'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Banada: Ideal para comer antes de dormir!

Capa post - Banada: Ideal para comer antes de dormir!

Texto: Postado em Alimentação e Dicas por Marcelo Morais no dia 20 de Agosto de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana.

A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasileiras, mas a grande dica aqui é como elas podem ajudar no sono, especialmente se ingeridas em torno de uma hora e meia ou duas horas antes de dormir.

Os nutrientes na banana aumentam a qualidade de uma das fases mais importantes do sono chamada REM (Rapid Eye Moviment), um dos estágios do sono onde ocorrem os sonhos. Esse é um dos estágios mais importantes do sono, onde nosso organismo limpa a 'sujeira' que acumulamos durante o dia e tem importante papel na consolidação de memórias [1][2]. Entenda abaixo as três principais características e nutrientes da banana que ajudam no sono.

1 - Magnésio

A maioria das pessoas são deficientes em magnésio e nem sequer sabem disso. Os sintomas mais comuns da falta de magnésio é digestão lente, espasmos musculares a noite e dificuldades para relaxar durante o sono. As bananas são umas das frutas mais ricas em magnésio.

2 - Potássio

A banana - esse super alimento - cuida de boa parte das nossas necessidades nutricionais diárias, incluindo o potássio. O potássio complementa o magnésio para melhorar o sono promovendo uma digestão mais saudável e regulação da pressão arterial.

Durante a noite nossa pressão arterial deve (naturalmente) dar uma caida, isso é sinal de um coração saudável. Baixos níveis de potássio contribuem para irregularidades cardíacas além de fadiga muscular.

3 - Triptofano

A banana também ajuda a aumentar seus níveis de triptofano, um aminoácido essencial precursor da serotonina e melatonina, ambos essenciais para uma boa noite de sono. A serotonina é um neurotransmissor que controla o humor e a melanina regula nosso ritmo circadiano.

Fontes e referências:
[1] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3768102/
[2] https://www.sciencedaily.com/releases/2016/05/160513130241.htm

Comentários

Leia também...

Frutas que ajudam no sono

Você quer melhorar sua qualidade de sono? Então, preste atenção na sua alimentação diária. Escolher o que comer horas antes de ir para a cama pode ajudar você a adormecer mais rápido e até aumentar a qualidade do sono. Continue lendo para conhecer uma seleção de frutas para dormir melhor e lembre-se de nã... Leia o artigo »

18/01/2014

Por que sinto muito sono após as refeições?

Quem não valoriza os prazeres da mesa? Come-se muito bem em datas festivas, almoços de domingo e pequenas reuniões, improvisadas entre amigos ou familiares. Há pessoas que também não abrem mão de um rico banquete, mesmo estando sozinhas. Comer é uma experiência sublime! Contudo, a sonolência parece sempre acompanhar o estôma... Leia o artigo »

17/12/2018

Banada: Ideal para comer antes de dormir!

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana. A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasil... Leia o artigo »

20/08/2016

3 Frutas para comer antes de dormir

Devo dizer, não tenho o costume de comer frutas antes de dormir, prefiro optar em comê-las durante o dia, mas independente do meu gosto, existem diversas opções de frutas para comer a noite que podem ajudar no sono. Comer frutas antes de dormir não garante que você irá dormir bem ou profundamente, mas certamente são recomendadas e ajudam na qua... Leia o artigo »

18/05/2015

O que são fibras prebióticas e como elas podem ajudar no sono

Nós, aqui do blog do dorminhoco, estamos sempre antenados com as mais recentes notícias e descobertas sobre os assuntos relacionados ao sono. Afinal, o nosso objetivo é ajudar nossos leitores a melhorar a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida. Dessa vez, trazemos ótimas notícias de um estudo recente que relaciona a ingestão de fibras pre... Leia o artigo »

21/10/2017