'Dormir não é perder tempo.' Mike Wilson

Blog » Arquivo » Outubro de 2018

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a longo p... Leia o artigo »

30/10/2018

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno, que ... Leia o artigo »

29/10/2018

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pesquisa... Leia o artigo »

23/10/2018

O que é o Ritmo Circadiano?

Nosso dia está dividido em etapas. Momentos de lazer, trabalho, estudo... Como seria possível realizar tarefas habituais sem a energia necessária? Nossa resposta é valorizar e respeitar, em primeiro lugar, as horas de sono. Período importantíssimo! Inevitavelmente, escrever sobre o descanso noturno nos coloca em contato direto com o ritmo circadiano. Você... Leia o artigo »

22/10/2018

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano. Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o cont... Leia o artigo »

16/10/2018

O que é a hipersonia?

Suponhamos que você deseja percorrer um pequeno trajeto. Sem demora, pega um ônibus, ocupa qualquer assento e, aos trancos e solavancos, segue viagem observando a paisagem. Mas contratempos rotineiros causam demora. Então, você fecha os olhos e dá asas aos pensamentos, enquanto o sono chega de mansinho, colocando peso em suas pálpebras, sugando o melhor de suas en... Leia o artigo »

12/10/2018

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes. Pré-diabetes é uma c... Leia o artigo »

08/10/2018

Por que bocejamos?

Parece ser um movimento involuntário: os olhos se fecham prestes a lacrimejar, o semblante se contrai e a boca, realizando uma abertura expressiva, tenta abafar a sonolência e expulsar o desânimo. Bocejar é uma reação tida como natural. Mas talvez isto, manifestado em meio aos assentos de uma plateia, desencoraje rapidamente o artista que busca entretê-la. ... Leia o artigo »

05/10/2018

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento de c... Leia o artigo »

02/10/2018