'Vizinhos barulhentos e perturbados são os últimos a dormir... :(' Triste verdade

Como fazer seu bebê dormir a noite inteira?

Capa post - Como fazer seu bebê dormir a noite inteira?

Texto: Postado em Bebês e Crianças por Marcelo Morais no dia 31 de Dezembro de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Existe um mucado de mamães que entram aqui no Blog do Dorminhoco pesquisando soluções para fazer o bebê dormir bem a noite inteira, um dos posts mais acessados sobre o assunto é o 'Posso dar chá para meu bebê dormir?'. No post esclarecemos o assunto com base em pesquisas e no final do post há vários comentários. Vale a pena a leitura, há uma pesquisa feita nos USA sobre mamães que dão chás aos seus filhos.

O problema é que, querendo ou não, nem sempre o chá funciona, além disso, há quem prefira não arriscar dar chá para o bebê dormir, visto que no comecinho da vida eles não precisam de nada além do leite materno, isso não é minha opinião, é a recomendação de pediatras.

Existe uma expectativa que os bebês dormem muito, cerca de 12 horas à 18 horas por dia quando recém-nascidos e quando completam 6 semanas de idade, já conseguem dormir durante uma noite inteira. Essa informação é uma estatística científica, a grande maioria dos bebês seguem esses padrões de sono, mas não são todos.

Tendo em vista o número de pessoas que entram aqui no dorminhoco pesquisando sobre como, quando e quais os métodos usados para colocar o bebê para dormir bem e se possível a noite inteira, resolvi pesquisar mais sobre o assunto. E como quem escreve esse post é um homem, sem filhos e sem a mínima noção de como é passar uma noite em claro por causa de bebê chorando e/ou que não quer dormir, precisei de ajuda! Quem me ajuda com algumas dicas nesse post é a Fada do Sono, a Guta Antonangelo.

Você deve se lembrar de quando estava grávida e sempre vinha alguém te dizer "Aproveita pra dormir agora. Porque depois que o bebê nascer...". Algumas mamães quando ganham seus bebês também ganham profundas olheiras. Algumas, não são todas, mas se você está aqui, provavelmente é uma ou conhece uma e quer ajudá-la.

O problema

Algumas mamães encaram isso como uma fase, mas nem sempre é assim. Muitas acabam se sentindo verdadeiras zumbis, tem falta de energia, irritabilidade como se estivesse com TPM, falta de concentração, dificuldade em perder peso e por ai vai... Por fim, o pior é quando tudo se agrava levando a mãe num estado depressivo ou a problemas conjugais.

O problema é que mães e pais não sabem como ensinar seus filhos a dormirem a noite toda.

Arrisco a dizer que esses ensinamentos podem vir até a fazer efeito mais tarde na adoslescência e em outros períodos da vida, já que aprendemos muito quando ainda somos bebês. Levando em conta o número de pessoas com problemas para dormir que só cresce e nós sabemos bem disso! Porque não educar seu filho a dormir bem desde bebê? É um belo investimento!

Você precisa educar seu filho para dormir bem a noite, ter qualidade de sono. Vamos passar diversas dicas aqui de como colocar seu filho para dormir, uma ou outra pode funcionar, mas essas dicas também podem ser apenas paliativos. O que vale realmente é educar seu filho para dormir.

Antes das dicas, vamos voltar a bater na mesma tecla. VOCÊ PRECISA DE UM SONO SAUDÁVEL. É durante o sono que nosso corpo, nosso organismo, nossa mente se renova, descansa, consolida memórias, aprende, se desenvolve e mantém as funções vitais do corpo em perfeito funcionamento. Tanto você quanto seu bebê precisam de um sono saudável, principalmente seu filho que está em fase de desenvolvimento.

Dicas para fazer seu bebê dormir

  • Dê um banho morno. Ajuda a relaxar e facilita o bebê a adormecer.
  • O banho morno também pode ser acompanhado de ervas que relaxam como camomila, valeriana ou melissa.
  • Amamente-o. É difícil para bebês dormirem se estiverem com fome.
  • Matenha o quarto fresco.
  • Verifique se há barulhos externos que podem encomodar o sono do bebê, garanta que o quarto fique totalmente silencioso ou experimente usar uma máquina de ruído branco.
  • Apague as luzes e garanta que o quarto fique totalmente escuro. Isso mostra que é hora de domir. O bebê vai se acostumando com esse hábito e irá associá-lo ao sono.
  • Crie uma rotina para dormir. Serve tanto para bebês quando para nós adultos, descrevemos melhor sobre isso no item 8 desse post.

 

Comentários

Leia também...

É melhor bebês dormirem com ou sem travesseiro?

Começaremos este artigo com um alerta: “Não é recomendado travesseiros para bebês com menos de 2 anos, visto que eles podem se sufocar com facilidade”. [1] Na verdade, nem bebês mais velhos precisam de travesseiro. Os pais, geralmente, pensam que colocar um travesseiro para a criança vai garantir um conforto extra, quando, na verdade, a crian&cce... Leia o artigo »

30/12/2014

Óleos essenciais podem ajudar seu bebê a dormir?

Como vimos em outro artigo, publicado em nossa loja, os óleos essenciais possuem propriedades curativas em abundância; a maioria comprovada por diversos estudos e pesquisas científicas. Grande parte dessas pesquisas foram feitas com adultos jovens. Mas... quanto aos bebês? Os óleos essenciais podem proporcionar a eles uma boa noite de sono? Quais são os... Leia o artigo »

02/11/2017

Protetores para crianças com autismo

O sono e a saúde são dois elementos inseparáveis, e isso vale em qualquer circunstância. Deste modo, podemos constatar inúmeros casos que, por serem distintos entre si, requerem cuidados específicos. Hoje, falaremos um pouco sobre o autismo e, principalmente, sobre os protetores que servem para crianças que possuem este distúrbio. Interessante... Leia o artigo »

11/06/2018

10 Dicas para fazer seu bebê dormir

Às vezes (ou quase sempre) é um martírio colocar um recém-nascido para dormir. Nesses momentos, você e seu bebê estão exaustos, mas ele não quer adormecer. Como um bom pai ou mãe, você deseja que seu bebê durma para se manter descansado e com saúde. Dormir é importante para a saúde do bebê... Leia o artigo »

20/01/2014

Posso dar chá para meu bebê dormir?

A chegada de um bebê é tão quente e rejuvenescedor quanto o primeiro dia do verão. Pais, avós e parentes se rendem à tamanha fofura e já lhe desejam um futuro feliz e brilhante. Apesar de todo o encanto, os primeiros anos de vida do bebê requerem cuidados especiais! Um dos problemas mais comuns é fazer com que o bebê durma bem, e s... Leia o artigo »

20/04/2014