'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Capa post - Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Mateus no dia 13 de Setembro de 2018 e última atualização dia 26 de Setembro de 2018 .

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim?

De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que sua qualidade de sono é “ruim” ou apenas “justa”.

Mas o que determina a qualidade do sono? Um relatório de 2017 publicado pela revista Sleep Health, foi tido como base para a National Sleep Fundation reunir uma equipe de especialistas em sono a fim de se definir o que indica ter uma noite de sono bem dormida.

Fatores que contribuem para uma boa noite de sono em adultos:

  • pegar no sono em 30 minutos ou menos
  • acordar menos de 5 minutos por noite
  • dormir por 85% do tempo total que você gasta na cama
  • estar acordado durante a noite por menos de 20 minutos

Fatores que contribuem para uma noite ruim de sono:

  • demorar mais de 1 hora para pegar no sono
  • acordar quatro vezes ou mais por noite de sono
  • dormir por menos de 74% do tempo gasto na cama
  • estar acordado por 41 minutos ou mais durante a noite

A título de esclarecimento, o editorial da Science Direct, que acompanhou o levantamento, destacou que é difícil medir a qualidade exata do sono porque este é uma “experiência muito subjetiva”.

Contudo, um estudo publicado na revista Behavioral Sleep Medicine, acompanhou 50 participantes durante 2 semanas. O estudo constatou que dois fatores foram mais relevantes no que diz respeito à contribuição para uma noite de sono de qualidade, são eles: o número de vezes que a pessoa levanta durante a noite e quanto tempo foi dormido na noite de sono anterior.

Curiosamente, os pesquisadores explicam que “a relação entre as características de uma boa noite de sono baseadas na actigrafia (método não invasivo de monitoramento dos ciclos de sono) e a percepção subjetiva da qualidade de uma noite de sono bem dormida é bem modesta”. Em outras palavras, os pesquisadores esclarecem que o monitor de sono pode indicar que você teve uma boa noite de sono apesar de acordar se sentindo um pouco cansado.

Como conclusão, resta claro que uma noite bem dormida é um aspecto muito pessoal, contudo, vale a pena ter em mente a rapidez com que dormimos, com que frequência acordamos durante o sono e por quanto tempo ficamos acordados, bem como o quanto dormimos na noite anterior.

Fonte:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/319525.php?sr
https://www.sleephealthjournal.org/article/S2352-7218(16)30130-9/fulltext
https://sleepfoundation.org/sleep-health-index-2014-highlights
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352721816301322?via%3Dihub
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28929803

Comentários

Leia também...

Por que mulheres tem mais dificuldades em dormir?

Pesquisadores descartam a menstruação como causa. Segunda, 12 de Setembro (HealthDay News) - Algumas mulheres sofrem com interrupções frequentes do sono e um pequeno estudo pode trazer uma luz a este mistério. O relógio natural das mulheres (ou relógio circadiano) gira em um ritmo mais rápido que o dos homens, de acordo com a pesquisa. "... Leia o artigo »

06/11/2016

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

Dormir sem travesseiro faz mal?

Não basta deitar na cama, esquecer das preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente o dia seguinte. Quando se trata de cuidados para dormir, o travesseiro exerce um papel importante. Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou n&at... Leia o artigo »

27/04/2014

Como lidar com o nariz entupido à noite?

Nariz entupido: pedra no sapato de muita gente! Pior é quando isso acontece à noite, justamente na hora de dormir. Então, respirar pela boca dificulta a chegada do sono e, assim, tudo parece nos incomodar na cama. Sabemos o quanto isso é desagradável. Mas, pensando nas pessoas que passam por isso, elaboramos um artigo com 25 dicas para lidar com o nariz entupido ... Leia o artigo »

01/02/2019

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno,... Leia o artigo »

29/10/2018