'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Banana: Ideal para comer antes de dormir!

Capa post - Banana: Ideal para comer antes de dormir!

Texto: Postado em Alimentação e Dicas por Marcelo Morais no dia 20 de Agosto de 2016 e última atualização dia 30 de Julho de 2020 .

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana.

A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasileiras, mas a grande dica aqui é como elas podem ajudar no sono, especialmente se ingeridas em torno de uma hora e meia ou duas horas antes de dormir.

Os nutrientes na banana aumentam a qualidade de uma das fases mais importantes do sono chamada REM (Rapid Eye Moviment), um dos estágios do sono onde ocorrem os sonhos. Esse é um dos estágios mais importantes do sono, onde nosso organismo limpa a 'sujeira' que acumulamos durante o dia e tem importante papel na consolidação de memórias [1][2]. Entenda abaixo as três principais características e nutrientes da banana que ajudam no sono.

1 - Magnésio

A maioria das pessoas são deficientes em magnésio e nem sequer sabem disso. Os sintomas mais comuns da falta de magnésio é digestão lente, espasmos musculares a noite e dificuldades para relaxar durante o sono. As bananas são umas das frutas mais ricas em magnésio.

2 - Potássio

A banana - esse super alimento - cuida de boa parte das nossas necessidades nutricionais diárias, incluindo o potássio. O potássio complementa o magnésio para melhorar o sono promovendo uma digestão mais saudável e regulação da pressão arterial.

Durante a noite nossa pressão arterial deve (naturalmente) dar uma caida, isso é sinal de um coração saudável. Baixos níveis de potássio contribuem para irregularidades cardíacas além de fadiga muscular.

3 - Triptofano

A banana também ajuda a aumentar seus níveis de triptofano, um aminoácido essencial precursor da serotonina e melatonina, ambos essenciais para uma boa noite de sono. A serotonina é um neurotransmissor que controla o humor e a melanina regula nosso ritmo circadiano.

Fontes e referências:
[1] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3768102/
[2] https://www.sciencedaily.com/releases/2016/05/160513130241.htm

Comentários

Leia também...

Frutas que ajudam no sono

Você quer melhorar sua qualidade de sono? Então, preste atenção na sua alimentação diária. Escolher o que comer horas antes de ir para a cama pode ajudar você a adormecer mais rápido e até aumentar a qualidade do sono. Continue lendo para conhecer uma seleção de frutas para dormir melhor e lembre-se de nã... Leia o artigo »

18/01/2014

O que comer antes de dormir

Você provavelmente já sabe o que evitar na hora de dormir: álcool, cafeína, doces... Mas o que comer antes de dormir para ter uma noite de sono melhor? A resposta está em diversas comidas com nutrientes que ajudam no sono, principalmente comidas com triptofano. Sabendo disso, você tem uma grande variedades de comidas para escolher para comer antes de dormir.... Leia o artigo »

04/03/2015

Banana: Ideal para comer antes de dormir!

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana. A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasil... Leia o artigo »

20/08/2016

Por que sinto muito sono após as refeições?

Quem não valoriza os prazeres da mesa? Come-se muito bem em datas festivas, almoços de domingo e pequenas reuniões, improvisadas entre amigos ou familiares. Há pessoas que também não abrem mão de um rico banquete, mesmo estando sozinhas. Comer é uma experiência sublime! Contudo, a sonolência parece sempre acompanhar o estôma... Leia o artigo »

17/12/2018

3 Frutas para comer antes de dormir

Devo dizer, não tenho o costume de comer frutas antes de dormir, prefiro optar em comê-las durante o dia, mas independente do meu gosto, existem diversas opções de frutas para comer a noite que podem ajudar no sono. Comer frutas antes de dormir não garante que você irá dormir bem ou profundamente, mas certamente são recomendadas e ajudam na qua... Leia o artigo »

18/05/2015

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4906 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.