'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Blog do Dorminhoco

Reconhecendo e diagnosticando AOS em idosos

Recentemente, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Michigan promoveu um estudo inédito tendo como objetivo medir quantos idosos sofrem com a Apneia Obstrutiva do Sono, bem como, a frequência com que os profissionais de saúde tratam esses idosos. Os cientistas recolheram as informações disponibilizadas pelo National Health and Ageing Trends Study (NHATS), vez ... Leia o artigo »

21/08/2018

Óleo essencial de jasmim - Benefícios e dicas de uso

Óleos essenciais, como o de jasmim, não carecem de bons motivos para serem incluídos em nossa farmácia particular. O título deste artigo já esclarece o óleo do qual falaremos hoje, levando em conta seu histórico de utilização, principais componentes químicos, benefícios, contraindicações e uma série... Leia o artigo »

21/08/2018

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma sé... Leia o artigo »

16/08/2018

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&atild... Leia o artigo »

14/08/2018

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação e alt... Leia o artigo »

10/08/2018

Mulheres de hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç&atil... Leia o artigo »

10/08/2018

Como a meditação pode ajudar a dormir melhor?

Milhares de pessoas encaram uma rotina agitada. Tamanha inquietação começa desde o engarrafamento a caminho do trabalho até o fim do expediente, onde sentem o impacto do cansaço físico e mental. Pior ainda é o efeito negativo a longo, médio ou curto prazo: depressão, sobrepeso, queda de cabelo, sudorese, ansiedade... e por fim a temida ins&... Leia o artigo »

10/08/2018

É possível aprendermos enquanto dormimos?

Já imaginou se você pudesse aprender qualquer tema durante suas noites de sono? Que maravilhoso seria se pudéssemos aprender toda a matéria do semestre da faculdade durante uns poucos minutos de sono antes da prova. Bem, esta técnica chama-se "hipnopedia", e cientistas levaram essa ideia a sério e promoveram uma grande pesquisa a fim de encontrar uma respos... Leia o artigo »

09/08/2018

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seus sin... Leia o artigo »

02/08/2018

Óleo essencial de melaleuca (tea tree) - Benefícios e dicas de uso

Uma de nossas prioridades é apresentar a você dicas e produtos que lhe proporcionem esplêndidas noites de sono. Mais: desejamos uma rotina saudável aos nossos clientes e, portanto, como indicação, hoje falaremos sobre o óleo essencial de melaleuca (tea tree), pontuando quinze benefícios e imperdíveis dicas de uso. Convidamos você para l... Leia o artigo »

24/07/2018

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. Pior que isso: são capazes de nos despertar com a força do espanto, elevando a frequência cardíaca e causando suor noturno, à proporção que alimenta... Leia o artigo »

20/07/2018

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a seguir, ab... Leia o artigo »

28/06/2018

Travesseiros muito macios podem causar dor no pescoço?

A gente até pode imaginar como deve ser o quarto de uma pessoa que busca dormir bem: colchão de primeira qualidade, temperatura ambiente agradável, lençol de seda, pouca luminosidade, protetores auriculares sempre ao seu alcance... Esta mesma pessoa também respeita seus horários: deita-se e se levanta com pontualidade. Quanta disciplina! Porém, logo pela... Leia o artigo »

21/06/2018

Dormir na rede faz mal à saúde?

A rede é a melhor companheira da preguiça. Suspensa por ganchos em suas extremidades, ela nos acolhe em qualquer momento, sendo ideal para o tradicional cochilo pós-almoço. Com ela, fins de tarde são poéticos, noites de verão suportáveis, leituras são mais prazerosas, horas passam despercebidas, enquanto ouvimos o ranger das cordas que, sem... Leia o artigo »

20/06/2018

Zumbido no ouvido - Sintomas, causas e como tratar

Caso esse artigo não fosse escrito, mas sim, ditado, provavelmente escutá-lo com clareza seria impossível para quem tem zumbido no ouvido. Em primeiro lugar, trata-se de um sintoma grave. Ele nos afeta de várias formas e, além de atrapalhar o descanso noturno, pode provocar surdez. Nas próximas linhas, falaremos sobre o zumbido no ouvido, apontando seus sintoma... Leia o artigo »

15/06/2018