Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Os beneficios de ler antes de dormir

Os beneficios de ler antes de dormir

Nada como abrir um livro e se aprofundar num assunto que nos interessa, é agradável saber mais e relaxa. A leitura de livros físicos antes de dormir tem um impacto grande no seu bem-estar geral. Quem costuma ler antes de dormir está promovendo sua saúde física e mental, mesmo sem saber.

Se você costuma ler na cama antes de dormir, nesse artigo você se sentir mais encorajado a nunca abandonar a prática. E se você prefere ficar em frente a qualquer tipo de tela assistindo qualquer coisa, esse artigo mostra algumas razões para preferir os livros.

Para quem gosta, ler costuma ser divertido. No mínimo, é uma atividade tranquila que pode ajudar a relaxar quando não se sente totalmente pronto para dormir. Ler alivia desconfortos emocionais e promove um estado de espírito mais relaxado e tranquilo.

Se ler nunca foi seu forte, nunca é tarde para começar um novo hábito. É uma atividade saudável, capaz inclusive de fortalecer seu cérebro. promovendo:

  • Aumento da empatia
  • Expansão do vocabulário
  • Protegendo contra o declínio cognitivo relacionado à idade

Não só na hora de dormir, ler traz diversos benefícios cognitivos. Além disso, em relação ao sono, temos alguns benefícios mais específicos como:

Redução do estresse: Ler antes de dormir, segundo pesquisa, diminui os níveis de estresse em até 68%. A pesquisa também constatou que a leitura relaxa mais que escutar música ou tomar uma xícara de chá de camomila por exemplo. Por fim, a leitura foi capaz de reduzir o nivel de estresse dos participantes em apenas seis minutos.

Melhora na qualidade do sono: Em pesquisa online, foi pedido a cerca de 500 participantes que lessem um livro antes de dormir e outros 500 que não lessem. Uma semana depois, 42% do grupo que leu livros relatou melhorias do sono.

Alívio da insônia: Ter insônia com regularidade tem um grande impacto na sua saúde física e mental. Entretanto, quando a leitura é combinada com qualquer outro tratamento para insônia, poderia ajudar a diminuir a excitação cognitiva.

Sono mais longo: Muitas pessoas tem dificuldade em ter uma noite de sono completa, sem interrupções. Ler um pouco antes de dormir pode ajudar a você ter um sono mais longo, segundo estudos.

Algumas pessoas até descobrem que ler os distrai de emoções dolorosas, incluindo sentimentos de ansiedade e depressão que podem atrapalhar o sono. Ler algo reflexido e envolvente por exemplo, faz com que você reflita sobre o que leu, em vez das preocupações e sensações de impotência oferecidas pela ansiedade e depressão.

Ler antes de dormir oferece uma maneira temporária de evitar ficar preso num ciclo de pensamentos angustiantes, sombrios ou acelerados. Ler contribui para a paz de espírito.

Kindle x Livros Físicos

O kindle e outros leitores eletrônicos emitem luz azul, que inibe a produção de melatonina, hormônio chave para o sono. A luz azul só ocorre naturalmente durante o dia, e sinaliza ao corpo que ele deve se manter acordado.

Em resumo, colocar o kindle na frente do seu rosto antes de dormir faz mal (mesmo com níveis de luz baixos). Basicamente você está dizendo para seu corpo ficar acordado. Seus níveis de melatonina diminuem e consequentemente, a qualidade de seu descanso como um todo é afetada.

Tem um artigo completo aqui sobre o assunto. Leia e descubra o que fazer se você prefere os dispositivos de leitura ao invés dos livros físicos.

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 09/01/2024

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também