'Paz com Deus e com o próximo: assim o quer o bom sono.' Nietzsche (Zaratustra)

Café antes de dormir faz mal?

Capa post - Café antes de dormir faz mal?

Texto: Postado em Alimentação e Curiosidades por Marcelo Morais no dia 30 de Dezembro de 2014 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de sua grande aceitação e forma fácil de ser obtida, cafeína é um estimulante bem forte e pode gerar um grande impacto na qualidade do seu sono.

Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. O impacto de beber café à noite pode ser o mesmo que ao beber durante a tarde, mostrou um estudo publicado em 2013 [1].

O café é um estimulante que atua bloqueando os efeitos da molécula adenosina, que faz o cérebro relaxar. Além disso, o café também influencia outros químicos, como a dopamina que induz ao estado de alerta. 

Então, quando você ingere cafeína muito tarde, geralmente três coisas podem acontecer e afetar seu sono:

  • Seu tempo de sono pode diminuir
  • Você pode ter um sono menos restaurador
  • Ou você demora mais tempo para pegar no sono

Uma combinação desses três efeitos também podem acontecer.

Para algumas pessoas, o café pode se tornar um vício. Supondo que você já esteja cansado, você toma café para afastar a fadiga e, para se manter acordado, você toma mais café.

Deixar de tomar café não é necessário. A meu ver, é uma bebida gostosa e pode ajudá-lo a começar bem o dia. Segue, então, algumas recomendações para evitar que o café atrapalhe seu sono:

  • Corte o café após as duas horas da tarde. Leva-se até 12 horas para as substâncias saírem do seu corpo.
  • Vá diminuindo a quantidade conforme o dia passa. Você pode começar o dia com uma boa dose de café e, conforme as horas passam, vá diminuindo as doses.
  • Evite suplementação (geralmente, termogênicos) com cafeína ao longo do dia. Como se trata de uma fase especial (perder peso/"secar"), o ideal é tomar um café logo ao acordar e outro no início da tarde. Esses suplementos têm uma quantidade muito grande de cafeína além de outras substâncias estimulantes.
  • Evite também drinques com cafeína tarde da noite: energéticos, chá verde e chá preto, por exemplo.
Fontes e referências:
[1] http://www.aasmnet.org/jcsm/ViewAbstract.aspx?pid=29198

Comentários

Leia também...

Como o Methyl B12 pode ajudar no sono?

O Methyl B12 é um nutriente importante para o organismo, embora muitas pessoas ainda desconheçam seus benefícios. Onde encontrá-lo? Como ele pode ajudar quem tem problemas para dormir? Ele oferece algum risco à saúde? Nesse artigo, responderemos tais questionamentos, apresentando considerações imperdíveis. Explore mais um de nosso... Leia o artigo »

04/01/2019

Banada: Ideal para comer antes de dormir!

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana. A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasil... Leia o artigo »

20/08/2016

Por que sinto muito sono após as refeições?

Quem não valoriza os prazeres da mesa? Come-se muito bem em datas festivas, almoços de domingo e pequenas reuniões, improvisadas entre amigos ou familiares. Há pessoas que também não abrem mão de um rico banquete, mesmo estando sozinhas. Comer é uma experiência sublime! Contudo, a sonolência parece sempre acompanhar o estôma... Leia o artigo »

17/12/2018

Café antes de dormir faz mal?

Cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de sua grande aceitação e forma fácil de ser obtida, cafeína é um estimulante bem forte e pode gerar um grande impacto na qualidade do seu sono. Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. ... Leia o artigo »

30/12/2014

Frutas que ajudam no sono

Você quer melhorar sua qualidade de sono? Então, preste atenção na sua alimentação diária. Escolher o que comer horas antes de ir para a cama pode ajudar você a adormecer mais rápido e até aumentar a qualidade do sono. Continue lendo para conhecer uma seleção de frutas para dormir melhor e lembre-se de nã... Leia o artigo »

18/01/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4837 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.