Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Faz bem tomar água de alho antes de dormir?

Faz bem tomar água de alho antes de dormir?

Muito conhecido desde os tempos antigos e considerado o tempero mais usado no mundo, o alho também tem seus usos medicinais. Trata-se de um produto natural que ajuda o corpo a lutar contra várias doenças e se recuperar.

Sem dúvidas o alho tem inúmeros benefícios, mas existe alguma diferença em comer um dente de alho ou beber água de alho a noite?

Para obter os efeitos medicinais positivos do alho, deve-se comer entre 1 e 2 dentes por dia. O excesso para atrapalhar o funcionamento do sistema cardiovascular e digestivo. Também é bom evitar injerir se você tiver problemas estomacais.

Para obter o máximo de todos os nutrientes, o melhor é comer cru. Ao optar em tomar a água de alho, evite beber com muita água, para o corpo não demorar a obter seus nutrientes benefícos. E não se preocupe se preferir cozido, você ainda tem muitos benefícios.

A melhor hora para comer alho ou beber a famosa água de alho, é antes de dormir ou pela manhã, quando as bactérias no estômago estão mais vulneráveis. Sempre evitando o uso de estômago vazio.

Alho como remédio para insônia

Se você estiver pensando em quantos dentes de alho precisa comer para consegui dormir melhor, saiba que apenas um é o necessário para melhorar qualidade do seu sono e ajudar a acabar com a insônia.

O alho contém alta concentração de alicina, um composto que ajuda naturalmente no relaxamente da mente, segundo estudo. Em adição a isso, alho também contém magnésio que ajuda a reduzir as atividades do sistema nervoso, ajudando a mente a relaxar e permitindo que você durma mais rápido.

O alho consumido antes de dormir não vai te derrubar na cama, também não deve te deixar sonolento, mas certamente tem seus benefícios e ajuda - pelo menos um pouco - no sono.

Como se trata de um alimento que limpa o corpo, o consumo diário é recomendado pois irá ajudar seu corpo a se livrar de outros problemas e doenças que estejam atrapalhando seu sono e causando insônia.

O que o alho faz no corpo?

Essa hortaliça é composta por substâncias nitrogenadas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ácidos silícico, sulfúrico, fosfórico, vitamina C, D, B, fitoesteróis, extrativos, fitoncidas e óleos essenciais.

Devido à sua complexa e rica estrutura, o alho tem características gastrointestinais, diuréticas, diaforéticas e cardiovasculare, sendo capaz de baixar a pressão arterial. Também possui efeito analgésico, cicatrizante, antimicrobiano, anti-helmíntico, antitóxico, inibidor de câncer e antitóxico.

O selênio, cálcio, cobre, ferro, fósforo e uma variedade de outros ingredientes, faz o alho ser conhecido por suas qualidades antioxidantes e curativas. É conhecido também como um dos melhores antibióticos naturais do mundo.

Durante a pandemia, seu uso cru ou diluído na água se difundiu, e as pessoas não estavam erradas. O alho fortecele o sistema imunológico, aumentando a capacidade do corpo de resistir aos efeitos das bactérias nocivas.

Sem dúvida um santo remédio eficaz para resfriados. Também usado para distúrbios do sistema nervoso, doenças urinárias e dos orgãos, bem como para limpeza do corpo.

Para homens, há outro efeito benéfico, aumentando a líbido e melhorando a potência. O alho ativa o metabolismo e estimula a circulação, e o aumento do fluxo sanguíneo ajuda o orgão masculino a se preparar mais rapidamente. Os compostos do alho também tratam a prostatite, e aumentam o volume e a qualidade do fluído masculino. O alho é frequentemente indicado para auxiliar na infertilidade masculina.

Para mulheres não é diferente, a hortaliça é benéfica na prevenção do desenvolvimento de câncer de útero e peito. Muitos médicos também aconselham durante a gravidez, pois contém muito ácido fólico, que tem um efeito positivo no desenvolvimento do feto. O alho também ajuda a matar germes e bactérias prejudiciais que podem afetar negativamente a gravidez.

Como preparar água de alho?

Uma forma rápida de preparo é fazendo um chá de alho:

  1. Adicione 3 dentes num copo de água
  2. Transfira para uma leiteira e ferva
  3. Deixe ferver até o alho ficar macio e desligue (verifique com um garfo)
  4. Tampe e espere ficar bem morno ou fria e beba

Por ser muito forte, se quiser adicionar algum sabor, você pode adicionar um pouco de limão ou mel por exemplo.

Outra forma de preparo bem comum é colocando os dentes de alho cortados num copo de água pela noite (você pode usar um cortador de alho) e tampar com um papel toalha e beber pela manhã. Ao descansar cerca de 8 horas, você perceberá que a água fica com um gosto bem forte de alho. Lembrando que a melhor forma de consumir é comendo o alho cru.

Por último, se quiser consumir na hora, basta cortar dois dentes dentro de um copo de água, mexer bem e tomar.

Algumas dicas para fazer água de alho:

Use dentes de alho frescos: Sempre procure por hortaliças frescas. Compostos como a alicina se degradam depois de colhidos por muito tempo. Usar alhos frescos garante que você obterá o máximo de benefícios do alho.

Descascar a pele do dente: Não se esqueça de remover aquela pele no dente antes de adicionar na água. Descasce apenas os dentes que estiver usando e guarde o resto.

Suplementos de alho

O mercado de suplementos não para de evoluir, com avanço da tecnologia, podemos extrair o máximo de benefícios de alimentos e colocá-los numa cápsula. Com a alho não é diferente. Com diversos suplementos de alho no mercado, hoje temos a praticidade de poder tomar uma cápsula em quantidades controladas e até em conjunto com outras substâncias, resultando numa quantidade de benefícios maior.

Um exemplo é o suplemento de própolis com óleo de alho, trata-se de uma combinação de mais de 200 componentes de alto valor biológico. Em comparação com a água de alho, os suplementos concentram nas cápsulas uma quantidade grande de antioxidantes, anti-inflamatórios, antimicrobianos e antivirais, fortalecendo de forma mais rápida seu sistema imunológico.

Atualmente os suplementos de alho confiáveis mais conhecidos do mercado são:

É importante ressaltar que, assim como a água ou o chá de alho, os suplementos de alho não devem ser ingeridos de estômago vazio. Sempre opte em tomar junto com as refeições mais pesadas para evitar irritações no estômago.

Somente o alho cru injerido através da comida, na forma de chá ou misturado com a água, deve ser o bastante para o maioria das pessoas, em combinação com uma alimentação saudável é claro. O suplemento fica como uma opção para quem busca mais praticidade e benefícios de forma rápida, talvez também por indicação de algum profissional ou por necessidade imunológica.

Efeitos colaterais

O consumo de alho também pode resultar em alguns efeitos colaterias como mostra estudo. Ao investigar o impacto do consumo de alho na saúde cardiovascular dos participantes, a queixa mais comum era o desconforto gastrointestinal e náusea.

Os pesquisadores do estudo também reconhecem que outros efeitos colaterais podem ser experimentados, como: tontura, dor de cabeça, inchaço, excesso de suor e alergias. Sempre verifique com seu médico, principalmente se você usa outros medicamentos.

Outro efeito comum e normal é o mau hálito, principalmente se consumido cru, e não se surpreenda ao notar o cheiro de alho no seu suor, até seu xixi pode sair com cheiro de alho.

Você pode mascarar o mal cheiro comendo frutas cítricas ou bebendo leite.

Por fim, o mesmo estudo mencionado no primeiro parágrafo desde tópico, mostrou que o consumo em excesso pode levar a toxidade hepática.

Pode tomar água de alho todo dia?

Baseado em todas as informações desse artigo, talvez você queira ingerir alho todos os dias pelos seus benefícios, o que não faz mal. Você só não deve ficar tentado a consumir mais de 2 ou 3 dentes todos os dias, principalmente cru.

A água e o chá de alho são mais fracos, mesmo assim, você deve evitar o excesso para não ter problemas estomacais e muito mal hálito por exemplo. É importante ter moderação.

Por fim, vale a pena mencionar uma frase do antigo médico grego Hipócrates, conhecido como pai da medicina: "Deixe o alimento ser o seu remédio, e o remédio seja o seu alimento." Hipócrates prescreveu alho para tratar uma variedade de condições médicas e a ciência moderna apenas confirmou seus efeitos benéficos.

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 21/12/2022

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também