'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Blog » Curiosidades

Por que atletas precisam de uma excelente noite de sono?

Ter uma medalha olímpica é uma grande motivação para inúmeros atletas. Sem demora, eles priorizam uma rotina pesada de treino, cuja base não vai além da boa e velha disciplina. Isto inclui esforço constante a fim de superar limites, poucas horas de lazer, manutenção dos materiais utilizados no treino, alimentação regrad... Leia o artigo »

14/09/2018

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na primeir... Leia o artigo »

06/09/2018

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que sua qu... Leia o artigo »

06/09/2018

Plantas que ajudam a bloquear o som

Plantas têm a incrível capacidade de harmonizar diversos ambientes. Dentro ou fora de casa, mostram-se versáteis, pois se adaptam a vários lugares e agradam todos os gostos, desde os mais exigentes até os modestos. Melhor ainda é saber que elas oferecem um preço acessível, vantagem para quem anda com pouco dinheiro, e poderá ver como um pequ... Leia o artigo »

03/09/2018

Sonambulismo - O que é? Como acontece? O que fazer?

Observar uma pessoa sonâmbula nutre a curiosidade e o assombro de qualquer espectador. Dito mistério, retratado em filmes, pode ser a ação necessária para que um personagem, sem prestar explicações, dê à história um desfecho genial - o suspense se torna mais envolvente e a comédia provoca mais gargalhadas. Longe dos palcos, senh... Leia o artigo »

30/08/2018

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma sé... Leia o artigo »

16/08/2018

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seus sin... Leia o artigo »

02/08/2018

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. Pior que isso: são capazes de nos despertar com a força do espanto, elevando a frequência cardíaca e causando suor noturno, à proporção que alimenta... Leia o artigo »

20/07/2018

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a seguir, ab... Leia o artigo »

28/06/2018

Travesseiros muito macios podem causar dor no pescoço?

A gente até pode imaginar como deve ser o quarto de uma pessoa que busca dormir bem: colchão de primeira qualidade, temperatura ambiente agradável, lençol de seda, pouca luminosidade, protetores auriculares sempre ao seu alcance... Esta mesma pessoa também respeita seus horários: deita-se e se levanta com pontualidade. Quanta disciplina! Porém, logo pela... Leia o artigo »

21/06/2018

Dormir na rede faz mal à saúde?

A rede é a melhor companheira da preguiça. Suspensa por ganchos em suas extremidades, ela nos acolhe em qualquer momento, sendo ideal para o tradicional cochilo pós-almoço. Com ela, fins de tarde são poéticos, noites de verão suportáveis, leituras são mais prazerosas, horas passam despercebidas, enquanto ouvimos o ranger das cordas que, sem... Leia o artigo »

20/06/2018

Triste, psicótico e estúpido - Quando a falta de sono se torna um pesadelo

A importância do sono nos serve além de manter uma boa aparência. Na contramão de crenças antigas, dormir está longe de ser uma atividade passiva, pois processos fisiológicos são realizados durante o sono. Dormir nos possibilita ajustar as diversas funções contidas em nosso corpo, beneficiando, principalmente, o cérebro. De acor... Leia o artigo »

02/06/2018

Como saber quando trocar o colchão?

Quando chega a hora de trocar o colchão, muitas vezes é difícil nos desfazer do colchão antigo. Conhecida por ansiedade da separação, a grande maioria das pessoas tende a ignorar os sinais de que seu colchão está desgastado até os últimos minutos. Então, quando você finalmente toma a decisão de desapegar, voc&ecir... Leia o artigo »

28/02/2018

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-Estar... Leia o artigo »

22/02/2018

O que é Misofonia e como os protetores auriculares podem ajudar

Misofonia. Essa palavrinha diferente vem tirando o sossego de muitas pessoas. Porém ainda é uma ilustre desconhecida da grande maioria. Um exemplo de uma situação onde a pessoa com misofonia passa pode ser o seguinte: "Letícia entrou na loja, apressada e ofegante. Com as mãos no peito, coração acelerado, face respingada de suor. Era mais um e... Leia o artigo »

28/09/2017