O que é REM?
02 de Fevereiro de 2014 | Atualização: Agosto/2018REM ou Rapid Eye Moviment é um dos estados do sono onde ocorre os sonhos mais vívidos. Ele é caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. A quantidade de tempo gasto nesse período do sono varia de acordo com a idade (normalmente, cerca de 20% a 25% do tempo em adultos, em uma média de 90 a 120 minutos).
Cientistas ainda não sabem ao certo como e por que sonhamos. Sigmund Freud, que influenciou muito a área de psicologia, acreditava que sonhar era uma "válvula de segurança" para os desejos inconscientes. Apenas depois de 1953, quando pesquisadores descreveram pela primeira vez o estágio REM em bebês, cientistas começaram a estudar o sono e os sonhos. Logo, perceberam que essas experiências estranhas e incomuns, que chamamos de sonhos, quase sempre ocorrem durante o estágio REM.
Ciclos REM
Geralmente, esse estágio acontece 4 - 5 vezes por noite (em forma de ciclos). Tipicamente, entramos no primeiro ciclo de 90 minutos depois de dormir, e esse primeiro ciclo dura pouco tempo e, a cada ciclo, o tempo aumenta. É por isso que precisamos de longos períodos de sono. Se dormirmos por pouco tempo, não passamos por todos os estágios que precisamos para se recuperar e se manter saudável.
É comum que algumas pessoas tenham o sono leve ou até acordem depois de um ciclo. A quantidade de tempo que uma pessoa passa no estágio REM tem muita influência de fatores psicológicos. Exemplo: pessoas com depressão tendem a ter uma duração curta desse estágio.
Aprendizado
O estágio REM do sono estimula áreas cerebrais usadas no aprendizado, e isso é importante para o desenvolvimento normal do cérebro durante a infância, o que explica porque crianças passam muito mais tempo nesse estágio do que adultos. Esse período também está associado ao aumento de produção de proteínas. Um estudo descobriu que o estágio REM do sono afeta diretamente o aprendizado de habilidades mentais. No estudo, certas habilidades eram ensinadas às pessoas, e aquelas que tiveram o estágio REM normal conseguiam se lembrar com mais facilidade do que aprenderam depois de dormir, enquanto que pessoas com depravação desse período não.
Criatividade e REM
O estágio REM do sono facilita o processo criativo, combinando ideias de novas maneiras, melhorando a habilidade de ver conexões em coisas que aparentemente não tenham nenhuma relação. Isso é atribuído aos receptores colinérgicos e a neuromodulação no sistema noradrenérgico, que ocorre quando estamos nesse estágio. De fato, um estudo [4] concluiu que o estágio REM favorece a formação de redes associativas.