'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Café antes de dormir faz mal?

Capa post - Café antes de dormir faz mal?

Texto: Postado em Alimentação e Curiosidades por Marcelo Morais no dia 30 de Dezembro de 2014 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de sua grande aceitação e forma fácil de ser obtida, cafeína é um estimulante bem forte e pode gerar um grande impacto na qualidade do seu sono.

Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. O impacto de beber café à noite pode ser o mesmo que ao beber durante a tarde, mostrou um estudo publicado em 2013 [1].

O café é um estimulante que atua bloqueando os efeitos da molécula adenosina, que faz o cérebro relaxar. Além disso, o café também influencia outros químicos, como a dopamina que induz ao estado de alerta. 

Então, quando você ingere cafeína muito tarde, geralmente três coisas podem acontecer e afetar seu sono:

  • Seu tempo de sono pode diminuir
  • Você pode ter um sono menos restaurador
  • Ou você demora mais tempo para pegar no sono

Uma combinação desses três efeitos também podem acontecer.

Para algumas pessoas, o café pode se tornar um vício. Supondo que você já esteja cansado, você toma café para afastar a fadiga e, para se manter acordado, você toma mais café.

Deixar de tomar café não é necessário. A meu ver, é uma bebida gostosa e pode ajudá-lo a começar bem o dia. Segue, então, algumas recomendações para evitar que o café atrapalhe seu sono:

  • Corte o café após as duas horas da tarde. Leva-se até 12 horas para as substâncias saírem do seu corpo.
  • Vá diminuindo a quantidade conforme o dia passa. Você pode começar o dia com uma boa dose de café e, conforme as horas passam, vá diminuindo as doses.
  • Evite suplementação (geralmente, termogênicos) com cafeína ao longo do dia. Como se trata de uma fase especial (perder peso/"secar"), o ideal é tomar um café logo ao acordar e outro no início da tarde. Esses suplementos têm uma quantidade muito grande de cafeína além de outras substâncias estimulantes.
  • Evite também drinques com cafeína tarde da noite: energéticos, chá verde e chá preto, por exemplo.
Fontes e referências:
[1] http://www.aasmnet.org/jcsm/ViewAbstract.aspx?pid=29198

Comentários

Leia também...

O que comer antes de dormir

Você provavelmente já sabe o que evitar na hora de dormir: álcool, cafeína, doces... Mas o que comer antes de dormir para ter uma noite de sono melhor? A resposta está em diversas comidas com nutrientes que ajudam no sono, principalmente comidas com triptofano. Sabendo disso, você tem uma grande variedades de comidas para escolher para comer antes de dormir.... Leia o artigo »

04/03/2015

3 Frutas para comer antes de dormir

Devo dizer, não tenho o costume de comer frutas antes de dormir, prefiro optar em comê-las durante o dia, mas independente do meu gosto, existem diversas opções de frutas para comer a noite que podem ajudar no sono. Comer frutas antes de dormir não garante que você irá dormir bem ou profundamente, mas certamente são recomendadas e ajudam na qua... Leia o artigo »

18/05/2015

Café antes de dormir faz mal?

Cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de sua grande aceitação e forma fácil de ser obtida, cafeína é um estimulante bem forte e pode gerar um grande impacto na qualidade do seu sono. Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. ... Leia o artigo »

30/12/2014

Por que sinto muito sono após as refeições?

Quem não valoriza os prazeres da mesa? Come-se muito bem em datas festivas, almoços de domingo e pequenas reuniões, improvisadas entre amigos ou familiares. Há pessoas que também não abrem mão de um rico banquete, mesmo estando sozinhas. Comer é uma experiência sublime! Contudo, a sonolência parece sempre acompanhar o estôma... Leia o artigo »

17/12/2018

Banada: Ideal para comer antes de dormir!

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana. A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasil... Leia o artigo »

20/08/2016