'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Chá de camomila - Benefícios e efeitos no sono

Capa post - Chá de camomila - Benefícios e efeitos no sono

Texto: Postado em Chás & Ervas por Marcelo Morais no dia 04 de Fevereiro de 2016 e última atualização dia 13 de Julho de 2018 .

Há um tempo atrás postamos um artigo no blog respondendo a pergunta se o chá de camomila realmente ajuda a dormir, a resposta curta e grossa é sim, se quiser saber mais leia o post nesse link, é um post curioso e vale a pena a leitura. Dessa vez resolvemos fazer uma pesquisa mais extensa sobre todos os benefícios da camomila para que você saiba como esse chá tráz inúmeros vantagens para nossa saúde. Boa leitura!

1 - Introdução

A camomila é uma erva usava há séculos, principalmente para dores no estômago e para ajudar a relaxar e dormir. Também é uma das ervas mais populares e conhecidas, provavelmente sua avó já te recomendou quando o caso era relaxar e/ou dormir, não?

O tipo de camomila mais conhecida e estudada é a que tem o nome científico ‘Matricaria retutica’. A erva pode ser usada para diversos tipos de problemas como resfriados, ferimentos, inflamação da gengiva, dores no estômago, dor mestrual e certos problemas de pele como psoríase, eczema, varicela e assaduras. E é claro, acredito que seu uso mais popular (pelo menos no Brasil) seja como um chá relaxante para dormir.

Victoria Zak no seu livro “20 Mil Segredos do Chá” se refere ao chá de camomila como o mais reconfortante de todos, dizendo que a erva é capaz de nos nutrir e curar de forma física, mental e emocional.

Certamente o chá de camomila é uma boa opção para aliviar o estresse e relaxar para dormir, mas nesse post vamos além e mostrar em detalhes sobre todos os outros benefícios da erva. Graças a ciência estamos começando a apreciar o chá de camomila de uma forma totalmente nova.

2 - O que torna a camomila tão especial?

O que torna a camomila rica em benefícios medicinais é que a erva contém substâncias como flavonóides (apigenina), matricina e bisabolol.

A apigenina é um tipo de flavonóide com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-cancerígenas. Já a matricina é uma substância comprovada por possuir propriedades anti-inflamatórias. Por último, assim como a apigenina e a matricina, o bisabolol contém substâncias curativas e anti-inflamatórias mais além disso é uma fonte de pantenol, um tipo de vitamina B conhecida como hidratante natural e eficaz.

Uma pesquisa muito interessante feita por pesquisadores brasileiros [6] mostrou que a apigeninaé capaz de aumentar a formação de neurônios humanos e fortalecer a comunicação entre eles. Em laboratório, os pesquisadores aplicaram a apigenina em células-tronco pluripotentes humanas, aquelas que têm potencial de se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo. Após 25 dias de experimento, as células que receberam apigenina se tornaram neurônios com conexões mais fortes e de melhor qualidade entre si.

O neurocientista Rehen acredita que a substância poderá ser uma alternativa ao estrogênio para as terapias contra doenças neurodegenerativas.

3 - Benefícios

3.1 - Melhora o sono, ansiedade e estresse

Beber o chá de camomila causa efeitos sedativos suaves no sistema nervoso para que você possa dormir melhor. Tem sido usada como uma solução para insônia durante séculos, proporcionando melhores noites de sono.

Insônia e noites sem dormir levam ao aumento da melancolia e mais estresse que pode até causar depressão. Tomar um chá de camomila pode ser o que você precisa para dormir mais tranquilo durante a noite se prevenindo contra ansiedade e depressão.

Prescrições de medicamentos tarja-preta para ansiedade podem ser caros e muitos vezes acompanhados de efeitos colaterais desagradáveis, podendo até causar dependência. Por essas e outras razões, diversas pessoas preferem um método seguro, barato e natural para controlar sua ansiedade e melhorar o bem-estar emocional.

Se você estiver se sentindo ansioso, estressado ou deprimido, você pode encontrar numa gostosa caneca de chá de camomila um alívio. Inale sua fragrância para os benefícios da aromaterapia e saboreie a bebida devagar.

3.2 - Melhora dores no estômago

Uma xícara de camomila é capaz de ajudar a melhorar náuseas, aliviar dores ou desconfortos digestivos. Se você tem um estômago lento, o chá de camomila relaxa os músculos digestivos e melhora todo processo de digestão.

3.3 - Alívio de diarreia 

Estudos [3] mostraram que a camomila é eficaz para o tratamento da diarreia, mesmo em crianças pequenas. A erva não só ajuda a se recuperar de forma mais rápida da diarreia mais também faz com que o tempo de recuperação seja menos desconfortável.

3.4 - Cólicas em bebês

O chá de camomila é tradicionalmente usado e eficaz para o tratamento de cólicas em bebês e crianças pequenas. A erva também é usada na fabricação de remédios como Viburcol que pode ser usado para aliviar cólicas [4].

3.5 - Cólicas menstruais

Se você está procurando uma maneira natural e segura para aliviar o desconforto das cólicas menstruais, experimente uma xícara de chá de camomila. Além de já ser usada a anos para esse caso, pesquisas recente revelou que o chá realmente tem a capacidade de diminuir as cólicas.

Tomar o chá regularmente aumenta os níveis do amoniácido glicina e maiores níveis de glicina podem ajudam aliviar as cólicas menstruais, reduzindo espasmos musculares e incentivando seu corpo a relaxar.

3.6 - Menstruação irregular

Os efeitos da camomila também ajudam a regular a menstruação irregular estimulando o fluxo sanguíneo na região pélvica e útero. No entanto, se você está tentando engravidar, evite o chá (leia os efeitos colaterais).

3.7 - Pele e coro cabeludo

A camomila – não só em forma de chá – também pode ser usada para aliviar picadas de insetos, varicela, feridas, queimaduras, contusões, erupções cutâneas além de ser um remédio popular para evitar o crescimento de úlceras. A erva também alivia a eczema (dermatite), psoríase, acne, assaduras e outras irritações na pele. O chá também pode ser usado como anti-inflamatório para o couro cabeludo.

3.8 - Beleza dos cabelos

Além do chá ser benéfico para a pele e couro cabeludo, ainda pode ser usado cosmeticamente. Camomila é conhecida e utilizada em diversos cosméticos para lavagem de cabelos louros e castanho-claro, dando uma aparência mais natural. Você mesma pode fazer sua própria solução em casa, basta adicionar o dobro da quantidade de saquinhos no chá e fazer a lavagem do cabelo [5].

3.9 - Proteção antioxidante

O chá de camomila é fonte rica em antioxidantes que fornecem diversos benefícios para saúde como combater inflamações, proteção contra doenças crônicas como câncer, hipertensão arterial, artrite reumatóide além de retardar o processo de envelhecimento e reverter os sinais visíveis de envelhecimento como rugas e perda da elasticidade da pele.

3.10 - Diabetes tipo 2

Uma pesquisa mostrou que tomar chá de camomila junto ou depois das refeições pode ajudar a melhorar a saúde de pessoas com diabete tipo 2, abaixando substancialmente os níveis de glicose no sangue, além de prevenir e melhorar muitos dos efeitos colaterais provocados pela diabete como danos nos rins e perda de visão.

E mesmo que você não tenha diabetes, o chá de camomila é uma excelente opção para prevenção. O chá trabalha parando a progressão da hiperglicemia que pode protegê-lo contra diabetes em desenvolvimento e incentivar orgãos e vasos sanguíneos saudáveis.

3.11 - Afinamento do sangue

Certos compostos da erva tem propriedades de afinamento do sangue que pode beneficiar a saúde do coração, melhorar a circulação, estimular vasos sanguíneos saudáveis e proteger contra doenças cardiovasculares.

3.12 - Potencial para combater e previnir câncer

Pesquisas de laboratório iniciais sugerem que esse poderoso chá de ervas também pode ajudar a combater e até mesmo impedir diversos tipos de câncer. Não só os antioxidantes fornecem proteção contra o câncer, há certas substâncias químicas que retardam a propagação e encurtam o tempo de vida de células cancerosas da mama e ajuda na prevenção no crescimento de células cancerosas de leucemia.

3.13 - Propriedades anti-inflamatórias

A reputação da camomila na medicina tradicional como tratamento eficaz para inflamação tem sido apoiado pela pesquisa moderna, sendo capaz de aliviar dor e inchaço da artrite reumatóide, febre de feno, hemerróidas dolorosas, periodontite além de outras condições inflamatórias crónicas.

3.14 - Saúde dental

Beber uma xícara de chá de camomila ou gargarejar é capaz de trazer alívio para gengivas dolorosas, gengivite, aftas e dor de dente.

4 - Efeitos colaterais, cuidados e contra-indicações

Apesar da camomila ser uma erva muito poderosa, é bom ficar atento aos possíveis efeitos colaterais, cuidados e contra-indicações.

O pólen encontrado em preparações de camomila pode causar reações alérgicas. Se você é alérgico a pólen de ervas, talves você não possa beber o chá ou usar camomila em qualquer forma [1].

Se você também for alérgico a qualquer planta da família Asteraceae como dente de leão, arnica, girassóis e etc, isso pode significar que você também pode ter uma reação alérgica a camomila que pode causar problemas respiratórios, reações na pele, conjuntivite e até choque anafilático.

Camomila também é conhecida por estimular o útero e isso pode aumentar o risco de aborto. Se você planeja engravidar ou já está esperando um bebê, é melhor evitar o chá de camomila.

5 - Posso dar chá de camomila para meu bebê?

É melhor evitar. Até que seu filho complete seis meses de idade, tudo que ela ou ele precisa consumir é leite materno. Dar chá de camomila antes dos seis meses pode resultar em excesso de consumo de água. Mesmo depois dos seis meses de idade seu filho ainda não precisa consumir fluídos complementares. Alguns médicos podem até recomendar água e alguns sucos para o bebê ir se acostumando com novos líquidos. Chá só deve ser introduzido quando seu bebê for velhinho o bastante e mesmo assim, consulte o médico antes.

Se for o caso de dar chá para o bebê, não dê por conta própria, consulte o pediatra para saber a dose certa.

Se você está preocupada porque perde noites de sono por causa que seu bebê não dorme, existe um curso chamado A Fada do Sono que ensina métodos para educar e fazer seu bebê dormir. Acesse o curso aqui.

Fontes e referências:
[1] http://www.webmd.com/sleep-disorders/guide/chamomile-topic-overview
[2] http://www.theteatalk.com/chamomile-tea-benefits.html
[3] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/
[4] http://umm.edu/health/medical/altmed/condition/infantile-colic
[5] http://www.gurl.com/2014/07/06/lighten-hair-chamomile-tea-natural-diy/
[6] http://brasileiros.com.br/2015/12/composto-presente-em-temperos-melhora-conexoes-cerebrais/

Comentários

Leia também...

Chá de melissa - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios do chá de melissa, vamos esclarecer um ponto: apesar dos diferentes nomes, melissa ou erva-cidreira é a mesma coisa e seu nome científico é Melissa officinalis. Este vídeo do Globo Rural explica bem a diferença entre todas as plantas com nomes de erva-cidreira. Assistido ao vídeo, que tal co... Leia o artigo »

05/02/2016

Valeriana - Descubra para que serve e seus benefícios

Quando pensamos em erva para relaxar e ter tranquilidade, talvez a primeira que nos vem à cabeça é a de camomila. Mas quando se trata de efetividade, a valeriana é bem mais conhecida! Finalmente, resolvemos fazer uma pesquisa e escrever sobre a valeriana: um dos suplementos naturais para dormir mais vendidos na Loja do Dorminhoco. 1 - Introdução A val... Leia o artigo »

30/03/2017

Chá para dormir - Sete opções calmantes para ajudar no sono

Apesar de serem consumidos há centenas de anos, pesquisas recentes comprovaram que os componentes de certos chás são seguros para serem ingeridos e muito saudáveis para a saúde. Com isso, uma grande variedade de chás vem se tornando cada vez mais populares, principalmente pelo efeito positivo em quem tem ansiedade, insônia, estresse e ... Leia o artigo »

18/01/2014

Chá de anis estrelado - Para que serve? Quais seus benefícios?

O Anis Estrelado, devido ao seu forte aroma, é frequentemente usado como um tempero exótico em pratos indianos, bem como em pratos chineses. Mas você já imaginou que esta pequena flor também tem alguns ingredientes-chaves usados para combater várias doenças e ainda ajudar pessoas com problemas para dormir? Vamos listar aqui alguns dos benefíci... Leia o artigo »

18/01/2016

Chá de hortelã - Seus benefícios e efeitos no sono

Se você gosta de beber chá, há inúmeros motivos para beber chá de hortelã antes de dormir - principalmente se você tem problemas de estômago. Além de beneficiar a saúde e a beleza, o chá ajuda a relaxar e também atua como um aliviador de estresse.  No entanto, o chá de hortelã não &eacut... Leia o artigo »

20/01/2016