'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim?

De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que sua qualidade de sono é “ruim” ou apenas “justa”.

Mas o que determina a qualidade do sono? Um relatório de 2017 publicado pela revista Sleep Health, foi tido como base para a National Sleep Fundation reunir uma equipe de especialistas em sono a fim de se definir o que indica ter uma noite de sono bem dormida.

Fatores que contribuem para uma boa noite de sono em adultos:

  • pegar no sono em 30 minutos ou menos
  • acordar menos de 5 minutos por noite
  • dormir por 85% do tempo total que você gasta na cama
  • estar acordado durante a noite por menos de 20 minutos

Fatores que contribuem para uma noite ruim de sono:

  • demorar mais de 1 hora para pegar no sono
  • acordar quatro vezes ou mais por noite de sono
  • dormir por menos de 74% do tempo gasto na cama
  • estar acordado por 41 minutos ou mais durante a noite

A título de esclarecimento, o editorial da Science Direct, que acompanhou o levantamento, destacou que é difícil medir a qualidade exata do sono porque este é uma “experiência muito subjetiva”.

Contudo, um estudo publicado na revista Behavioral Sleep Medicine, acompanhou 50 participantes durante 2 semanas. O estudo constatou que dois fatores foram mais relevantes no que diz respeito à contribuição para uma noite de sono de qualidade, são eles: o número de vezes que a pessoa levanta durante a noite e quanto tempo foi dormido na noite de sono anterior.

Curiosamente, os pesquisadores explicam que “a relação entre as características de uma boa noite de sono baseadas na actigrafia (método não invasivo de monitoramento dos ciclos de sono) e a percepção subjetiva da qualidade de uma noite de sono bem dormida é bem modesta”. Em outras palavras, os pesquisadores esclarecem que o monitor de sono pode indicar que você teve uma boa noite de sono apesar de acordar se sentindo um pouco cansado.

Como conclusão, resta claro que uma noite bem dormida é um aspecto muito pessoal, contudo, vale a pena ter em mente a rapidez com que dormimos, com que frequência acordamos durante o sono e por quanto tempo ficamos acordados, bem como o quanto dormimos na noite anterior.

Fonte:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/319525.php?sr
https://www.sleephealthjournal.org/article/S2352-7218(16)30130-9/fulltext
https://sleepfoundation.org/sleep-health-index-2014-highlights
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352721816301322?via%3Dihub
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28929803

Texto postado em 13 de Setembro de 2018 e atualizado 26 de Setembro de 2018 .

Comentários

Leia também...

Cobertores e lençóis - Guia completo

A roupa de cama está para além de um simples “capricho”. Em termos de qualidade, trata-se de um fator que pode ou não beneficiar o sono. Antes de escolher as peças principais, lembra-se: é recomendável conhecê-las, a começar pelos cobertores e lençóis. Nosso artigo é um guia esclarecedor, resumido e acess&iacut... Leia o artigo »

09/07/2020

Contar história para crianças ajuda a dormir?

Contos e fábulas infantis ainda sobrevivem. A hora de ninar proporciona um reencontro tradicional, entre crianças e personagens famosos, que saltam de páginas coloridas ou protagonizam narrativas contadas em tom carinhoso.  Uma pitada de fantasia nunca faz mal a ninguém, concorda? E hoje será o fim de mais uma dúvida. Buscaremos saber se estas saboros... Leia o artigo »

17/01/2020

7 Dicas para dormir bem em dias frios

Odiado por uns, amado por outros: o inverno é uma época que divide opiniões. Considerando o lado negativo, encontramos aquelas pessoas que sentem dificuldade para dormir em dias frios. Você seria uma delas? Outra situação frequente é haver, durante uma viagem, quedas súbitas de temperatura enquanto anoitece. Nenhum turista está suficien... Leia o artigo »

23/06/2020

Sono, a fonte da juventude: mito ou verdade?

Pensar em fonte da juventude nos remete ao universo encantado das fábulas. No entanto, já dentro da realidade, a estória é outra... Enquanto não se encontra o manancial da vida, dá-se um jeitinho – correções feitas com Botox aqui, cirurgias plásticas lá... Contra as marcas do tempo, aposta-se muito em ideias mirabolantes e... Leia o artigo »

01/05/2019

Simpatia para dormir, funciona?

Nunca fui de fazer simpatias, mas hoje pesquisando sobre o sono, me dei de cara com algumas simpatias para dormir. O que me chamou atenção é que elas realmente funcionam, seja pelo efeito de acreditar ou por causa de alguma coisa usada na simpatia. O primeiro e principal motivo pelo qual simpatias funcionam é porque a pessoa acredita firmemente que aquilo vai acontecer,... Leia o artigo »

05/05/2015

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5416 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.