'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Frutas que ajudam no sono

Capa post - Frutas que ajudam no sono

Texto: Postado em Alimentação por Marcelo Morais no dia 18 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Você quer melhorar sua qualidade de sono? Então, preste atenção na sua alimentação diária. Escolher o que comer horas antes de ir para a cama pode ajudar você a adormecer mais rápido e até aumentar a qualidade do sono. Continue lendo para conhecer uma seleção de frutas para dormir melhor e lembre-se de não comer 2 horas antes de dormir e dê um tempo para o corpo digerir a comida.

Comer frutas antes de dormir não garante que você tenha um sono reparador, mas certamente as frutas são recomendadas e ajudam na qualidade do sono, principalmente se você estiver com fome e procurando alguma coisa para comer antes de dormir.

Optar por comer frutas antes de ir para cama também não significa que você engordará [1]. De fato, é até melhor do que comer comidas gordurosas. Frutas são opções saudáveis, leves e, é claro, algumas em especial ainda podem ajudar a dormir. O segredo é evitar os exageiros.

Maracujá

Além de ser rico em vitaminas do complexo B, o suco de maracujá tem efeito calmante, ajuda o sistema nervoso a relaxar, combate a ansiedade, irritabilidade e insônia. Além do suco, o chá feito com as folhas do maracujá é outra excelente forma de combater a insônia e a excitação nervosa, além de ser anti-inflamatório e analgésico.

Banana

Além de ser excelente fonte de magnésio e potássio que ajudam a relaxar os músculos estressados, a banana contém um aminoácido chamado triptofano, que se transforma em serotonina e induz ao sono. Experimente uma vitamina com banana, aveia e leite antes de dormir, todos contém triptofano.

Amêndoas

Uma das melhores frutas para ajudá-lo a dormir. As amêndoas contém magnésio que promove o bom sono e o relaxamento dos músculos, além disso, essa fruta tem o benefício adicional de suprir as proteínas que ajudam a manter os níveis de açúcar estáveis enquanto dormindo.

Cereja

“Um copo de suco de cereja é um jeito efetivo de adormecer mais rápido”, dizem cientistas da Universidade de Pensilvânia e de Rochester. Outras pesquisas feitas com cerejas chegaram a mesma conclusão, sim ajuda a melhorar o sono! As cerejas aumentam em até 15% a produção de melatonina, o hormônio que regula seu ciclo de sono. Para saber o que é Melatonina, leia esse artigo.

Nozes

Essa fruta seca também é uma boa fonte de triptofano, além disso as nozes tem sua própria fonte de melatonina que irá ajudá-lo a dormir mais rápido. A combinação do omega 3, melatonina e outros nutrientes das nozes, torna essa fruta praticamente um suplemento devido a quantidade de benefícios que proporciona ao corpo humano.

Uvas

Um estudo publicado em 2005 confirmou que uvas contém melatonina, um dos principais hormônios do sono. A uva pode ser efetivamente usada para melhorar o sono, jeg lag e até pode ajudar na insônia. Se optar em comer frutas que contém melatonina antes de dormir, mesmo em grandes quantidades, isso pode ajudá-lo a ter um sono profundo sem interrupções. Em adição, uvas são uma excelente fonte de fitonutrientes antioxidantes como antocianinas e resveratrol.

Goji Berry

Muitos diziam que a Goji Berry é uma fruta da moda, mas a verdade é que existem muitos estudos comprovando as propriedades medicinais dessa fruta.

A Goji é rica em antioxidantes e é tradicionalmente usada nos Himalaias no tratamento de distúrbios emocionais, incluindo a ansiedade e insônia. De todas as frutas citadas nesse post, a Goji Berry é a mais indicada para quem não consegue dormir por causa de estresses constantes que acabam provocando crises de ansiedade.

Num estudo piloto [2] os participantes que beberam suco de Goji Berry relataram um sono melhor e níveis melhores de energia durante o dia comparado com aqueles que estavam bebendo placebo. Considerada por alguns como a fruta dos deuses, pela quantidade enorme de benefícios.

Tomate

Sim, tomate é fruta ;) E é também uma fonte natural de melatonina. Apesar de poder ser encontrado em molhos, pastas e até no ketchup o recomendado é comê-lo na sua forma mais natural para aproveitar o máximo dos benefícios.

Fontes e referências:
[1] http://healthyeating.sfgate.com/eating-fruit-before-bed-bad-11981.html
[2] http://bmccomplementalternmed.biomedcentral.com/

Comentários

Leia também...

3 Frutas para comer antes de dormir

Devo dizer, não tenho o costume de comer frutas antes de dormir, prefiro optar em comê-las durante o dia, mas independente do meu gosto, existem diversas opções de frutas para comer a noite que podem ajudar no sono. Comer frutas antes de dormir não garante que você irá dormir bem ou profundamente, mas certamente são recomendadas e ajudam na qua... Leia o artigo »

18/05/2015

Como o Methyl B12 pode ajudar no sono?

O Methyl B12 é um nutriente importante para o organismo, embora muitas pessoas ainda desconheçam seus benefícios. Onde encontrá-lo? Como ele pode ajudar quem tem problemas para dormir? Ele oferece algum risco à saúde? Nesse artigo, responderemos tais questionamentos, apresentando considerações imperdíveis. Explore mais um de nosso... Leia o artigo »

04/01/2019

O que comer antes de dormir

Você provavelmente já sabe o que evitar na hora de dormir: álcool, cafeína, doces... Mas o que comer antes de dormir para ter uma noite de sono melhor? A resposta está em diversas comidas com nutrientes que ajudam no sono, principalmente comidas com triptofano. Sabendo disso, você tem uma grande variedades de comidas para escolher para comer antes de dormir.... Leia o artigo »

04/03/2015

O que são fibras prebióticas e como elas podem ajudar no sono

Nós, aqui do blog do dorminhoco, estamos sempre antenados com as mais recentes notícias e descobertas sobre os assuntos relacionados ao sono. Afinal, o nosso objetivo é ajudar nossos leitores a melhorar a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida. Dessa vez, trazemos ótimas notícias de um estudo recente que relaciona a ingestão de fibras pre... Leia o artigo »

21/10/2017

Café antes de dormir faz mal?

Cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de sua grande aceitação e forma fácil de ser obtida, cafeína é um estimulante bem forte e pode gerar um grande impacto na qualidade do seu sono. Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. ... Leia o artigo »

30/12/2014