Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Relato: Como hackear uma noite de sono mal dormida

Apesar de dormir pouco, valorizo meu descanso e acredito na fórmula: “Noite de sono mal dormida = Dia não muito produtivo”, mas as vezes acontece… Então, o que fazer para tornar o dia produtivo?

Algo popular entre os usuários de nootrópicos é a melhora cognitiva, seja em qualquer aspecto que você esteja querendo, que pode ser: concentração, memória, humor, energia para trabalhar ou estudar etc. A minha resposta para ‘hackear’ uma noite de sono mal dormida é uma das combinações mais populares de nootrópicos como mencionado no artigo sobre L-Teanina: Cafeína concentrada + L-Teanina. É claro, não dispenso um cochilo leve durante o dia caso sinta vontade.

A bioquímica dos suplementos está cada vez mais avançada e acessível, e essa combinação acaba saindo barata, visto que não é necessário o uso diário. Saiba tirar proveito dos suplementos quando necessário, procure ter boas noites de sono sempre.

Esse combo funciona muito bem, me deixando num bom estado de alerta, sem cansaço, com energia e boa disposição mental para me concentrar em qualquer tarefa diária.

Por hábito já tenho costume de tomar uma xícara café pela manhã, o que não adianta muito se não tiver descansado bem a noite, ai entra a combinação. Junto com a xícara de café, tomo L-Teanina (200mg) + Inositol (100mg) + Cafeína concentrada (100mg). Esse combo junto com um café da manhã leve me faz passar pela manhã com um bom nível de produtividade.

Para manter o trabalho fluindo bem durante a tarde, se não tiver tempo para uma soneca, repito a combinação.

Além da L-Teanina, costumo tomar chá verde que ainda tem uma pequena dose de cafeína + l-teanina que também acaba contribuindo para aumentar o estado de alerta e concentração, além de fazer bem para saúde.

Como essa combinação funciona no organismo?

Vou descrever brevemente como cada uma dessas substâncias agem no organismo:

Cafeína: Todos conhecem, é um estimulante que aumenta o estado do alerta. Em grande quantidades e pra quem não está acostumado pode causar problemas como ansiedade e nervosismo.

L-Teanina: Esse componente encontrado no chá verde é conhecido por aumentar os níveis de GABA no cérebro. Na combinação com cafeína, trabalha inibindo os efeitos estimulatórios da cafeína e permitindo que você consiga se concentrar com facilidade.

Combinadas, essas substâncias melhoram a concentração e energia para trabalhar ou estudar, além de não me deixar acabado depois que os efeitos vão diminuindo. A L-Teanina também é conhecida por aumentar as "ondas cerebrais alfa", te deixando num dos melhores estados para suas atividades. Leia aqui um artigo completo sobre a L-Teanina.

Considerações

Coração, nervosismo e ansiedade: Algumas pessoas tem alta sensibilidade ao café, 100mg ou mais de cafeína pode ser uma dose alta, fazendo o coração ficar acelerado e causando nervosismo e ansiedade (que podem ser controlados com l-teanina). Nesse caso, procure começar com doses menores até encontrar a proporção cafeína:l-teanina ideal.

Alimentação: Não piore a noite de sono mal dormida com uma alimentação ruim ou pesada. Se você precisa treinar, trabalhar ou estudar de forma intensa, tenha uma alimentação saudável. Evite açúcar, sal em excesso, alimentos cheios de conservantes químicos e etc.

Aeróbicos: Alguns nootrópicos tem efeitos vasodilatadores (aumento de fluxo de sangue no cérebro) e o mesmo efeito pode ser atingido com aeróbicos [3,4]. 20 minutinhos que sejam vão fazer bem para sua saúde mental e física. Isso faz com que o cérebro receba mais oxigênio, nutrientes e glucose, principal fonte de energia do cérebro usado em longos períodos de concentração. Ao aumentar o fluxo sanguíneo e oxigênio, você já começa a ter melhor capacidade de memorização e concentração.

Soneca: Não sou muito fã de tirar sonecas durante o dia, mas em dias em que 4 horas de sono é o máximo que se consegue, uma soneca de no máximo 20 à 30 minutos pode ajudar [5].

Sobre hackear o sono com suplementos

Se você é um daqueles que assistiu o filme Limitless e pensou “poxa, eu podia ser assim” essa combinação popular é ideal para começar. Quando você aprende a hackear seu sono, a quantidade de horas extras ganhas ao longo dos dias, semanas e meses é alta. Aprender a hackear o sono é ideal para aumentar sua produtividade, aproveitar mais a vida e dar menos desculpas do tipo “não tenho tempo”.

É de senso comum que o sono é uma das principais atividades necessárias para qualquer pessoa, todo desempenho e humor durante o dia pode depender de como foi sua noite de sono. Para ter boas noites de sono, procure qualidade ao dormir, 6 horas bem descansadas com qualidade é melhor do que 8 horas de sono e acordar sem vontade de sair da cama. Dormir é uma coisa, manter o sono e dormir com qualidade é totalmente diferente, como sempre repetimos aqui no blog, qualidade de sono é mais importante do que a quantidade de horas que você dorme [1,2].

Assim como dormir pouco é um problema, dormir demais também é, então o objetivo aqui é ter qualidade de sono para se sentir descansado, revigorado, com energia e pronto pra enfrentar o dia.

Acredito que cada pessoa tem um metabolismo próprio e diferente, a maneira que encontrei para ‘hackear o sono’ pode não ser o ideal para você que está lendo. Entenda esse post como uma base para início de conversa e um relato pessoal.

Fontes e referências:
[1] http://sleepfoundation.org/sites/default/files/SleepWakeCycle.pdf
[2] http://health.ucsd.edu/news/2002/02_08_Kripke.html
[3] http://jap.physiology.org/content/107/5/1370
[4] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3656423/
[5] http://press.endocrine.org/doi/10.1210/jc.2014-2566

Artigo postado em 26/02/2016

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também