Protetores auriculares causam infecção no ouvido?
12 de Dezembro de 2018 | Atualização: Julho/2020Protetores auriculares estão se tornando um item cobiçado em um mundo tão barulhento. Eles também estão disponíveis em diversas cores, tamanhos, materiais... É certo que inúmeras pessoas o usam a fim de driblar sons que incomodam, mas elas se esquecem de um detalhe importantíssimo: a saúde auditiva.
Aliás, como anda sua audição, leitor? Saiba que falaremos disso nos parágrafos a seguir, partindo da seguinte questão: protetores auriculares causam infecção no ouvido? Esclareceremos essa dúvida, como também apresentaremos, em linhas gerais, informações que valem a pena ser conferidas.
Boa leitura!
1 - Protetores auriculares causam infecção no ouvido?
O canal auditivo possui grande sensibilidade. Há o risco de machucá-lo seriamente quando usamos um simples cotonete, por exemplo. Isso é um fato comum. Mas a maioria dos protetores auriculares são feitos de material moldável, ajustando-se com facilidade ao tamanho do ouvido e não causando ferimentos. Ponto positivo!
Ainda assim, eles põem nossa saúde auditiva em risco? Existe a possibilidade de desenvolverem alguma infecção no ouvido?
Em princípio, podemos afirmar que usar protetores auriculares não significa, necessariamente, sofrer uma infecção auditiva. Porém, isso pode acontecer quando o usuário não higieniza de maneira correta os ouvidos e, assim, usa protetores auriculares com frequência. Não limpar esses pequenos utensílios também facilita o acúmulo de bactérias, aumentando as chances de haver infecções perigosas - a otite é uma delas.
A otite é qualquer processo inflamatório que se manifesta no ouvido. Há três tipos de otite: externa, média e interna. Quem sofre de otite apresenta quatro sintomas inflamatórios, como dor, vermelhidão, queimação e irregularidade na função auditiva. Além do uso inapropriado do protetor auricular, a otite também pode ser causada por uma gripe ou resfriado. O tratamento contra a otite pode ser feito com antibióticos ou analgésicos. Dentre as formas de prevenção, recomenda-se manter a orelha seca, por exemplo. Mas, em caso de otite média, deve-se diminuir o número de viroses (em outras palavras, tratar as infecções nasais).
Se você sente dores no ouvido e tem dúvidas acerca disso, consulte o profissional responsável pela sua saúde.
Em certos casos, usar protetores auriculares com frequência dificulta a ventilação dos ouvidos, fato que também aumenta o risco de infecção. Lembre-se: a combinação entre humidade, calor e acúmulo de sujeira (tudo isso sob a pressão do protetor auricular) facilita o crescimento de fungos e bactérias.
2 - Protetores auriculares causam alergia?
Em geral, os protetores auriculares são feitos de espuma hipoalérgica: material que provoca pouca reação alérgica, também presente em determinados produtos higiênicos, como sabonetes e cremes. Outros protetores, a citar os moldáveis, também são feitos de silicone hipoalérgico. Mas ainda há quem sinta coceira no ouvido enquanto os utiliza...
Digamos que essa “coceira” é causada pela superfície áspera do protetor auricular ou pelo uso excessivo de protetores, o que - como citado acima - dificulta a entrada e a saída de ar dos ouvidos, a ponto de causar transpiração e aumentar a irritabilidade.
Optar por protetores mais suaves pode diminuir o incômodo causado pela coceira. Portanto, experimente protetores de outras marcas até encontrar aquele que lhe seja mais confortável. Evite utilizá-los além do tempo necessário ou isso causará transpiração, diminuindo o conforto.
3 - Saúde auditiva e protetores auriculares (dicas)
Pontuaremos abaixo dicas que orientarão você a preservar sua saúde auditiva em relação aos protetores auriculares. Confira:
- Evite pedir emprestado a outras pessoas protetores auriculares que já foram utilizados.
- Tente não reutilizar mais de uma vez protetores que são descartáveis. Protetores descartáveis têm um preço acessível, de modo que comprá-los com frequência será sempre uma vantagem em comparação às terríveis consequências de uma infecção auditiva.
- Limpe seus protetores diariamente!
- Caso prefira, você pode usar os protetores auriculares tipo concha. Embora sejam indiscretos, protegem a orelha por completo.
- Faça (ao menos uma vez por ano) uma visita ao médico a fim de examinar sua audição.
- Se você adquirir protetores auriculares descartáveis, fique atento às instruções dadas pelo fabricante antes de usá-los.
- Com cuidado, seque bem o canal auditivo após o banho e antes de usar protetores auriculares.
- Busque inserir o protetor auricular de maneira correta. Do contrário, isso também fará mal ao seu ouvido. Ao tirá-lo, realize movimentos suaves para não causar nenhum dano ao seu canal auditivo.