'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

8 Dicas para fazer seu cachorro dormir à noite

Por que os cães latem tanto de madrugada? Não há paz noturna que resista ao primeiro latido. Assim, como uma onda crescente, espalha-se pela vizinhança uma rebelião canina, composta por uma orquestra que não respeita o sono de qualquer morador. Embora o latido sirva para denunciar a presença de algo “estranho”, quase sempre isso acaba refletindo um alarme falso. E lá se vai mais uma noite de sono embora...

O que, afinal, pode ser feito para evitar tamanho alvoroço? Talvez você não saiba, mas existe dicas preciosos que podem fazer seu cachorro dormir à noite. Aliás, falaremos sobre elas nas próximas linhas. Vamos lá?

Boa leitura! 

Dicas para fazer seu cachorro dormir à noite

1 - Atividades físicas

Diversos cachorros ficam inquietos à noite porque levam uma vida sedentária e, inevitavelmente, acumulam energia. Fazer atividades que possam distraí-lo ou exercitá-lo é uma opção válida. Sugerimos, por exemplo, levá-lo para dar uma volta no bairro ou em um parque, e isso deve ser feito, pelo menos, sessenta minutos antes da hora de dormir. Pensando bem: é uma ótima forma de você também relaxar após um dia de expediente pesado, o que aumentará suas chances de alcançar um sono profundo. 

Atenção! Evite fazer à noite atividades que possam deixar seu cachorro agitado - senão, ele ficará hiperativo e terá mais dificuldades para dormir. À luz do dia, é aconselhável fazê-lo queimar bastante energia com brincadeiras ao ar livre.

2 - Eduque seu cachorro

Aqui, educá-lo significa ensiná-lo a reconhecer seu próprio espaço. Caso contrário, estar no ambiente doméstico despertará a curiosidade de seu cachorro, de modo que isso sempre o fará levantar-se ao ver a porta aberta. A curiosidade também deixará seu cachorro ansioso, dificultando ainda mais seu sono.

Improvisar ou comprar uma cama pequena e aconchegante é uma ótima forma de ensinar seu cachorro a relaxar. Feito isso, use um tom de voz tranquilo e sorria ao chamá-lo para deitar-se em seu novo cantinho. Colocar ali um brinquedo ou um biscoito canino também é um excelente estímulo para atraí-lo. Após deixá-lo acomodado, saia discretamente, desejando a ele "boa-noite". Pequenos hábitos geram uma grande diferença!

3 - Barriga cheia, bexiga vazia

Em outras palavras, manter seu cachorro bem alimentado estimulará seu sono; busque fazer isso pouco antes de colocá-lo para dormir. Quanto à bexiga vazia: também é importante estimulá-lo a fazer suas necessidades antes de ocupar sua cama. Durante a alimentação noturna, dê a ele pouca água. Levá-lo para passear antes de dormir também servirá de estímulo para que possa fazer suas necessidades básicas na rua.

4 - Mais conforto na hora de dormir

Abordamos nesse tópico um aspecto importante, e trata-se das adaptações necessárias onde seu cachorro costuma dormir. Essas mesmas adaptações precisam seguir as mudanças climáticas de cada estação.

Também é recomendável colocar em sua caminha um brinquedo mastigável, pois isso será uma grande ajuda para acalmá-lo. Além disso, é válido escolher bem o lugar onde seu cachorro dormirá; que seja, preferencialmente, arejado e protegido contra a chuva.  

5 - Estabeleça rotinas básicas

Há pessoas que compartilham sua própria cama com seu animal de estimação. Porém, colocá-lo para dormir em um cômodo separado causará, nas primeiras noites, certa ansiedade e tristeza. É necessário educar seu cachorro para que durma em um determinado horário, ainda que não seja ao seu lado. Portanto, há regras básicas que ajudarão a estabelecer essa nova rotina.

Uma delas é acostumá-lo a deitar-se ou brincar em sua caminha durante o dia às vezes. Se dormir longe de você não for fácil nos primeiros dias, coloque a cama de seu cachorro ao lado da sua. Mas, pouco a pouco, afaste a cama dele, até deixá-lo inteiramente sozinho. Caso ele sinta sua falta, então ponha uma peça de roupa onde ele se deitará, pois assim sentirá o cheiro de seu dono.

6 - Observe o sono de seu cachorro

Ao observar o sono de seu cachorro, você descobrirá o motivo pelo qual ele permanece acordado de madrugada. Pode haver, por trás disso, inúmeras razões: desde barulho alto até a chegada de um novo vizinho. Lembre-se de que cachorros adoram rotina, e qualquer mudança no local, por menor que seja (como mudar um móvel de lugar), poderá impactar o sono do animal.

7 - Problemas de saúde

A idade do cão é um fator que pode influenciar o sono. Cachorros em idade avançada costumam ter problemas para dormir. Se seu cachorro está passando por esses dois fatores, busque pedir orientação a um médico veterinário. Também é válido relatar ao referido médico qualquer mudança no comportamento do cachorro, incluindo variações no apetite ou o surgimento de dores “inexplicáveis”, por exemplo.

8 - Melatonina

Segundo fontes de informação [1]: sim, existe melatonina para cães. Nesse caso, é recomendável a quantidade de três a seis miligramas (isso vai de acordo com o tamanho do cachorro). Mas, antes de adotar essa ideia e, enfim, colocá-la em prática, consulte um veterinário, pois a opinião de um especialista é sempre bem-vinda!

Considerações finais

Educar seu cachorro não será uma tarefa fácil! Isso requer tempo e paciência. No entanto, o resultado pode ser compensador, o que renderá melhor repouso noturno para você e seu animal de estimação.

Referências Bibliográficas:
[1]https://www.chewy.com/petcentral/health-wellness-6-tips-to-help-your-dog-sleep-soundly/
[2] https://canna-pet.com/train-dog-sleep-night/
[3] https://www.wikihow.com/Get-Your-Dog-to-Sleep

Texto postado em 05 de Dezembro de 2018 .

Comentários

Leia também...

Como funciona nosso cérebro durante o sono?

Estudar o sono atrai nosso olhar para o corpo humano. Daí, notamos que dormir não é, em hipótese alguma, uma atividade inerte: livre de movimentos e reações – não! Se há vida, naturalmente há processos fisiológicas, graças ao trabalho de certos órgãos, dentre os quais falaremos, neste artigo, sobre o c... Leia o artigo »

28/02/2020

Ler antes de dormir realmente ajuda?

Boas ideias acompanham o sono do leitor que, tradicionalmente, conserva um livro na cabeceira. Páginas físicas ou virtuais: o importante é ler! Sempre mexe com a imaginação conhecer heróis que resistem ao canto das sereias ou veem gigantes em moinhos de vento. Outros leitores, descompromissados, afirmam encontrar nas linhas de qualquer pará... Leia o artigo »

03/12/2018

Sono X Coronavírus - Você precisa saber disso

De repente o mundo se vê abalado por um vírus. Hoje, ele faz parte da realidade brasileira, o que tem ocasionado preocupação, mudança de hábitos e medidas governamentais inéditas. Mas você sabia que um dos momentos mais vulneráveis para se contrair o vírus é quando estamos dormindo? Qual seria, por sua vez, o papel do ... Leia o artigo »

24/03/2020

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno,... Leia o artigo »

29/10/2018

Faz mal dormir de maquiagem?

Dormir de maquiagem faz mal? Sim! “Retirar a maquiagem é um hábito que deve ser religiosamente cumprido, ou seja, tem que virar rotina, pois, o resíduo que fica sobre a pele obstrui os poros, propiciando o surgimento de espinhas, cravos e sinais de envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Dra. Danielle Aguiar [1]. Mas, você sempre tira sua ... Leia o artigo »

04/11/2016

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5473 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.