'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Apneia do sono como uma desordem progressiva

Capa post - Apneia do sono como uma desordem progressiva

Texto: Postado em Apneia do Sono e Ronco por Marcelo Morais no dia 14 de Julho de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Michael Breus, conhecido nos Estados Unidos como The Sleep Doctor (O Doutor do Sono) diz que a maioria dos casos de apneia obstrutiva do sono começa com o ronco e pioram com o tempo.

Nem todo mundo que tem apneia obstrutiva do sono ronca e nem todo mundo que ronca tem apneia, mas não há dúvida que as duas condições são indissociáveis. Michael Breus diz que 80% dos pacientes com apneia do sono começaram como roncadores. No restante dos casos, a causa é puramente anatômica, a mandíbula do paciente pode ser muito para frente ou o paciente pode ter amígdalas grandes demais por exemplo.

Infelizmente há pouca chance do paciente recém diagnosticado com apneia do sono chegar num ponto onde o problema não piora, em vez disso, os sintomas tendem a se agravar a medida que envelhecem.

"Uma vez que você é diagnosticado com um caso leve, você torna-se lentamente mais privado de sono" diz Michael Breus que continua, "seu corpo não consegue entrar no estágios mais profundos do sono e isso vai se tornando cada vez pior.".

O aumento da frequência da apneia do sono agrava mais ainda outras condições do paciente, promovendo por exemplo a obesidade. No seu livro 'The Sleep Doctor's Diet Plan: Lose Weight through Better Sleep' em português 'O plano de dieta do doutor do sono: Perca peso através de um sono melhor', Breus descreve a ligação entre a privação do sono e o ganho de peso em quatro etapas:

  1. Conforme o paciente se torna mais privado de sono, sua taxa metabólica começa a cair.
  2. O aumento da vigília leva a níveis elevados de cortisol.
  3. Isso leva ao aumento dos níveis de grelina, hormônio que nos diz para comer, e uma diminuição nos níveis de leptina, hormônio que nos diz que estamos cheios.
  4. Pacientes começam a ter um desejo maior por comidas com alto teor de gordura e carboidratos, o que eleva os níveis de serotonina.

Ao longo do caminho, os pacientes acabam se tornando mais propensos a desenvolver fibrilação atrial, uma forma comum de arritmia e hipertensão que não responde bem a medicações.

Profissionais de medicina do sono devem permanecer atentos após o diagnóstico inicial do paciente, diz Breus. Máquinas CPAP recentes automaticamente coletam dados como a frequência da apneia e enviam para o médico ou clínica que cuida do seu problema. Para pacientes com máquinas velhas ou apneia do sono leve (que muitas vezes podem ser tratada com aparelhos orais) devem fazer exames regulares para saber como anda o quadro geral.

A verdade é que a maioria das pessoas não sabem que tem apneia do sono, por isso, exames regulares e acompanhamento são uma obrigação para aperfeiçoar o tratamento adequado para a apneia do sono.

Fontes e referências:
http://dental.sleepreviewmag.com/2016/07/osa-progressive-disorder/

Comentários

Leia também...

É só ronco ou é apneia do sono? Conheça os sinais e sintomas

Nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. Nem todo mundo que tem apneia do sono ronca. Então, como saber a diferença entra um ronco e um caso mais grave de apneia do sono? Uma excelente dica é perceber como você se sente durante o dia. O ronco não interfere tanto na qualidade do sono quanto a apneia do sono. Se você sente muito fadiga e sonolência d... Leia o artigo »

08/03/2015

Suplemento mostra promessa no tratamento da apneia do sono

E se ao invés de usar aparelhos CPAP ou outros do tipo, pessoas com apneia do sono pudessem se tratar usando apenas um suplemento? É o que vamos falar nesse post. Para quem ainda não sabe, apneia do sono é uma desordem do sono grave que trás tremendos malefícios para a saúde da pessoa, basicamente a pessoa com apneia tem as passagens de ar fechadas ... Leia o artigo »

03/03/2017

Quais as causas da apneia do sono?

A apneia do sono é um problema comum e grave que afeta milhões de pessoas durante o sono. Uma pessoa com apneia do sono chega a parar de respirar durante 10 segundos enquanto dorme. Isso diminui o oxigênio no corpo e pode fazer com que a pessoa acorde diversas vezes durante a noite. Em casos graves, aliados ao não tratamento, pode levar a morte. Mas quais as causas desse... Leia o artigo »

06/03/2015

Como melhorar a qualidade do sono usando aparelhos CPAP?

Habituar-se ao uso de aparelhos CPAP pode ser uma tarefa nada fácil. Na maioria das vezes, pessoas que têm apneia do sono passam a vida inteira sem usar nada para dormir - há o uso de remédios, no máximo -, e de repente a única solução para voltar a ter boas noites de sono é comprando ou alugando aparelhos CPAP. É necessár... Leia o artigo »

31/05/2015

Aparelhos CPAP podem trazer efeitos colaterais?

Os aparelhos CPAP e BiPAP são considerados uma forma de tratamento comum contra a apneia do sono (seja ela obstrutiva, central ou complexa). Em meio ao seu uso e benefícios, cabe a nós uma pergunta importante: estes aparelhos podem oferecer algum efeito colateral? Se você está curioso para saber, a resposta é: sim, é possível. Embora de n... Leia o artigo »

11/03/2015