'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Frutas que ajudam no sono

Capa post - Frutas que ajudam no sono

Texto: Postado em Alimentação por Marcelo Morais no dia 18 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Você quer melhorar sua qualidade de sono? Então, preste atenção na sua alimentação diária. Escolher o que comer horas antes de ir para a cama pode ajudar você a adormecer mais rápido e até aumentar a qualidade do sono. Continue lendo para conhecer uma seleção de frutas para dormir melhor e lembre-se de não comer 2 horas antes de dormir e dê um tempo para o corpo digerir a comida.

Comer frutas antes de dormir não garante que você tenha um sono reparador, mas certamente as frutas são recomendadas e ajudam na qualidade do sono, principalmente se você estiver com fome e procurando alguma coisa para comer antes de dormir.

Optar por comer frutas antes de ir para cama também não significa que você engordará [1]. De fato, é até melhor do que comer comidas gordurosas. Frutas são opções saudáveis, leves e, é claro, algumas em especial ainda podem ajudar a dormir. O segredo é evitar os exageiros.

Maracujá

Além de ser rico em vitaminas do complexo B, o suco de maracujá tem efeito calmante, ajuda o sistema nervoso a relaxar, combate a ansiedade, irritabilidade e insônia. Além do suco, o chá feito com as folhas do maracujá é outra excelente forma de combater a insônia e a excitação nervosa, além de ser anti-inflamatório e analgésico.

Banana

Além de ser excelente fonte de magnésio e potássio que ajudam a relaxar os músculos estressados, a banana contém um aminoácido chamado triptofano, que se transforma em serotonina e induz ao sono. Experimente uma vitamina com banana, aveia e leite antes de dormir, todos contém triptofano.

Amêndoas

Uma das melhores frutas para ajudá-lo a dormir. As amêndoas contém magnésio que promove o bom sono e o relaxamento dos músculos, além disso, essa fruta tem o benefício adicional de suprir as proteínas que ajudam a manter os níveis de açúcar estáveis enquanto dormindo.

Cereja

“Um copo de suco de cereja é um jeito efetivo de adormecer mais rápido”, dizem cientistas da Universidade de Pensilvânia e de Rochester. Outras pesquisas feitas com cerejas chegaram a mesma conclusão, sim ajuda a melhorar o sono! As cerejas aumentam em até 15% a produção de melatonina, o hormônio que regula seu ciclo de sono. Para saber o que é Melatonina, leia esse artigo.

Nozes

Essa fruta seca também é uma boa fonte de triptofano, além disso as nozes tem sua própria fonte de melatonina que irá ajudá-lo a dormir mais rápido. A combinação do omega 3, melatonina e outros nutrientes das nozes, torna essa fruta praticamente um suplemento devido a quantidade de benefícios que proporciona ao corpo humano.

Uvas

Um estudo publicado em 2005 confirmou que uvas contém melatonina, um dos principais hormônios do sono. A uva pode ser efetivamente usada para melhorar o sono, jeg lag e até pode ajudar na insônia. Se optar em comer frutas que contém melatonina antes de dormir, mesmo em grandes quantidades, isso pode ajudá-lo a ter um sono profundo sem interrupções. Em adição, uvas são uma excelente fonte de fitonutrientes antioxidantes como antocianinas e resveratrol.

Goji Berry

Muitos diziam que a Goji Berry é uma fruta da moda, mas a verdade é que existem muitos estudos comprovando as propriedades medicinais dessa fruta.

A Goji é rica em antioxidantes e é tradicionalmente usada nos Himalaias no tratamento de distúrbios emocionais, incluindo a ansiedade e insônia. De todas as frutas citadas nesse post, a Goji Berry é a mais indicada para quem não consegue dormir por causa de estresses constantes que acabam provocando crises de ansiedade.

Num estudo piloto [2] os participantes que beberam suco de Goji Berry relataram um sono melhor e níveis melhores de energia durante o dia comparado com aqueles que estavam bebendo placebo. Considerada por alguns como a fruta dos deuses, pela quantidade enorme de benefícios.

Tomate

Sim, tomate é fruta ;) E é também uma fonte natural de melatonina. Apesar de poder ser encontrado em molhos, pastas e até no ketchup o recomendado é comê-lo na sua forma mais natural para aproveitar o máximo dos benefícios.

Fontes e referências:
[1] http://healthyeating.sfgate.com/eating-fruit-before-bed-bad-11981.html
[2] http://bmccomplementalternmed.biomedcentral.com/

Comentários

Leia também...

Como o Methyl B12 pode ajudar no sono?

O Methyl B12 é um nutriente importante para o organismo, embora muitas pessoas ainda desconheçam seus benefícios. Onde encontrá-lo? Como ele pode ajudar quem tem problemas para dormir? Ele oferece algum risco à saúde? Nesse artigo, responderemos tais questionamentos, apresentando considerações imperdíveis. Explore mais um de nosso... Leia o artigo »

04/01/2019

Banada: Ideal para comer antes de dormir!

Já falamos aqui no blog sobre 'O que comer antes de dormir' e também sobre 'Frutas que ajudam no sono', desse vez queremos dar atenção a uma fruta especial que já foi citada em posts anteriores, mas que não recebeu tanta atenção: A Banana. A banana pode ser considerada uma das frutas mais comuns encontrada nas casas das famílias brasil... Leia o artigo »

20/08/2016

O que são fibras prebióticas e como elas podem ajudar no sono

Nós, aqui do blog do dorminhoco, estamos sempre antenados com as mais recentes notícias e descobertas sobre os assuntos relacionados ao sono. Afinal, o nosso objetivo é ajudar nossos leitores a melhorar a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida. Dessa vez, trazemos ótimas notícias de um estudo recente que relaciona a ingestão de fibras pre... Leia o artigo »

21/10/2017

Por que sinto muito sono após as refeições?

Quem não valoriza os prazeres da mesa? Come-se muito bem em datas festivas, almoços de domingo e pequenas reuniões, improvisadas entre amigos ou familiares. Há pessoas que também não abrem mão de um rico banquete, mesmo estando sozinhas. Comer é uma experiência sublime! Contudo, a sonolência parece sempre acompanhar o estôma... Leia o artigo »

17/12/2018

Café antes de dormir faz mal?

Cafeína é uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de sua grande aceitação e forma fácil de ser obtida, cafeína é um estimulante bem forte e pode gerar um grande impacto na qualidade do seu sono. Uma das causas mais comuns que fazem as pessoas terem falta de sono é consumir cafeína durante a noite. ... Leia o artigo »

30/12/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4837 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.