'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

8 Dicas para fazer seu cachorro dormir à noite

Capa post - 8 Dicas para fazer seu cachorro dormir à noite

Texto: Postado em Curiosidades e Diversos por Caio Cesar no dia 05 de Dezembro de 2018 .

Por que os cães latem tanto de madrugada? Não há paz noturna que resista ao primeiro latido. Assim, como uma onda crescente, espalha-se pela vizinhança uma rebelião canina, composta por uma orquestra que não respeita o sono de qualquer morador. Embora o latido sirva para denunciar a presença de algo “estranho”, quase sempre isso acaba refletindo um alarme falso. E lá se vai mais uma noite de sono embora...

O que, afinal, pode ser feito para evitar tamanho alvoroço? Talvez você não saiba, mas existe dicas preciosos que podem fazer seu cachorro dormir à noite. Aliás, falaremos sobre elas nas próximas linhas. Vamos lá?

Boa leitura! 

Dicas para fazer seu cachorro dormir à noite

1 - Atividades físicas

Diversos cachorros ficam inquietos à noite porque levam uma vida sedentária e, inevitavelmente, acumulam energia. Fazer atividades que possam distraí-lo ou exercitá-lo é uma opção válida. Sugerimos, por exemplo, levá-lo para dar uma volta no bairro ou em um parque, e isso deve ser feito, pelo menos, sessenta minutos antes da hora de dormir. Pensando bem: é uma ótima forma de você também relaxar após um dia de expediente pesado, o que aumentará suas chances de alcançar um sono profundo. 

Atenção! Evite fazer à noite atividades que possam deixar seu cachorro agitado - senão, ele ficará hiperativo e terá mais dificuldades para dormir. À luz do dia, é aconselhável fazê-lo queimar bastante energia com brincadeiras ao ar livre.

2 - Eduque seu cachorro

Aqui, educá-lo significa ensiná-lo a reconhecer seu próprio espaço. Caso contrário, estar no ambiente doméstico despertará a curiosidade de seu cachorro, de modo que isso sempre o fará levantar-se ao ver a porta aberta. A curiosidade também deixará seu cachorro ansioso, dificultando ainda mais seu sono.

Improvisar ou comprar uma cama pequena e aconchegante é uma ótima forma de ensinar seu cachorro a relaxar. Feito isso, use um tom de voz tranquilo e sorria ao chamá-lo para deitar-se em seu novo cantinho. Colocar ali um brinquedo ou um biscoito canino também é um excelente estímulo para atraí-lo. Após deixá-lo acomodado, saia discretamente, desejando a ele "boa-noite". Pequenos hábitos geram uma grande diferença!

3 - Barriga cheia, bexiga vazia

Em outras palavras, manter seu cachorro bem alimentado estimulará seu sono; busque fazer isso pouco antes de colocá-lo para dormir. Quanto à bexiga vazia: também é importante estimulá-lo a fazer suas necessidades antes de ocupar sua cama. Durante a alimentação noturna, dê a ele pouca água. Levá-lo para passear antes de dormir também servirá de estímulo para que possa fazer suas necessidades básicas na rua.

4 - Mais conforto na hora de dormir

Abordamos nesse tópico um aspecto importante, e trata-se das adaptações necessárias onde seu cachorro costuma dormir. Essas mesmas adaptações precisam seguir as mudanças climáticas de cada estação.

Também é recomendável colocar em sua caminha um brinquedo mastigável, pois isso será uma grande ajuda para acalmá-lo. Além disso, é válido escolher bem o lugar onde seu cachorro dormirá; que seja, preferencialmente, arejado e protegido contra a chuva.  

5 - Estabeleça rotinas básicas

Há pessoas que compartilham sua própria cama com seu animal de estimação. Porém, colocá-lo para dormir em um cômodo separado causará, nas primeiras noites, certa ansiedade e tristeza. É necessário educar seu cachorro para que durma em um determinado horário, ainda que não seja ao seu lado. Portanto, há regras básicas que ajudarão a estabelecer essa nova rotina.

Uma delas é acostumá-lo a deitar-se ou brincar em sua caminha durante o dia às vezes. Se dormir longe de você não for fácil nos primeiros dias, coloque a cama de seu cachorro ao lado da sua. Mas, pouco a pouco, afaste a cama dele, até deixá-lo inteiramente sozinho. Caso ele sinta sua falta, então ponha uma peça de roupa onde ele se deitará, pois assim sentirá o cheiro de seu dono.

6 - Observe o sono de seu cachorro

Ao observar o sono de seu cachorro, você descobrirá o motivo pelo qual ele permanece acordado de madrugada. Pode haver, por trás disso, inúmeras razões: desde barulho alto até a chegada de um novo vizinho. Lembre-se de que cachorros adoram rotina, e qualquer mudança no local, por menor que seja (como mudar um móvel de lugar), poderá impactar o sono do animal.

7 - Problemas de saúde

A idade do cão é um fator que pode influenciar o sono. Cachorros em idade avançada costumam ter problemas para dormir. Se seu cachorro está passando por esses dois fatores, busque pedir orientação a um médico veterinário. Também é válido relatar ao referido médico qualquer mudança no comportamento do cachorro, incluindo variações no apetite ou o surgimento de dores “inexplicáveis”, por exemplo.

8 - Melatonina

Segundo fontes de informação [1]: sim, existe melatonina para cães. Nesse caso, é recomendável a quantidade de três a seis miligramas (isso vai de acordo com o tamanho do cachorro). Mas, antes de adotar essa ideia e, enfim, colocá-la em prática, consulte um veterinário, pois a opinião de um especialista é sempre bem-vinda!

Considerações finais

Educar seu cachorro não será uma tarefa fácil! Isso requer tempo e paciência. No entanto, o resultado pode ser compensador, o que renderá melhor repouso noturno para você e seu animal de estimação.

Referências Bibliográficas:
[1]https://www.chewy.com/petcentral/health-wellness-6-tips-to-help-your-dog-sleep-soundly/
[2] https://canna-pet.com/train-dog-sleep-night/
[3] https://www.wikihow.com/Get-Your-Dog-to-Sleep

Comentários

Leia também...

Pessoas de sucesso valorizam as horas de sono: mito ou verdade?

Imaginar os frutos do reconhecimento cultiva em nós doces sonhos. Homens e mulheres de sucesso inspiram tais pensamentos, embora às vezes não percebamos seus reais sacrifícios. Em meio a tanto trabalho e dedicação, como as celebridades lidam com o sono? Será que elas reconhecem a importância do descanso noturno? Nesse artigo, além ... Leia o artigo »

02/04/2019

Faz mal dormir com meu animal de estimação?

A verdade é que milhares de donos de cachorros, gatos entre outros animais de estimação dividem a mesma cama que dormem. Uma pesquisa [1] da American Pet Products Association, constatou que quase metade dos cães dormem na cama com seus donos. A mesma pesquisa, constatou que 62% dos gatos dormem com seus donos adultos e outros 13% dormem com as crianças. Apesar da... Leia o artigo »

02/07/2016

Saiba o que é a oneirofobia

Seria uma tarefa gigantesca detalhar todas as fobias em um único artigo – haja fôlego! Algumas até já são bem conhecidas. Quem nunca ouviu algo sobre aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de lugares confinados)? Hoje, falaremos sobre um medo que certamente soará como novidade – é a oneirofobia. Acredite: pessoas que a possu... Leia o artigo »

22/05/2019

Como lidar com o nariz entupido à noite?

Nariz entupido: pedra no sapato de muita gente! Pior é quando isso acontece à noite, justamente na hora de dormir. Então, respirar pela boca dificulta a chegada do sono e, assim, tudo parece nos incomodar na cama. Sabemos o quanto isso é desagradável. Mas, pensando nas pessoas que passam por isso, elaboramos um artigo com 25 dicas para lidar com o nariz entupido ... Leia o artigo »

01/02/2019

Contar carneirinhos ajuda a dormir?

Quem nunca contou carneirinhos? À primeira vista, parece ser uma solução prática e infalível contra a insônia, além de carregar uma certa dose de fantasia. Nesse artigo, questionaremos a eficácia desse hábito centenário, que parece auxiliar quem, desesperadamente, busca dormir bem. Seria isso possível? Descubra a resp... Leia o artigo »

27/12/2018