'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Chá de anis estrelado - Para que serve? Quais seus benefícios?

Capa post - Chá de anis estrelado - Para que serve? Quais seus benefícios?

Texto: Postado em Chás & Ervas por Marcelo Morais no dia 18 de Janeiro de 2016 e última atualização dia 03 de Agosto de 2018 .

O Anis Estrelado, devido ao seu forte aroma, é frequentemente usado como um tempero exótico em pratos indianos, bem como em pratos chineses. Mas você já imaginou que esta pequena flor também tem alguns ingredientes-chaves usados para combater várias doenças e ainda ajudar pessoas com problemas para dormir?

Vamos listar aqui alguns dos benefícios desta planta. Boa leitura!

1 - Introdução

A árvore na qual o anis estrelado nasce alcança a altura de aproximadamente 45 pés. Em território chinês, esta planta é apelidada de illicium verum. Além de chá, o anis serve para fazer algum tipo de acompanhamento, visto que, durante séculos, tem participação na cozinha asiática. Contudo, nossa plantinha em forma de estrela é usada como ingrediente em determinadas bebidas alcoólicas. 

Além de ser rico em vitamina C, cálcio e ferro, diversos estudos da farmacologia [2] moderna já comprovaram que o anis estrelado e seus compostos ativos contêm propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e, em especial, serve de tratamento contra a gripe. De fato, o anis estrelado possui um composto chamado ácido chiquímico, que é usado para fazer remédio Tamiflu. 

Atualização 25/Julho/2018: Quem curte chá, seja ele gelado ou quente, encontrará no anis estrelado uma satisfação singular, podendo até mesmo misturá-lo com certas frutas -  a princípio, o abacaxi seria uma delas. Aliás, chá gelado e frutas é uma combinação perfeita para o verão, de modo que você poderá descobrir novos sabores ao acessar este artigo

Agora que já fizemos uma breve introdução sobre a planta – nativa da China e Vietnam –, listaremos alguns dos seus principais benefícios:

2 - Benefícios:

2.1 - Ajuda na hora de dormir

A propriedade calmante do chá de anis estrelado é outra dica para uma boa noite de sono. Beber um copo do chá puro pode ajudá-lo a dormir melhor.

2.2 - Combate a gripe ou outras infecções virais

Como já dito antes, o anis estrelado é rico em ácido chiquímico, um composto usado no remédio antiviral Tamiflu. Embora o ácido chiquímico também esteja naturalmente em outras plantas, o anis estrelado tem concentrações bem maiores!

2.3 - Propriedades antifúngicas

O chá de anis estrelado ajuda a combater um problema muito comum da pele chamada candidíase, causada por um fungo. Este fungo afeta superficialmente a pele, boca, garganta e até mesmo as áreas genitais. Foi observado por alguns pesquisadores coreanos [3] que o anis estrelado possui potentes propriedades antifúngicas.

2.4 - Propriedades antibacterianas

O surto de infecções bacterianas que apresentam resistência aos antibióticos existentes se intensificou nos últimos anos e, com isso, a busca de novas soluções contra estas infecções também aumentou. Pesquisadores de Taiwan testaram quatro compostos do anis estrelado e descobriram que estes mesmos compostos foram eficazes contra 67 tipos de bactérias resistentes a diversos medicamentos. O estudo foi publicado em Outubro de 2010 no Journal of Medicinal Food [4].

As propriedades antibacterianas também ajudam a combater bactérias que causam bronquite ou asma. Sendo um expectorante natural, também é um chá que ajuda a diminuir e aliviar a tosse.

2.5 - Propriedades antioxidantes

Infelizmente não podemos evitar os radicais livres – átomos que podem danificar células sadias do nosso corpo –, já que são produzidos pelo nosso próprio organismo. Entretanto, você pode neutralizá-los com uma dieta rica em antioxidantes. Diversos estudos mostram que o anis estrelado tem uma propriedade antioxidante potente devido à presença de um químico chamado linolool, que em conjunto com as vitaminas A e C (também presentes no anis) ajudam a transformar o chá em um forte antioxidante.

2.6 - Reduz a flatulência e ajuda na digestão

Em países do Sudeste Asiático e também nos EUA, o chá de anis estrelado é consumido principalmente após a refeição, pois ajuda a tratar problemas digestivos, como inchaço, cólicas abdominais, gases, indigestão, prisão de ventre, além de ativar as enzimas metabólicas. 

Também é seguro para aliviar a cólica em crianças e bebês (com excessão do anis estrelado japonês, veja o aviso no final do artigo).

2.7 - Grávidas e lactantes

Na medicina tradicional chinesa, o chá de anis estrelado é dado às mulheres durante a gravidez e também durante o período de lactação, para aumentar a imunidade da mãe e aumentar a secreção de leite em lactantes.

Isso foi cientificamente estudado nos últimos anos e, portanto, tem sido observado que o anis oferece um efeito estrogénico, devido à presença de uma substância chamada anetol, que modula a função hormonal em mulheres.

2.8 - Outros benefícios

Além dos importantes benefícios citados acima, o chá de anis também serve para: (1) manter o hálito agradável e fresco, (2) diminuir a tosse e (3) aliviar a dor de garganta.

Atenção! Se você sofre de reumatismo ou dores nas articulações (incluindo dor nas costas), aconselhamos usar o óleo essencial de anis estrelado. Fica a nossa dica!  

3 - Contraindicações

  • Pessoas com problemas no fígado devem evitar este chá, pois é rico em anetol.
  • O chá de anis não deve ser tomado com bebida alcoólica.
  • O chá de anis estrelado aumenta a acidez do estômago, estimulando as secreções. Pessoas com gastrite e úlceras devem ficar em alerta.
  • O chá anis estrelado não deve ser confundido com chá de anis estrelado japonês, que é venenoso e não deve ser tomado, pois contém ‘anisatin’, que provoca inflamação grave nos rins e nos órgãos digestivos.
Fontes e referências:
[1] http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-364-star%20anise.aspx?activeingredientid=364&activeingredientname=star%20anise
[2] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=illicium+verum
[3] http://www.komci.org/GSResult.php?RID=0075KJMM%2F2010.15.4.157&DT=1
[4] http://online.liebertpub.com/toc/jmf/13/5
[5] http://www.thehealthsite.com/diseases-conditions/the-natural-health-benefits-of-star-anise-or-chakra-phool/
[6] http://www.pureherbextract.com/the-benefits-you-will-get-from-star-anise-tea.html
[7] https://healthyfocus.org/star-anise-benefits/

Comentários

Leia também...

Chá de melissa - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios do chá de melissa, vamos esclarecer um ponto: apesar dos diferentes nomes, melissa ou erva-cidreira é a mesma coisa e seu nome científico é Melissa officinalis. Este vídeo do Globo Rural explica bem a diferença entre todas as plantas com nomes de erva-cidreira. Assistido ao vídeo, que tal co... Leia o artigo »

05/02/2016

Chá de capim-cidreira - Seus benefícios e efeitos no sono

Antes de começar a falar sobre os benefícios da erva capim-cidreira, saiba que Erva Cidreira e Capim-Cidreira são plantas diferentes. Nesse artigo falarei sobre o Capim-Cidreira (nome científico Cymbopogon Citratus Stapf), aquele com folhas longas e finas. Se você quer conhecer sobre a Erva Cidreira também conhecida como Melissa, leia esse artigo. Dito isto... Leia o artigo »

20/02/2016

Chá de camomila realmente ajuda a dormir?

Há séculos o chá de camomila vem sendo usado para ajudar a relaxar e dormir. Ele é recomendado na maioria dos tópicos do Yahoo Respostas e até, provavelmente, pela sua avó quando se trata de dificuldades para dormir. Porém, em relação a resultados efetivos, será que o chá de camomila é um grande aux&iac... Leia o artigo »

16/02/2014

Chá para dormir - Sete opções calmantes para ajudar no sono

Apesar de serem consumidos há centenas de anos, pesquisas recentes comprovaram que os componentes de certos chás são seguros para serem ingeridos e muito saudáveis para a saúde. Com isso, uma grande variedade de chás vem se tornando cada vez mais populares, principalmente pelo efeito positivo em quem tem ansiedade, insônia, estresse e ... Leia o artigo »

18/01/2014

Maracujá - Seus benefícios e efeitos no sono

Nativa do Brazil, Paraguay e Argentina o maracujá hoje é cultivado e consumido no mundo inteiro, seja pelo seu delicioso sabor ou pelas propriedades medicinais. O interior da fruta, tem um monte de sementes e quando madura pode vir na cor amarela ou roxa, dependendo da variedade. Pelo que ando pesquisando a variedade que mais conhecemos – a amarela – é a mais rica ... Leia o artigo »

06/02/2016