'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

Amamentação noturna X sono - Tudo que você precisa saber

Capa post - Amamentação noturna X sono - Tudo que você precisa saber

Texto: Postado em Bebês e Crianças por Caio Cesar no dia 27 de Abril de 2020 .

Todos os cuidados devem cercar o recém-nascido. Trata-se de uma vigília constante. À noite, o cansaço aumenta e parece ser maior que o próprio zelo materno  só parece... Qual mãe nunca deixou de lado algumas horas de sono para dar de mamar aos filhos? Cena nobre e ao mesmo tempo comum em tantos lares... 

O leite materno é vida. Saber aplicá-lo é um ponto positivo para o sono de seu bebê: combinação indispensável para um ótimo desenvolvimento. Então, mãe?! O que você está esperando para conhecer logo nossas dicas e observações?

Boa leitura!

1 - Por que a amamentação noturna é importante? 

Desde sempre, destaca-se os vários benefícios do leite materno, tanto para a criança quanto para a mãe. Respondendo à pergunta, que serve de título a este tópico, cabe uma resposta simples: o leite materno, durante as horas noturnas, pode diminuir consideravelmente a inquietação do bebê e, assim, deixá-lo mais sonolento. Informações [1] apontam que os níveis de prolactina (hormônio responsável pela produção de leite) são mais elevados à noite e a lactância é beneficiada, de modo que há, por fim, maior quantidade deste líquido rico em nutrientes. 

Bebês têm uma barriga pequena, razão pela qual precisamos alimentá-los com frequência. Mas não desanime! Amamentá-los será, a cada semana, uma tarefa mais fácil, acredite. 

1.1 - Benefícios da amamentação noturna 

Dar de mamar ao seu filho, seja de dia ou de noite, sempre fortalecerá sua saúde. Mas digamos que a amamentação noturna pode oferecer algumas vantagens adicionais. Vejamos: crianças que são amamentadas à noite desenvolvem melhores padrões de sono, sabia? Isso graças ao hormônio que produz o leite materno.

Note que o tempo de aproximadamente 3 a 4 meses é necessário desenvolver o ritmo circadiano do recém-nascido. Antes, seu bebê ainda não sabe que a noite serve para dormir e o dia para ficar acordado. Cuidar da alimentação de seu filho é uma atitude recomendável, capaz de estabelecer seu horário de sono, o que também é importante para a mãe. O sono de ambos precisa estar em sintonia! 

2 - 12 Conselhos para melhorar a amamentação noturna

2.1 - Alimente-se bem à noite

Jantar alimentos saudáveis é um hábito que pode promover a produção de leite à noite. A propósito, a quantidade de leite pode variar de mulher para mulher; se você não está produzindo o suficiente, reveja seu cardápio noturno e busque o auxílio de um profissional da saúde.

2.2 - Busque uma posição confortável

Recoste-se levemente enquanto estiver amamentando. Assim, você descansará um pouco. Sugestão: deite-se de lado, com uma ou duas almofadas que sirvam de apoio para a cabeça. Pôr uma almofada entre os joelhos também é uma boa ideia. Em seguida, coloque a criança deitada de lado, uma vez que nariz dela esteja à altura do mamilo; posicionar o bebê sobre uma almofada é outro médoto para deixar a criança mais próxima de seu seio, sem que você precise curvar as costas.

2.3 - Mantenha-se perto

Mãe e filho precisam estar próximos durante a noite. Alimentá-lo seria penoso se você precisasse atravessar o corredor toda vez que o escutasse chorar, não acha? Contudo, pesquisas [2] revelam que há menor chances de SMSL (Síndrome de morte súbita infantil) quando a mãe compartilha o mesmo quarto que o bebê. Há quem diga que é recomendável que a criança durma na mesma cama que a mãe, porém nós discordamos, pois existe a possibilidade de haver algum acidente. Se possível, deixe o berço do bebê junto à sua cama. 

2.4 - Livre-se do relógio

Trata-se de um conselho simples. Ignore o relógio ou o mantenha escondido; saber que você só dormiu, por exemplo, duas horas desde a última vez em que o bebê despertou pode causar certa frustração. 

2.5 - Apague as luzes

Se o recém-nascido voltar a acordar, conserve o quarto o mais escuro que puder. O mesmo vale para o silêncio, OK? Deste modo, a criança "entenderá" que é preciso voltar a dormir. Mantenha, perto da cabeceira, uma lanterna ou objetos que emitam pouca luz, para casos emergenciais. Fica a dica!

2.6 - Troque as roupas

Roupas leves e que se abram com facilidade é recomendável para seu bebê. Além de o deixar mais confortável, com certeza será mais fácil trocá-lo. Há mulheres que, durante o sono, preferem usar sutiã de amamentação com bojo. Isso requer cuidado, visto que este tipo de sutiã pode obstruir ductos presentes no seio ou provocar mastite.

2.7 - Tenha organização

Isto é, antes de dormir deixe perto de sua cama aquilo que você considera essencial, para que não precise sair do quarto durante a madrugada (seja uma garrafa de água, fraudas para seu filho, algum remédio, um lanche rápido etc.). 

2.8 - Priorize a limpeza

Às vezes o bebê pode cuspir ou fazer um pouco de sujeira ao receber o leite materno. Algo natural. Qual criança nunca vomitou? Como precaução, coloque uma toalha entre você e a criança, a fim de se preservarem limpos. Não se esqueça de ter por perto outras toalhas para uma fácil substituição.

2.9 - Dê uma ajuda com a mão

Enquanto a criança está sendo amamentada, use a mão para facilitar a saída de leite e, para isso, aperte delicadamente o seio com o polegar e os dedos. 

2.10 - Tenha um horário fixo

Ter um horário fixo para deitar-se é importante, sendo indispensável para você e seu filho. Aproveite para estabelecer uma rotina noturna. 

2.11 - Tire um cochilo

Tire um tempinho para cochilar durante o dia, por pelo menos 30 minutos (ir além disso é dar grandes chances para a insônia!). Se você tem mais de um filho, peça ajuda ao seu marido ou a alguém mais próximo do seu convívio. 

2.12 - Brinquedos são bem-vindos

Felizmente, a tecnologia dispõe de brinquedos que estimulam o sono infantil, enquanto emitem, por exemplo, sons que acalmam. Para que tudo ocorra bem, recomendamos usá-los após realizar a amamentação. 

3 - Bebê sonolento: como alimentá-lo?

Recém-nascidos podem dormir à medida que sugam o leite materno. Então, suas mães acreditam que eles já estão alimentados. É um engano comum. Com isso, a criança tende a despertar mais vezes de madrugada e sente fome frequência. A maioria das crianças, no decorrer dos primeiros meses de vida, tem bastante sono, e não é uma surpresa perceber que os bebês, em razão disso, demorem para saciar a fome.  

Sabe-se que bebês se alimentam até 14 vezes ao dia. No entanto, se eles comem menos de 8 vezes neste período (24h), devemos considerar a possibilidade de acordá-los para mantê-los alimentados. Somente após duas ou quatro semanas eles se mostram mais espertos enquanto recebem a alimentação. 

Nas próximas linhas, você conhecerá alguns conselhos que, certamente, farão com que seu filho fique acordado ao mesmo tempo come. 

3.1 - Alimente-o com frequência

Em geral, recém-nascidos comem a cada duas horas. Se eles passam a maior parte do tempo dormindo, ofereça seu seio com frequência. Inicialmente, eles sugarão apenas um pouco de leite, mas é provável que voltem a tomá-lo depois e em maior quantidade. 

3.2 - Fique atento

Com certeza seu filho se sentirá mais relaxado durante a amamentação, ou seja, tanta calma pode significar leite materno ingerido em pouca quantidade. Preste atenção em sua sucção; você saberá quando ele está ingerindo com apetite ou apenas agindo por comodidade, como se tivesse uma chupeta na boca. 

3.3 - Dê estímulo ao bebê

Converse com ele usando um tom suave, faça carinho em suas bochechas, realize contato visual... São costumes que vão manter seu filho mais atento na hora de receber o leite materno, antes de voltar a dormir com facilidade. 

3.4 - Tenha maior intimidade

O contato materno, pele com pele, entre mãe e filho é excelente para o desenvolvimento da criança. Realizar esta aproximação afetuosa durante a amamentação oferece diversos benefícios, e um deles é manter seu bebê acordado.

3.5 - Realize outras atividades

Repetindo: recém-nascidos têm um sistema digestivo pequeno. Por isso, a gente sabe que o alimento não fica por muito tempo em suas barriguinhas. Dica: antes de amamentá-los, realize a troca de fraldas. Este ato, por sinal tão simples, fará com que seu bebê crie uma associação entre a troca de fraldas e a hora da comida, mantendo-se mais acordado. 

4 - Considerações finais

Nosso artigo, mais uma vez, traz dicas e informações que podem facilitar a vida dos pais. É claro que não é nossa intenção substituir o parecer de um médico pediatra, quem deve esclarecer suas dúvidas e dar orientações. Estamos aqui para somar disponibilizando boa informação, sempre! Preocupar-se com o sono de seu filho é, desde já, um ótimo começo para lhe garantir um futuro saudável. Este é o caminho!

Referências bibliográficas:
[1] https://momlovesbest.com/breastfeeding-at-night
[2] https://www.todaysparent.com/baby/breastfeeding/breastfeeding-tips-to-get-you-through-the-night/

Comentários

Leia também...

Qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem?

Dormir com um barrigão não deve ser fácil, principalmente se antes de ganhar o bebê você tinha o costume de dormir de bruços e durante a gravidez precisa mudar de posição. Então, qual a melhor posição para mulheres grávidas dormirem? Depois do quinto mês, suas costas provavelmente não são as mesma... Leia o artigo »

11/01/2015

Amamentação noturna X sono - Tudo que você precisa saber

Todos os cuidados devem cercar o recém-nascido. Trata-se de uma vigília constante. À noite, o cansaço aumenta e parece ser maior que o próprio zelo materno – só parece... Qual mãe nunca deixou de lado algumas horas de sono para dar de mamar aos filhos? Cena nobre e ao mesmo tempo comum em tantos lares...  O leite materno é... Leia o artigo »

27/04/2020

Óleos essenciais podem ajudar seu bebê a dormir?

Como vimos em outro artigo, publicado em nossa loja, os óleos essenciais possuem propriedades curativas em abundância; a maioria comprovada por diversos estudos e pesquisas científicas. Grande parte dessas pesquisas foram feitas com adultos jovens. Mas... quanto aos bebês? Os óleos essenciais podem proporcionar a eles uma boa noite de sono? Quais são os... Leia o artigo »

02/11/2017

Canções de ninar ajudam a dormir: mito ou verdade?

Existem canções de ninar que marcaram nossa infância. Às vezes não recordamos seus nomes, mas basta alguém cantarolar um trecho e, logo, a gente se depara com boas lembranças. Nostalgia à parte, canções de ninar ajudam a dormir? No artigo de hoje, nós investigaremos esta questão, além de apresentar informa&cc... Leia o artigo »

01/07/2019

Posso dar chá para meu bebê dormir?

A chegada de um bebê é tão quente e rejuvenescedor quanto o primeiro dia do verão. Pais, avós e parentes se rendem à tamanha fofura e já lhe desejam um futuro feliz e brilhante. Apesar de todo o encanto, os primeiros anos de vida do bebê requerem cuidados especiais! Um dos problemas mais comuns é fazer com que o bebê durma bem, e s... Leia o artigo »

20/04/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4959 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.