'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

earSleep - Nova solução não invasiva para apneia do sono

26 de Agosto de 2022

Com frequência comentamos sobre a apneia do sono, e como se sabe os aparelhos CPAP são a chave de ouro para a maioria das pessoas com esse problema. Outro tipo de solução efetiva, são alguns tipos de cirurgias para apneia do sono. Por último, também temos alguns tipos de soluções não invasivas, que geralmente não funcionam com a mesma efeciência de um aparelho CPAP por exemplo.

O que viemos apresentar nesse post, é um novo tipo de solução não invasiva para apneia obstrutiva do sono, que realmente promete fazer a diferença, segundo pesquisas. O nome do aparelho é earSleep.

Em primeiro lugar, vamos diferenciar os três tipos de apneia:

  • Apneia obstrutiva do sono: É a mais comum. Nesse tipo de apneia, existe um bloqueio na passagem do ar quando o tecido no fundo da garganta se fecha durante o sono.
  • Apneia do sono central: Nesse tipo de apneia, o cérebro falha em sinalizar os músculos responsáveis pela respiração, devido a uma instabilidade no centro de controle respiratório do cérebro.
  • Apneia complexa do sono: É a combinação da Apneia Obstrutiva e a Apneia do Sono Central.

O aparelho em questão serve para tratar a apneia obstrutiva do sono, e por ser a mais comum, geralmente é chamada apenas de apneia do sono.

O earSleep é um tipo de solução para apneia do sono que não requer um monte de tubos, aparelhos eletrônicos e coisas em volta da sua cabeça, que é o caso dos aparelhos CPAP. Veja a imagem do produto abaixo:

O aparelho usa uma tecnologia patenteada pela empresa chamada Continuous Negative External Pressure (cNEP), algo como pressão externa negativa continuada. Olhando a imagem você pode entender: O aparelho que é usado no pescoço, abaixo do queixo, mantém suas vias aéreas abertas exercendo uma pressão de ar negativa na parte externa do pescoço.

A grande vantagem do aparelho é a promessa de funcionar muito bem sendo um tipo de solução não invasiva, ou seja, você pode testar livremente. Cirurgias e aparelhos CPAP precisam de acompanhamento médico é claro.

Um estudo clínico já foi feito com o aparelho no Instituto do Sono em Toronto, Canada, usando o aerSleep para tratar pacientes com apneia do sono com gravidade fraca, média e alta. Sua eficária foi mensurada através de polissonografias e concluiu que o aparelho é seguro e efetivo no tratamento.

Alguns dados do estudo:

  • A frequência da apneia e baixos níveis de oxigênio foram significantemente reduzidos
  • Frequência de apneias e hipopneias reduzidas em 74% naqueles que responderam bem ao aerSleep
  • Episódios de dessaturação de oxigênio reduzidos em 81%
  • O uso do aerSleep em casa foi bem tolerado
  • 70% dos pacientes afirmaram que o aerSleep seria uma solução aceitável a longo prazo
  • 88% dos pacientes afirmaram que a experiência foi melhor que tratamentos anteriores
  • 82% dos pacientes afirmaram que tiverem uma noite de sono melhor, em comparação com suas noites 'comuns' de sono

Há outros estudos [1][2] feitos com esse tipo de tecnologia, pressão negativa, que tiveram ótimos resultados. Mas até o momento de publicação desse post, o produto parece que ainda está em fase de estudo pela FDA.

Para mais informações, acesse o site oficial: https://sommetrics.com/aersleep/

Vou terminar o post com um vídeo de apresentação do produto:

Comentários

Compartilhe

Cadastre-se e junte-se a 5673 pessoas e receba no seu email artigos sobre a saúde do sono.

Sobre nós

Obrigado por visitar nosso blog, online desde 2014 trazendo informações sobre a saúde e o mercado do sono. Conteúdo de qualidade e sempre atualizado é a nossa prioridade.


Aproveite boas leituras, como se pode notar, somos um dos raros lugares na internet onde você pode navegar sem propagandas e popups. Conheça um pouco mais sobre nossa história e visite nossa loja virtual para nos apoiar.