'Dormir bem é ter vida.' Dorminhoco.com

O que é e quais as soluções para o Bruxismo?

Capa post - O que é e quais as soluções para o Bruxismo?

Texto: Postado em Distúrbios do sono por Marcelo Morais no dia 10 de Maio de 2016 e última atualização dia 18 de Julho de 2018 .

Parte das pessoas provavelmente trincam, moem, rangem e apertam de forma forte os dentes de tempos em tempos, ocasionalmente isso é normal, porém, quando ocorre regularmente a ponto de prejudicar os dentes, deixar a mandíbula dolorida e até causar dor de cabeça, você tem um problema que deve ser tratato. Isso é chamado bruxismo.

Embora muitas vezes seja uma condição causada por estresse e ansiedade, o bruxismo geralmente ocorre durante o sono (bruxismo noturno) e é percebida pela pessoa quando há problemas em morder qualquer coisa e/ou os dentes estão tortos.

Quem sofre com bruxismo noturno é provável que seja em conjunto com outros distúrbios do sono como ronco e pausas na respiração durante o sono (apneia do sono).

Se você acha que pode ter bruxismo noturno e não está ciente, é importante conhecer os sinais e sintomas para procurar atendimento odontológico antes que as complicações se desenvolvam. Conheça alguns dos sinais e sintomas:

  • Ranger ou apertar dos dentes a ponto de acordar seu parceiro
  • Dentes tortos, fraturados, quebrados ou soltos
  • Esmalte dos dentes desgastados, expondo as camadas mais profundas dos dentes
  • Aumento da sensibilidade nos dentes
  • Dor na mandíbula ou na face
  • Músculos da mandíbula cansados ou apertados
  • Dor que parece uma dor no ouvido, mas o problema realmente não está na sua orelha
  • Dor de cabeça
  • Danos de mascar no interior da bochecha
  • Recuo de língua

Quando ver um médico?

  • Se os dentes estão desgastados, danificados ou sensíveis
  • Se há dor no maxilar, face ou orelha
  • Se outros reclamam do barulho que você faz rangendo os dentes
  • Se sua mandíbula não abre ou fecha completamente

Já as causas do bruxismo pode ser física ou psicológica e incluem:

  • Emoções como ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão
  • Pessoas agressivas, competitivas ou hiperativas
  • Alinhamento anormal dos dentes superiores e inferiores (má oclusão)
  • Outros distúrbios do sono como apneia do sono
  • Em crianças: A resposta a dor de uma dor de ouvido ou nos dentes
  • Refluxo gastroesofágico
  • Efeito colateral raro de modicamentos psiquiátricos como fenotiazinas ou certos antidepressivos
  • Complicação de um distúrbio como doença de Parkinson ou Huntington

Diagnóstico

Durante examos dentários regulares, seu dentista provavelmente irá checar por sinais de bruxismo. O dentista irá procurar por mudanças nos seus dentes e boca ao longo das visitas para verificar se há sinais de bruxismo, se precisa de tratamento e fazer perguntas para tentar determinar a causa.

Se o dentista suspeitar que há um fator psicológico ou distúrbio do sono relacionado ao bruxismo, ele poderá encaminhá-lo para um psicólogo, psiquiatra ou especialista ou clínica do sono.

Tratamento

O tipo mais comum de tratamento para bruxismo é o uso de protetores bucais que são projetados para manter os dentes separados e evitar os danos pelo apertar, trincar, moer ou ranger dos dentes. Os protetores bucais de qualidade e que realmente trazem resultados efetivos são um tanto caros.

No geral, os protetores bucais para bruxismo são feitos de duas formas, através de uma consulta no dentista, no qual o profissional irá fazer um ideal para as medidas da sua boca. Outro forma, é o uso de protetores de bucais feitos de materiais macios que você mesmo molda em casa com o uso de água quente para encaixá-lo perfeitamente na sua arcária dentária.

Ao contrário dos Estados Unidos, aqui no Brasil, a maioria dos tratamentos para bruxismo severo são feitos por dentistas, o custo é alto e o processo pode ser demorado. Já no mercado americano há diversas soluções aprovadas por orgãos reguladores, de alta tecnologia, baixo custo e 'ready to use', isso é, prontos para usar na hora.

Outros tratamentos para bruxismo incluem:

  • Correção dentária: Se o seu bruxismo está relacionado a problemas dentários, a correção dos dentes desalinhas pode ajudar. Em casos graves, quando o desgaste do paciente levou a sensibilidade ou a incapacidade de mastigar corretamente, seu dentista pode precisar remodelar as superfícies de mastigação dos dentes e em certos casos poderá ser recomendada cirurgia oral.
  • Controle do estresse: Se o problema de ranger os dentes é resultado de estresse, talvez você consiga resolver o problema com aconselhamento de um profissional qualificado, métodos que promovam o relaxamento como meditação e exercícios ou até suplementos naturais para ansiedade e estresse.
  • Terapia comportamental: Uma vez que você descobre que tem bruxismo, você pode ser capaz de alterar esse comportamento praticando a posição adequada da boca e mandíbula.
  • Biofeedback: Se você está tendo dificuldade em mudar seus hábitos, você pode experimentar o biofeedback. Uma forma de medicina complementar que utiliza procedimentos e equipamentos de monitoramento para ensiná-lo a controlar a atividade musculas em sua mandíbula.

Medicações

No geral, medicações não são muito efetivas para o tratamento de bruxismo e mais pesquisas são necessárias para determinar a efetividade desses medicamentos. Exemplos de medicações que podem ser usadas no tratamento de bruxismo são:

  • Relaxantes musculares: Em alguns casos, o médico pode sugerir tomar um relaxante muscular antes de deitar.
  • Botox: As injeções de botox pode ajudar algumas pessoas com bruxismo grave que não respondem a outros tratamentos.

Previnindo o bruxismo

Existem também alguns cuidados pessoais que você pode tomar para evitar ou até parar o bruxismo:

  • Reduzir o estress: Escutar música, tomar um banho morno e se exercitar pode ajudar você a relaxar e reduzir o estresse e isso pode reduzir o risco de desenvolver bruxismo.
  • Evitar substâncias estimulantes: Evite chás e cafés com cafeína pela noite, bem como alcóool e cigarros que também podem piorar o bruxismo.
  • Pratique bons hábitos para dormir: É só dar uma passeadas aqui pelo blog que você encontra dezenas de dicas para dormir melhor. Melhorar a qualidade do sono certamente pode melhorar seu quadro de bruxismo.
  • Fala com seu parceiro: Se você dorme com alguém, pergunte ao seu parceiro para ficar atento(a) sobre qualquer barulho que você possa estar fazendo com seus dentes para você possa falar isso com seu médico.
  • Visite o dentista regularmente: Exames odontológicos é a melhor forma de identificar bruxismo. Seu dentista pode identificar sinais de bruxismo na sua boca e mandíbula com as visitas regalares.

Por fim, o tratamento deve ser individualizado para cada paciente. Como o bruxismo do sono tem causas variadas, o tratamento também segue na mesma direção. O uso de protetores bucais visa a proteção dos dentes prevenindo o desgaste dentário ou fraturas durante o sono. Geralmente se faz necessário abordagem psicoterápica, odontológica, farmacológica e suas combinações, de acordo com o perfil do paciente.

Fontes e referências:
http://www.webmd.com/oral-health/guide/teeth-grinding-bruxism
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bruxism/basics/definition/con-20029395
http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/bruxism/article/bruxism-signs-and-symptoms
http://disturbiosdosono.net/bruxismo-noturno.shtml

Comentários

Leia também...

Acordando cansado? O que pode ser?

Quando não conseguimos dormir, sabemos de cor todas as consequências de dormir mal. Mas e quando conseguimos dormir, porém acordamos esgotados, com a sensação de que não descansamos o suficiente apesar de ter dormido longas horas de sono? Nesse caso, o vilão do sono age de forma mais sutil, pois não rouba descaradamente o nosso descanso precio... Leia o artigo »

12/11/2017

Suor noturno, o que pode ser?

Anteriormente, escrevemos sobre 8 possíveis problemas que podem causar o suor noturno, mas a verdade é que o suor noturno - também chamado de hiperidrose noturna ou hiperidrose do sono - pode ser causado por dezenas de problemas de saúde. Desta vez, resolvemos fazer uma pesquisa mais extensa a fim de informar melhor nossos leitores e possivelmente dar um caminho pa... Leia o artigo »

09/07/2016

O que é e quais as soluções para o Bruxismo?

Parte das pessoas provavelmente trincam, moem, rangem e apertam de forma forte os dentes de tempos em tempos, ocasionalmente isso é normal, porém, quando ocorre regularmente a ponto de prejudicar os dentes, deixar a mandíbula dolorida e até causar dor de cabeça, você tem um problema que deve ser tratato. Isso é chamado bruxismo. Embora muitas vezes s... Leia o artigo »

10/05/2016

Narcolepsia - O que é, sintomas, causas e tratamento

Você já ouviu falar de Narcolepsia? Neste artigo, iremos explicar o que é, suas causas, sintomas e possíveis tratamentos. Uma patologia do sono que pode atingir, em média, 1 entre 2 mil pessoas e, mesmo assim, ainda é circundada de mistérios e dúvidas. Portanto, este post busca auxiliar no melhor entendimento da Narcolepsia, e enfatizamos que ... Leia o artigo »

23/10/2016

Terror Noturno - Causas, sintomas e tratamentos

“Dentro de quinze minutos de seu filho adormecer, ele provavelmente irá entrar em seu sono mais profundo da noite. Este período de sono de ondas lentas ou sono não-REM  profundo, normalmente dura de 45 a 75 minutos. Neste momento, a maioria das crianças farão a transição para uma fase mais leve do sono ou vão acordar brevemente ant... Leia o artigo »

31/10/2016