dor nos músculos e articulações, bem como dores de cabeça resultantes de um resfriado ou gripe.

Reduz a dor da artrite

Devido as suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias o capim-cidreira é capaz de ajudar na artrite, reumatismo, osteoartrite, gota e outros tipos de dores nas articulações. As propriedades anti-inflamatórias da erva ajudam a suprimir a atividade de uma enzima chamda ciclooxigenase-2, uma das causadoras de dores especialmente em articulações.

Combate o câncer

Uma pesquisa pela Universidade Ben Gurion em Israel mostrou que o chá de capim-cidreira ajuda a combater o câncer. Um componente chamado citral provoca a apoptose em células de cânceres sem danificar células saudáveis. Simplificando, é como se as células cancerosas cometessem suicídio.

De fato, em Israel pacientes com câncer são incentivados a tomar chá de capim-cidreira fresco enquanto estão passando por radioterapia ou quimioterapia.

Outro estudo clínico publicado em 2009 [1,2,3] descobriu que o citral retarda o crescimento de células do câncer de mama.

Além disso, existem várias propriedades antioxidantes no capim-cidreira que ajudam a reduzir o risco de câncer pelo combate aos radicais livres.

Obesidade

O citral tem sido provado eficaz através de estudos [7] no combate à abesidade, impedindo o acúmulo de gordura abdominal e promovendo o uso de energia armazenada, o que ajuda na prevenção do ganho de peso induzido pela dieta. A erva também auxilia a manter um metabolismo saudável e aumenta a oxidação de gorduras.

Reduz o odor corporal

O óleo de capim-cidreira diluido funciona também como um desodorante eficaz. De fato, muitos experts em beleza acham o óleo de capim-cidreira mais eficaz do que muitos desodorantes sintéticos do mercado.

O componente químico citral também é aromático e além disso, as propriedades antimicrobianas e antibacterianas ajudam a controlar o suor excessivo e até inibir microorganismos que causam odor corporal.

E mais, o capim-cidreira não causa nenhum tipo de irritação na pele ou alergias.

Mantém sua pele saudável

O capim-cidreira também é benéfico para a beleza da sua pele, ajudando no alívio de vários problemas, desde poros até infecções fúngicas.

Suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-sépticas mantém sua pele livre de infecções bactérianas ou fúngicas. Age também como adstringente, minimiza os poros, secreções de óleo e mantém a pele firme.

Eficaz contra a bactéria staphylococcus aureus

Estudos [4] tem demonstrado que o óleo essencial de capim-cidreira tem uma capacidade chamada antibiofilme e é benéfico contra a infecções causadas pela bactéria Staphylococcus Aureus, uma bactéria causadora de muitas infecções em nosso organismo, inclusive as intoxicações alimentares [5].

O capim-cidreira contém fenóis com a capacidade de se espalhar rapidamente através dos tecidos do corpo e interromper o crescimento e a comunicação de germes que ajudam na inibição da formação de biofilmes.

Excelente para o sistema nervoso

A erva também pode ser usada como um excelente tónico para o sistema nervoso, estimulando a mente e ajudando na luta contra convulsões, vertigens e vários distúrbios neuronais tais como a doença de Alzheimer e Parkinson.

Banhos terapêuticos com a erva ajuda a acalmar os nervos e os sintomas de ansiedade, fadiga e estresse.

Diabetes tipo 2

O capim-cidreira tem provado ser benéfico para quem tem diabetes tipo 2. Estudos [7] tem demonstrado que o citral ajuda a manter bons níveis de insulina e aumenta a tolerância de glicose no corpo.

Melhora seu sistema imunológico

O capim-cidreira é capaz de restaurar sistemas vitais no seu corpo incluindo digestão, respiração, excreção e sistema nervoso, provocando uma melhora geral no sistema imunológico. Isso ajuda na melhor absorção de nutrientes além de reforçar seu mecanismo de defesa.

Melhora a saúde celular

As qualidades antioxidantes ajuda o corpo a se proteger de radicais livres derivados de oxigênio, além de ajudar na limpeza do sangue e fortalecer o baço para descartar células inúteis. Ajuda também na produção de células brancas no sangue e estimula a regeneração de células.

O teor de folato e potássio no caule e nas folhas do capim-cidreira também promovem a síntese no DNA e a divisão celular.

Edema

O capim-cidreira é eficaz na cura da condição de retenção de água ou edema. O efeito de limpeza que a erva provoca sobre a congestão linfática ajuda a aliviar o inchaço.

Benefícios do capim-cidreira na aromaterapia

Os principais componentes do óleo essencial de capim-cidreira são nerol, citronelol, mirceno, dipenteno, geraniol e heptenone metilo que possuem propriedades antifúngicas, inseticida e anti-sépticas.

O óleo é amplamente usado na aromaterapia devido aos seus efeitos terapeuticos que ajudam na revitalização do corpo, da mente, estimula a circulação sanguínea e tonifica os tecidos dérmicos.

Repelente de mosquitos

O capim-cidreira também pode ser usado como repelente natural e ajuda na prevenção de doenças transmitidas por insetos como malária, dengue e doença de Lyme [8].

A erva também é usada em muitos produtos como shampoos para animais de estimação pelos seus efeitos como repelente.

Ótimo para mamães que estão amamentando

O capim-cidreira é altamente benéfico para novas mães que estão amamentando seus bebês pois contém uma substância (galactogogue) que ajuda aumentar a produção de leite materno. Suas propriedades antimicrobianas e antibacterianas também ajuda o bebê a se manter saudável e livre de infeccões. Uma xícara por dia é o bastante.

Evite o chá se estiver grávida

Apesar de ser ótimo para mamães que já tiverem seus filhos, o chá de capim-cidreira deve ser evitado se você estiver grávida segundo o Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Um estudo mostrou que as substâncias encontradas no chá como citral e mirceno causam defeitos de nascença em ratos. Enquanto ninguém – ninguém eu digo estudos – sabe se o chá pode causar algum problema em mulheres grávidas é melhor evitar.

Fontes e referências:
[1] http://thetruthaboutcancer.com/lemongrass-essential-oil-cancer/
[2] http://www.livestrong.com/article/532578-lemongrass-cancer/
[3] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19121295
[4] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22862808
[5] http://brasilescola.uol.com.br/biologia/staphylococcus-aureus.htm
[6] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17561386
[7] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3113383/
[8] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12046869
[ref] http://www.top10homeremedies.com/kitchen-ingredients/top-10-health-benefits-lemongrass.html
[ref] http://www.healthbenefitstimes.com/health-benefits-of-lemongrass-tea/
[ref] http://www.therighttea.com/lemongrass-tea.html
[ref] http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf0479766
[ref] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2586227
[ref] https://www.organicfacts.net/health-benefits/herbs-and-spices/health-benefits-of-lemongrass.html

Postado em Chás e Alimentação no dia 20 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 18 de Abril de 2017

Comentários

Leia também...

Chá de capim-cidreira - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios da erva capim-cidreira, saiba que Erva Cidreira e Capim-Cidreira são plantas diferentes. Nesse artigo estou falando sobre o Capim-Cidreira (nome científico Cymbopogon Citratus Stapf), aquela com folhas longas e finas. Se você quer conhecer sobre a Erva Cidreira também conhecida como Melissa, leia esse artigo. Nut... Leia o artigo »

20/02/2016

Chá de camomila realmente ajuda a dormir?

Há séculos o chá de camomila vem sendo usado para ajudar a relaxar e dormir, é recomendado na maioria dos tópicos no Yahoo Respostas e até, provavelmente, pela sua avó quando se trata de dificuldades para dormir. Porém, em relação a resultados efetivos, será que o chá de camomila realmente ajuda? Alguns estudo... Leia o artigo »

16/02/2014

Maracujá - Seus benefícios e efeitos no sono

Nativa do Brazil, Paraguay e Argentina o maracujá hoje é cultivado e consumido no mundo inteiro, seja pelo seu delicioso sabor ou pelas propriedades medicinais. O interior da fruta, tem um monte de sementes e quando madura pode vir na cor amarela ou roxa, dependendo da variedade. Pelo que ando pesquisando a variedade que mais conhecemos – a amarela – é a mais rica ... Leia o artigo »

06/02/2016