'Cedo na cama, cedo batente: faz o homem próspero, saudável e inteligente.' Benjamin Franklin

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Capa post - Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Mateus no dia 13 de Setembro de 2018 e última atualização dia 26 de Setembro de 2018 .

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim?

De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que sua qualidade de sono é “ruim” ou apenas “justa”.

Mas o que determina a qualidade do sono? Um relatório de 2017 publicado pela revista Sleep Health, foi tido como base para a National Sleep Fundation reunir uma equipe de especialistas em sono a fim de se definir o que indica ter uma noite de sono bem dormida.

Fatores que contribuem para uma boa noite de sono em adultos:

  • pegar no sono em 30 minutos ou menos
  • acordar menos de 5 minutos por noite
  • dormir por 85% do tempo total que você gasta na cama
  • estar acordado durante a noite por menos de 20 minutos

Fatores que contribuem para uma noite ruim de sono:

  • demorar mais de 1 hora para pegar no sono
  • acordar quatro vezes ou mais por noite de sono
  • dormir por menos de 74% do tempo gasto na cama
  • estar acordado por 41 minutos ou mais durante a noite

A título de esclarecimento, o editorial da Science Direct, que acompanhou o levantamento, destacou que é difícil medir a qualidade exata do sono porque este é uma “experiência muito subjetiva”.

Contudo, um estudo publicado na revista Behavioral Sleep Medicine, acompanhou 50 participantes durante 2 semanas. O estudo constatou que dois fatores foram mais relevantes no que diz respeito à contribuição para uma noite de sono de qualidade, são eles: o número de vezes que a pessoa levanta durante a noite e quanto tempo foi dormido na noite de sono anterior.

Curiosamente, os pesquisadores explicam que “a relação entre as características de uma boa noite de sono baseadas na actigrafia (método não invasivo de monitoramento dos ciclos de sono) e a percepção subjetiva da qualidade de uma noite de sono bem dormida é bem modesta”. Em outras palavras, os pesquisadores esclarecem que o monitor de sono pode indicar que você teve uma boa noite de sono apesar de acordar se sentindo um pouco cansado.

Como conclusão, resta claro que uma noite bem dormida é um aspecto muito pessoal, contudo, vale a pena ter em mente a rapidez com que dormimos, com que frequência acordamos durante o sono e por quanto tempo ficamos acordados, bem como o quanto dormimos na noite anterior.

Fonte:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/319525.php?sr
https://www.sleephealthjournal.org/article/S2352-7218(16)30130-9/fulltext
https://sleepfoundation.org/sleep-health-index-2014-highlights
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352721816301322?via%3Dihub
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28929803

Comentários

Leia também...

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que s... Leia o artigo »

13/09/2018

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno,... Leia o artigo »

29/10/2018

Contar carneirinhos ajuda a dormir?

Quem nunca contou carneirinhos? À primeira vista, parece ser uma solução prática e infalível contra a insônia, além de carregar uma certa dose de fantasia. Nesse artigo, questionaremos a eficácia desse hábito centenário, que parece auxiliar quem, desesperadamente, busca dormir bem. Seria isso possível? Descubra a resp... Leia o artigo »

27/12/2018

Protetores auriculares e seus diversos usos

Comecei vendendo protetores auriculares aqui na loja do dorminhoco especialmente para pessoas com problemas para dormir, entretanto, com o tempo, descobri por experiência própria, e conversando com muitas pessoas(especialmente clientes) os diversos tipos de situações nas quais os protetores podem ser usados. O objetivo desse post é apresentar quando os protetores ... Leia o artigo »

08/06/2017

Por que acordo com muita fome?

A fome é um impulso natural. Ela combina com um belo e nutritivo café da manhã, refeição indispensável para um dia cheio de energia! O problema é quando o apetite – fera indomável! – passa a interromper as noites de sono. Por que algumas pessoas sentem tanta fome a ponto de perderem o sono? Nesse artigo, exploraremos esta quest&at... Leia o artigo »

24/05/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4837 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.