'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

O quão comum é o bruxismo em pessoas que roncam?

03 de Setembro de 2022

Já falamos uma vez aqui no blog sobre o bruxismo do sono e na medida do possível, sempre trazemos novas informações sobre o ronco e apneia do sono.

No post de hoje, vamos falar sobre uma pesquisa que verificou o quão comum é o bruxismo em pessoas que roncam (não apnéico). O projeto de fazer uma polissonografia em larga escala para investigar a associação entre o bruxismo e outros distúrbios do sono, ocorreu em 2017 e foi feito por uma equipe de pesquisa do Centro Acadêmico de Odontologia de Amsterdã. A pesquisa também explorou os procedimentos de tratamento em pacientes com condições concomitantes.

As descobertas da pesquisa, fornecem uma base para dentistas, profissionais do sono entre outros a reconhecerem o bruxismo noturno e avaliarem seus tratamentos para impedir as consequências negativas do bruxismo como desgaste severo dos dentes.

A pesquisa descobriu que 17.5% dos 272 adultos com ronco primário tinham bruxismo severo. A pesquisa também sugere que um índice de massa corporal (IMC) alto não está associado ao bruxismo do sono grave, e sim o menor; No entanto, mais estudos são necessários para investigar melhor essa relação.

Outro fator de risco para o bruxismo do sono grave concomitante é uma porcentagem menor do estágio 2 do sono. Estudos anteriores demonstram que o bruxismo do sono geralmente ocorre nos estágios 1 e 2 do sono. Isso pode estar relacionado à alta frequência de despertares nesses estágios.

Em resumo, a pesquisa descobriu vários fatores de risco em adultos com ronco que servem para alertar médicos que um paciente pode estar em risco de bruxismo do sono. O resumo da pesquisa, publicada em julho de 2022 no Journal of Dental Sleep Medicine, também ganhou um prêmio de pesquisa estudantil na reunião anual da Academia Americana de Medicina do Sono de 2022.

Comentários

Compartilhe

Cadastre-se e junte-se a 5673 pessoas e receba no seu email artigos sobre a saúde do sono.

Sobre nós

Obrigado por visitar nosso blog, online desde 2014 trazendo informações sobre a saúde e o mercado do sono. Conteúdo de qualidade e sempre atualizado é a nossa prioridade.


Aproveite boas leituras, como se pode notar, somos um dos raros lugares na internet onde você pode navegar sem propagandas e popups. Conheça um pouco mais sobre nossa história e visite nossa loja virtual para nos apoiar.