Café antes de dormir faz mal?
Texto: Postado em Alimentação e Curiosidades por Marcelo Morais no dia 30 de Dezembro de 2014 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .
Cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de sua grande aceitação e forma fácil de ser obtida, cafeína é um estimulante bem forte e pode gerar um grande impacto na qualidade do seu sono.
Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. O impacto de beber café à noite pode ser o mesmo que ao beber durante a tarde, mostrou um estudo publicado em 2013 [1].
O café é um estimulante que atua bloqueando os efeitos da molécula adenosina, que faz o cérebro relaxar. Além disso, o café também influencia outros químicos, como a dopamina que induz ao estado de alerta.
Então, quando você ingere cafeína muito tarde, geralmente três coisas podem acontecer e afetar seu sono:
- Seu tempo de sono pode diminuir
- Você pode ter um sono menos restaurador
- Ou você demora mais tempo para pegar no sono
Uma combinação desses três efeitos também podem acontecer.
Para algumas pessoas, o café pode se tornar um vício. Supondo que você já esteja cansado, você toma café para afastar a fadiga e, para se manter acordado, você toma mais café.
Deixar de tomar café não é necessário. A meu ver, é uma bebida gostosa e pode ajudá-lo a começar bem o dia. Segue, então, algumas recomendações para evitar que o café atrapalhe seu sono:
- Corte o café após as duas horas da tarde. Leva-se até 12 horas para as substâncias saírem do seu corpo.
- Vá diminuindo a quantidade conforme o dia passa. Você pode começar o dia com uma boa dose de café e, conforme as horas passam, vá diminuindo as doses.
- Evite suplementação (geralmente, termogênicos) com cafeína ao longo do dia. Como se trata de uma fase especial (perder peso/"secar"), o ideal é tomar um café logo ao acordar e outro no início da tarde. Esses suplementos têm uma quantidade muito grande de cafeína além de outras substâncias estimulantes.
- Evite também drinques com cafeína tarde da noite: energéticos, chá verde e chá preto, por exemplo.
Fontes e referências:
[1] http://www.aasmnet.org/jcsm/ViewAbstract.aspx?pid=29198