O alcoolismo pode agravar a insônia
24 de Abril de 2019Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa.
Assim, tais estudos analisaram, de maneira direta, as relações entre o consumo / transtornos alcoólicos e as queixas ou os problemas relacionados ao sono. Ao averiguar diversos estudos sobre o tema, atribuiu-se maior preferência aos que possuem grande dimensão ou usaram métodos mais rigorosos de pesquisa.
Pode-se afirmar que pessoas com dependência alcoólica são, frequentemente, afetadas por transtornos relacionados ao sono, como insônia, ritmos circadianos irregulares, má respiração, parassonia, sonambulismo, pesadelos, paralisia do sono e alterações durante a fase REM do sono. No mais, analisando problemas para dormir em um contexto que envolve o alcoolismo, a ciência afirma haver, sim, esperança de cura através de certos tratamentos.