'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

5 Atividades artísticas que ajudam a dormir

Capa post - 5 Atividades artísticas que ajudam a dormir

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 09 de Janeiro de 2019 .

Fazer uma atividade artística (seja ela qual for!) é uma prática recomendável ao público que inclui todas as idades. Assim, com ou sem o auxílio de outras pessoas, podemos concretizar nossas invenções usando os recursos mais simples, e o processo de criação é capaz de estimular o sono, sabia? Conheça nos próximos parágrafos cinco atividades artísticas que podem nos ajudar a dormir. 

Boa leitura!

1 - Por que a atividade artística é importante?

Se você não tem grande pretensões artísticas, tudo bem, o importante é soltar a imaginação, pois exercitar a criatividade proporciona os seguintes benefícios: (1) desenvolve os sentidos; (2) fortalece a coordenação motora; (3) aumenta o poder cognitivo (mais criatividade); (4) melhora a habilidade de expressar-se bem; (5) aperfeiçoa a capacidade de socialização em crianças.

Também é interessante observar que a arte ajuda a diminuir a ansiedade. Um estudo [1], feito em 2011, comprovou que as atividades artísticas reduziram os níveis de ansiedade em estudantes universitários. Outro estudo, publicado pelo The Journal of Korean Medical Science, afirmou que terapias que envolvem artes ajudaram a reduzir os sintomas da ansiedade em pessoas com problemas cardíacos.

No próximo tópico, apresentaremos, de maneira resumida, cinco atividades artísticas que fazem bem à mente, a ponto de também nos ajudar a dormir melhor. Descubra com a gente quais são elas!

2 - 5 atividades artísticas que ajudam a dormir

2.1 - Desenho

O desenho é uma produção artística que pode funcionar como terapia contra a ansiedade (aspecto negativo que tem atrapalhado o descanso noturno de muita gente). Desenhar acalma o sistema nervoso, relaxa a mente e diminui a inquietação. Algumas terapias recorrem ao ato de desenhar para que o paciente expresse sua ansiedade, diminuindo-a através de uma consciência que, ao mesmo tempo, pratica a autoanálise. Antes de deitar-se, que tal tranquilizar a mente expressando sua criatividade no papel?

2.2 - Pintura

A pintura, conforme seu processo de criação, não se diferencia muito do desenho. Criar um esboço e colori-lo pode, sim, ser um processo relaxante. No mais, dados científicos [2] afirmam que observar certas cores alimenta em nós o sentimento de bem-estar e tranquilidade. Na melhor das hipóteses, as cores podem influenciar nosso lado psicológico, emocional e até mesmo físico!

A cor vermelha, por exemplo, é capaz de nos produzir inquietação, embora tons mais claros possam gerar calma e serenidade. Se você passou por um dia atribulado e, mesmo antes de deitar-se, ainda se sente estressado, saiba que as cores podem ser uma ferramenta útil em busca da serenidade duradoura.

2.3 - Escrita

Escrever é um costume presente na vida de inúmeras pessoas. Nesse subtópico, sugerimos uma prática que envolve a escrita antes de dormir. Trata-se de um diário noturno, no qual, antes de deitar-se, você escreverá três coisas boas que aconteceram durante o dia. Relate-as não deixando de lado o sentimento de gratidão! É uma maneira de você alimentar pensamentos positivos e, então, fortalecer a paz interior, algo indispensável para quem deseja uma excelente noite de sono.

2.4 - Artesanato

Pensar em artesanato nos remete à total liberdade de criação. Considerá-lo um método terapêutico está corretíssimo, pois fontes científicas [3] já comprovaram o quanto essa atividade revigora a saúde mental. O artesanato também pode estimular a produção de dopamina (“hormônio do prazer”), ajudando as pessoas que sofrem de depressão, doença na qual a insônia é um dos sintomas mais comuns.

2.5 - Música

Podemos imaginar o quanto um artista se sente realizado ao exercer sua devida arte. A música, por sua vez, inspira tanto quem a toca quanto quem a escuta, sendo muito útil às pessoas que desejam vencer noites em claro. Não seria uma má ideia incluir mais canções relaxantes na sua playlist. Aliás, elaboramos um artigo onde abordamos o efeito da música sobre o sono. Enriqueça seu dia com mais informação de qualidade!

Referências bibliográficas:
[1]https://www.clubmylittlevangogh.com/single-post/2017/03/29/Sin-T%C3%ADtulo
[2]https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/de-stress/7-relaxing-colors-and-how-they-affect-your-mood/articleshow/46946305.cms
[3]https://www.healthline.com/health/diy-depression-therapy-how-the-arts-can-heal#2
[4] https://psychcentral.com/blog/3-art-therapy-techniques-to-deal-with-anxiety/
[5]https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/de-stress/7-relaxing-colors-and-how-they-affect-your-mood/articleshow/46946305.cms
[6]https://www.clubmylittlevangogh.com/single-post/2017/03/29/Sin-T%C3%ADtulo

Comentários

Leia também...

O que é a hipersonia?

Suponhamos que você deseja percorrer um pequeno trajeto. Sem demora, pega um ônibus, ocupa qualquer assento e, aos trancos e solavancos, segue viagem observando a paisagem. Mas contratempos rotineiros causam demora. Então, você fecha os olhos e dá asas aos pensamentos, enquanto o sono chega de mansinho, colocando peso em suas pálpebras, sugando o melhor de su... Leia o artigo »

12/10/2018

Inemuri - Curiosa arte japonesa do sono

Dormir não é apenas uma necessidade fisiológica. Dormir também pode ser uma arte. Assim é para os japoneses, mestres em uma prática chamada inemuri. Você a conhece? Caso ainda não, eis uma ótima razão para conferir mais um de nossos artigos. Aqui, você conhecerá a definição desta arte nip&ocir... Leia o artigo »

08/03/2019

Por que pessoas idosas dormem pouco?

Costuma-se dormir até tarde aos domingos – fato. Mas toda regra tem lá sua exceção: margem que serve de lugar comum para as pessoas acima dos 60 e poucos anos. Elas são as primeiras a saírem da cama. Afirmam dormir pouco e nós cremos à medida que escutamos o arrastar dos chinelos à noite inteira. A gente sabe que a ins&... Leia o artigo »

11/04/2019

Por que mulheres tem mais dificuldades em dormir?

Pesquisadores descartam a menstruação como causa. Segunda, 12 de Setembro (HealthDay News) - Algumas mulheres sofrem com interrupções frequentes do sono e um pequeno estudo pode trazer uma luz a este mistério. O relógio natural das mulheres (ou relógio circadiano) gira em um ritmo mais rápido que o dos homens, de acordo com a pesquisa. "... Leia o artigo »

06/11/2016

Dormir na rede faz mal à saúde?

A rede é a melhor companheira da preguiça. Suspensa por ganchos em suas extremidades, ela nos acolhe em qualquer momento, sendo ideal para o tradicional cochilo pós-almoço. Com ela, fins de tarde são poéticos, noites de verão suportáveis, leituras são mais prazerosas, horas passam despercebidas, enquanto ouvimos o ranger das cordas que... Leia o artigo »

20/06/2018