'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

Beber água: quais são os benefícios durante o sono?

Quantos copos de água você bebe por dia? Por acaso, há dias em que você não se hidrata? Se sua resposta for positiva, aconselhamos: aumente seu consumo já! Manter-se hidratado é fundamental. A água tem a incrível capacidade de fazer o corpo funcionar corretamente. Ela estabelece o equilíbrio dos fluídos corporais, facilita a perda de peso, elimina toxinas, entre outros benefícios.

Nas próximas linhas, abordaremos com maiores detalhes a relação entre a água e o sono, mencionando as vantagens oferecidas por este líquido precioso enquanto dormimos, e até mesmo após acordarmos. Indicaremos, também, possíveis causas que provocam muita sede durante o repouso noturno. Ainda dá tempo de você pegar um copo de água na cozinha antes de explorar mais um de nossos artigos...

Boa leitura!

1 - Quais são os benefícios da água durante o sono?

1.1 - Age como um limpador natural

Tomar um copo de água - de preferência, morna ou quente – significa fazer uso de um desintoxicante natural, uma vez que ela também pode melhorar a digestão.

Em relação à temperatura, a água morna acelera a circulação sanguínea, ajuda o corpo a decompor melhor suas impurezas e aumenta a produção de suor. Embora o suor noturno seja um incômodo, podemos dizer que a transpiração eliminará o excesso de sais, limpará as células da pele e diminuirá a febre. Beber água antes de dormir também pode aliviar a dor causada pelas câimbras estomacais.

Que tal dar um pouco de sabor ao seu copo de água? Para isto, esprema um limão e, logo, você terá em mãos um balsamo para quem não consegue dormir porque está resfriado. O limão é uma fruta rica em vitamina C, o que fortalece o sistema imunológico, combatendo diversas infecções.

1.2 - Melhora o estado de ânimo

Conforme o parecer de um estudo [1] feito em 2014: o baixo consumo de água pode afetar seu estado de ânimo, a ponto de prejudicar, no geral, o ciclo sono-vigília.

Certa vez um estudo foi realizado com 52 participantes. Notou-se que aqueles que bebiam bastante água não conseguiam manter a calma nem experimentavam tantas emoções positivas quando diminuíam o consumo.

1.3 - Queima calorias

Ingerir água gelada fará com que nosso corpo trabalhe mais a fim de esquentá-la. Evidentemente, este trabalho é feito pela aceleração do metabolismo, proporcionando queima de calorias. Talvez isto lhe sirva de desculpa para abandonar a academia (risos).

1.4 - Repõe nutrientes e minerais

Beber água é uma das melhores maneiras de repor nutrientes e minerais, afinal, este líquido magnífico, graças a sua composição química, ajuda o corpo a funcionar corretamente. Durante o sono, a água presente em seu organismo lubrificará seus músculos e articulações, beneficiará seus hormônios e aumentará seu nível de energia. Acredite: ela percorrerá cada parte do seu corpo enquanto você dorme.

2 - Água x Ciclo do sono (interrompido)

Observando a relação água - sono através de outro ângulo, pode-se afirmar que consumir água em demasia fará você ir ao banheiro mais vezes de madrugada. É importante entender que o corpo, durante as horas noturnas, diminui a produção de urina. Assim, o sono não será interrompido durante 6 - 8 horas. Fique atento quanto ao consumo de água, pois um ou dois copos de água antes de dormir podem interromper o ciclo do sono.

Repetimos: hidratar-se é importante, dormir, também. Privar-se do sono necessário é um grande malefício para o coração, sem contar outros riscos para a saúde:

  • Alta pressão sanguínea
  • Nível alto de colesterol
  • Aumento de peso

A idade também é um fator considerável. À medida que alguém envelhece, há maior possibilidade de ter uma bexiga hiperativa. Este distúrbio pode estar relacionado a outras enfermidades capazes de afetar a própria bexiga. Doenças que afetam o cérebro prejudicam a onda de sinais que parte da massa encefálica e vai até o órgão responsável pelo armazenamento de urina. A diabetes e a hipertrofia prostática benigna (aumento da próstata) também são capazes de afetar a funcionalidade da bexiga.

3 - Qual é o melhor momento para beber água?

Busque beber bastante água antes de anoitecer. Logo, você se manterá hidratado e não interromperá seu repouso noturno para ir ao banheiro. Caso seu corpo necessite de água, expelir uma urina de cor escura é um sinal claro (longe de qualquer trocadilho). A urina, que provém de um corpo saudável, é clara e tem uma coloração levemente amarelada.

O ideal é tomar oito copos de água por dia. Porém, esta quantidade pode variar de pessoa para pessoa. Certos aspectos exigem maior consumo de água, como a gravidez, lugares de clima elevado e uma rotina de atividades físicas.

Em todo caso, lembre-se: evite beber água ou outros líquidos por, pelo menos, duas horas antes de dormir.

Outras maneiras recomendáveis para manter o corpo hidratado:

  • Beber um copo de água após cada refeição.
  • Beber um copo de água quando você sentir fome (às vezes confundimos a sede com a fome).
  • Comer mais legumes e frutas, pois eles contêm um alto teor de água.
  • Beber água antes e após se exercitar fisicamente.

4 - Por que acordo com tanta sede?

Ter o sono interrompido por uma sede excessiva talvez seja algo frequente em sua vida. Infelizmente, isto pode ser o sintoma gerado por um destes distúrbios:

4.1 - Desidratação

A desidratação significa que seu corpo não tem água suficiente, dificultando o desempenho do organismo na realização de tarefas normais. A sede é o sintoma principal.

4.2 - Diabetes

Um dos sintomas da diabetes é a sede em demasia. A glicose em excesso permanece na corrente sanguínea, de modo que precisa ser eliminada. O organismo, através da urina, elimina a glicose, razão pela qual o diabético sente tanta sede.

4.3 - Boca seca

Em geral, a boca fica seca porque suas glândulas produzem pouca saliva. Este sintoma também pode ser efeito o colateral de algum medicamento, por exemplo.

4.4 - Anemia

Anemia é a carência de glóbulos vermelhos. A sede se torna um sintoma notável a partir do momento em que a anemia vai se agravando.

5 - Posso beber água logo após acordar?

Sim, é permitido beber água após desocupar a cama pela manhã. Isto contribuirá para o seu bem-estar e proporcionará os seguintes benefícios:

  • Remoção das toxinas presentes no sangue.
  • Beber água de manhã aumentará seu metabolismo em quase 25%, facilitando a perda de peso.
  • Beber, pelo menos, quatro copos de água durante a manhã aumentará seus níveis de energia, de maneira que isto facilitará a absolvição de nutrientes. Começar o dia bem é tão simples quanto beber um copo de água.
  • Beber água limpa a garganta e auxilia a respiração, reduzindo infecções. Trata-se de um ótimo hábito para as pessoas que têm reações alérgicas após acordar.
  • Beber água na primeira hora da manhã reduz as dores de cabeça e o enjoo matinal, sintoma comum em mulheres grávidas.
Referências bibliográficas:
[1] https://www.healthline.com/health/drinking-water-before-bed#outlook
[2] https://blog.dormeo.co.uk/the-benefits-of-drinking-water-first-thing-in-the-morning/
[3] https://www.livpure.in/blog/health-benefits-of-drinking-water-before-sleeping
[4] https://theindianspot.com/benefits-of-drinking-water-before-and-after-sleep/
[5] https://www.webmd.com/a-to-z-guides/why-am-i-always-thirsty#1
[6] https://www.youtube.com/watch?v=QPBUg0aH7wg

Postado em Curiosidades e Dicas no dia 28 de Setembro de 2018

Comentários

Leia também...

O que sua posição de dormir diz sobre você

Será que existe uma relação entre a posição na qual você dorme e sua personalidade? Um estudo, feito pelo professor britânico Chris Idzikowski, sugere que nosso corpo pode nos dar pistas sobre nossa personalidade, mesmo quando estamos dormindo.  Chris Idzikowski entrevistou mil homens e mulheres, e encontrou uma correlação... Leia o artigo »

09/02/2014

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-... Leia o artigo »

22/02/2018