'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

O alcoolismo pode agravar a insônia

Capa post - O alcoolismo pode agravar a insônia

Texto: Postado em Estudos por Caio Cesar no dia 24 de Abril de 2019 e última atualização dia 13 de Maio de 2019 .

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa.

Assim, tais estudos analisaram, de maneira direta, as relações entre o consumo / transtornos alcoólicos e as queixas ou os problemas relacionados ao sono. Ao averiguar diversos estudos sobre o tema, atribuiu-se maior preferência aos que possuem grande dimensão ou usaram métodos mais rigorosos de pesquisa.

Pode-se afirmar que pessoas com dependência alcoólica são, frequentemente, afetadas por transtornos relacionados ao sono, como insônia, ritmos circadianos irregulares, má respiração, parassonia, sonambulismo, pesadelos, paralisia do sono e alterações durante a fase REM do sono. No mais, analisando problemas para dormir em um contexto que envolve o alcoolismo, a ciência afirma haver, sim, esperança de cura através de certos tratamentos.

Referência bibliográfica:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2016/10/161006092315.htm

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca. A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se c... Leia o artigo »

28/03/2015

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento. "Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e at&e... Leia o artigo »

17/05/2016

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Estudo [1] revela que óleos essenciais cítricos são capazes de inibir o câncer de fígado. Afirma-se que os terpenos, também conhecidos como terpenóides, podem atuar contra células cancerígenas, segundo análise minuciosa. Tal efeito acontece após a aplicação do composto químico citronelal, cujo receptor... Leia o artigo »

13/05/2019