'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Capa post - Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Mateus no dia 13 de Setembro de 2018 e última atualização dia 26 de Setembro de 2018 .

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim?

De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que sua qualidade de sono é “ruim” ou apenas “justa”.

Mas o que determina a qualidade do sono? Um relatório de 2017 publicado pela revista Sleep Health, foi tido como base para a National Sleep Fundation reunir uma equipe de especialistas em sono a fim de se definir o que indica ter uma noite de sono bem dormida.

Fatores que contribuem para uma boa noite de sono em adultos:

  • pegar no sono em 30 minutos ou menos
  • acordar menos de 5 minutos por noite
  • dormir por 85% do tempo total que você gasta na cama
  • estar acordado durante a noite por menos de 20 minutos

Fatores que contribuem para uma noite ruim de sono:

  • demorar mais de 1 hora para pegar no sono
  • acordar quatro vezes ou mais por noite de sono
  • dormir por menos de 74% do tempo gasto na cama
  • estar acordado por 41 minutos ou mais durante a noite

A título de esclarecimento, o editorial da Science Direct, que acompanhou o levantamento, destacou que é difícil medir a qualidade exata do sono porque este é uma “experiência muito subjetiva”.

Contudo, um estudo publicado na revista Behavioral Sleep Medicine, acompanhou 50 participantes durante 2 semanas. O estudo constatou que dois fatores foram mais relevantes no que diz respeito à contribuição para uma noite de sono de qualidade, são eles: o número de vezes que a pessoa levanta durante a noite e quanto tempo foi dormido na noite de sono anterior.

Curiosamente, os pesquisadores explicam que “a relação entre as características de uma boa noite de sono baseadas na actigrafia (método não invasivo de monitoramento dos ciclos de sono) e a percepção subjetiva da qualidade de uma noite de sono bem dormida é bem modesta”. Em outras palavras, os pesquisadores esclarecem que o monitor de sono pode indicar que você teve uma boa noite de sono apesar de acordar se sentindo um pouco cansado.

Como conclusão, resta claro que uma noite bem dormida é um aspecto muito pessoal, contudo, vale a pena ter em mente a rapidez com que dormimos, com que frequência acordamos durante o sono e por quanto tempo ficamos acordados, bem como o quanto dormimos na noite anterior.

Fonte:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/319525.php?sr
https://www.sleephealthjournal.org/article/S2352-7218(16)30130-9/fulltext
https://sleepfoundation.org/sleep-health-index-2014-highlights
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352721816301322?via%3Dihub
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28929803

Comentários

Leia também...

Homeopatia pode ajudar no sono?

Contra a insônia e outros males que afetam o descanso noturno, há o auxílio de diversos métodos que, arrastando uma multidão de adeptos, são considerados medicinais e, ao mesmo tempo, alternativos (aqui, fazemos uma comparação à medicina tradicional). Dentre vários tratamentos que optam por remédios naturais, hoje falaremo... Leia o artigo »

29/01/2019

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. À proporção que alimentam o medo, elevam a frequência cardíaca, causando suor noturno. Por que temos pesadelos? De onde eles vêm? Qual é o seu v... Leia o artigo »

20/07/2018

Como jogos eletrônicos podem prejudicar o sono?

Desde as últimas décadas, o videogame é sinônimo de popularidade entre crianças e adolescentes. Jogos eletrônicos, no geral, dominam quase todas as telas: TV, computador, celular, consoles de bolso... Para a maioria dos jovens seria inaceitável passar os momentos de lazer sem jogar, não acha? Existem aqueles que, enquanto o sono não cheg... Leia o artigo »

29/04/2020

Especialistas em sono - Quem são eles? O que fazem?

Quando se pensa em medicina, de imediato lembramos daquelas especializações mais populares; a cardiologia e a homeopatia servem de exemplo. Existem tantas outras, mas você sabe quem são e o que fazem os especialistas que cuidam do sono? É uma carreira que ainda soa como novidade, percebemos. Hoje, nosso texto terá, como tema principal, estes profission... Leia o artigo »

05/05/2020

O que fazer para não dormir durante a aula?

A vida de estudante universitário não é fácil. Trabalhar e ao mesmo tempo dar conta dos estudos pode comprometer as horas de sono. Assim, é comum passarmos madrugadas em claro, folheando livros, cadernos e apostilas. Véspera de prova, então... uma loucura! Embora não seja um hábito saudável, compreendemos o fato de estas pessoas... Leia o artigo »

23/04/2020

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4962 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.