'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

É melhor bebês dormirem com ou sem travesseiro?

Capa post - É melhor bebês dormirem com ou sem travesseiro?

Texto: Postado em Bebês e Crianças e Travesseiros por Marcelo Morais no dia 30 de Dezembro de 2014 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Começaremos este artigo com um alerta: “Não é recomendado travesseiros para bebês com menos de 2 anos, visto que eles podem se sufocar com facilidade”. [1]

Na verdade, nem bebês mais velhos precisam de travesseiro. Os pais, geralmente, pensam que colocar um travesseiro para a criança vai garantir um conforto extra, quando, na verdade, a criança está bem sem um. 

Se você quer colocar um travesseiro para seu filho, é melhor esperar até que ele saia do berço para a cama. Se insistir em dar um travesseiro enquanto ele ainda estiver no berço, prefira um bem pequeno e fino, do tamanho daqueles que têm no avião. Evite travesseiros de plumas e penas que, em geral, são bem macios, podendo sufocar o bebê já que a cabeça dele vai afundando. Além disso, esse tipo de travesseiro ainda pode despertar alergias se não vier com tratamento anti-fundos, bactérias e ácaros. 

O mesmo vale para lençóis e cobertores: quanto mais tarde melhor, não só pelo risco de asfixia, mas por causa da possibilidade do bebê se embolar ou enrolar, principalmente para os que são ativos durante a noite. Ao se enrolar no lençol, o bebê pode sofrer quedas e até contusões tentando se livrar do lençol, por exemplo.

Se você está preocupado em manter seu filho agasalhado durante noites frias, opte por roupas quentes, além de manter o ambiente bem aquecido.

Por fim, fica uma recomendação: evite travesseiros, lençóis e cobertores nos primeiros anos de vida. Seu bebê está muito bem acostumado a dormir apenas no colchão desde que nasceu e ainda não sabe o que está perdendo.

Fontes e referências:
[1] http://www.babycenter.com/404_when-can-my-child-sleep-with-a-pillow_7533.bc

Comentários

Leia também...

5 Razões pelas quais seu bebê não dorme

Acredita-se que bebês dormem muito, cerca de 12 -18 horas por dia quando recém-nascidos. Ao completarem 6 semanas de idade, já conseguem dormir durante a noite inteira.  A informação acima é baseada em uma estatística científica. A maior parte dos bebês segue esses padrões de sono, mas não são todos. Se voc... Leia o artigo »

27/04/2014

Qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem?

Dormir com um barrigão não deve ser fácil, principalmente se antes de ganhar o bebê você tinha o costume de dormir de bruços e durante a gravidez precisa mudar de posição. Então, qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem? Depois do quinto mês, suas costas provavelmente não são as mesma... Leia o artigo »

11/01/2015

Como fazer seu bebê dormir a noite inteira?

Existe um mucado de mamães que entram aqui no Blog do Dorminhoco pesquisando soluções para fazer o bebê dormir bem a noite inteira, um dos posts mais acessados sobre o assunto é o 'Posso dar chá para meu bebê dormir?'. No post esclarecemos o assunto com base em pesquisas e no final do post há vários comentários. Vale a pena a leit... Leia o artigo »

31/12/2016

Protetores para crianças com autismo

O sono e a saúde são dois elementos inseparáveis, e isso vale em qualquer circunstância. Deste modo, podemos constatar inúmeros casos que, por serem distintos entre si, requerem cuidados específicos. Hoje, falaremos um pouco sobre o autismo e, principalmente, sobre os protetores que servem para crianças que possuem este distúrbio. Interessante... Leia o artigo »

11/06/2018

Canções de ninar ajudam a dormir: mito ou verdade?

Existem canções de ninar que marcaram nossa infância. Às vezes não recordamos seus nomes, mas basta alguém cantarolar um trecho e, logo, a gente se depara com boas lembranças. Nostalgia à parte, canções de ninar ajudam a dormir? No artigo de hoje, nós investigaremos esta questão, além de apresentar informa&cc... Leia o artigo »

01/07/2019