'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

O que a acupuntura pode fazer pela qualidade do seu sono?

Capa post - O que a acupuntura pode fazer pela qualidade do seu sono?

Texto: Postado em Curiosidades e Estudos por Marcelo Morais no dia 30 de Maio de 2017 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

No mundo moderno, o tempo passa rápido, a vida é agitada e há pressão vindo de todos os lados para sermos bons profissionais, bons cidadãos, bons pais, e por ai vai. Pode até ser que no fim do dia conseguimos dar conta de executar tudo o que é demandado, mas quando chega o momento de deitar na cama a noite frequentemente sentimos que a qualidade do sono não é mais a mesma.

Com a cabeça no travesseiro, frequentemente o cérebro continua acelerado e demora a desligar ou acordamos durante a madrugada, interrompendo o sono. Muitas vezes, ainda, não é possível cumprir às 8 horas de descanso que são normalmente recomendadas e o cansaço vai se acumulando ao longo da semana. Os sintomas de noites mal dormidas são conhecidos: falta de energia, irritabilidade, problema de memória, variação de humor e estresse (leia mais sobre as consequências de dormir pouco e mal).

Algumas pessoas chegam até a desenvolver quadro de insônia, caracterizado pela dificuldade em pegar no sono ou em dormir durante a noite inteira. Mas enquanto a insônia temporária, causada por jetleg, dor, doença ou mal estar é passageira, a insônia crônica pode afetar profundamente a qualidade de vida, causando problemas na esfera pessoal e profissional de quem sofre com ela.

Nesse sentido, a acupuntura tem sido uma terapia bastante recomendada por médicos para melhorar a qualidade do sono, tanto de quem sofre com a pressão e o estresse do dia a dia quanto para aqueles afetados pela insônia. Além de apresentar índices elevados de eficiência, a técnica não tem contraindicações nem efeitos colaterais, como normalmente apresentam os remédios receitados para este mesmo objetivo. Descubra então como esta terapia milenar pode ajudá-lo a dormir melhor.

A acupuntura pode mesmo ajudar a melhorar a qualidade do sono?

A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que vem sendo aplicada há mais de 3.000 anos no Oriente e há pelo menos três décadas no Ocidente. Ela é recomendada para diversos tratamentos, como redução da dor, alergias, inflamações, ansiedade, estresse, estímulo do colágeno, etc. É também muito indicada para melhorar a qualidade do sono e tratar casos de insônia, apresentando resultados logo na primeira sessão e sucesso em mais de 90% dos casos.

Um estudo publicado na revista científica “Neuroscience Leters”, em 2015, observou uma melhora significativa na qualidade do sono, no nível de depressão e no estresse de pacientes idosos submetidos a 10 sessões de acupuntura, duas vezes por semana. Os dados só não foram conclusivos com relação ao aumento da imunidade na comunidade participante.

Com resultados semelhantes, uma pesquisa divulgada pela revista “Fisioterapia e Pesquisa”, em 2008, avaliou os efeitos da técnica na qualidade do sono em pacientes com fibromialgia. O grupo avaliado recebeu acupuntura uma vez por semana, durante oito semanas, e o resultado foi positivo tanto na qualidade do sono, como no alívio da dor e na redução do estresse e da depressão – sintomas estes que contribuem para dificuldades em dormir bem.

Os resultados para o tratamento da apneia do sono também são concretos. Uma pesquisa publicada na “Sleep Medicine” em 2006 investigou a eficácia da acupuntura no tratamento da síndrome da apneia obstrutiva moderada e constatou que enquanto o grupo placebo não apresentou melhoras, os pacientes submetidos à acupuntura real passaram a dormir significativamente melhor.

Como a acupuntura avalia problemas de insônia?

A forma como a Medicina Tradicional Chinesa percebe o funcionamento do corpo humano é um pouco diferente da medicina ocidental. Para essa ciência, o ser humano é holístico e cada problema – seja no joelho, nas costas, no sistema respiratório ou um quadro de ansiedade – deve ser percebido de maneira integral. A investigação leva em conta tanto fatores internos como externos que possam estar dificultando o bom funcionamento de órgãos, vísceras, sangue e Qi (que seria a energia vital) do paciente.

O funcionamento do corpo humano é explicado por canais energéticos chamados meridianos, os quais abrigam centenas de pontos, e a doença é considerada uma falha ou interrupção na circulação da energia. Por isso, o tratamento de qualquer enfermidade (física ou psíquica) consiste em utilizar agulhas para estimular esses pontos e promover o reequilíbrio energético entre o Yin e o Yang.

Quando diagnosticada com insônia, uma pessoa tem dificuldade para dormir, acorda muitas vezes durante a noite ou não tem um sono reparador. A Medicina Tradicional Chinesa avalia que há um desequilíbrio energético nessa pessoa, que faz com que a mente dela não pare de funcionar durante a noite, permanecendo no mesmo ritmo do período diurno. Para essa ciência, três órgãos estão associados aos problemas no sono e precisam ser investigados: o coração, o fígado e o rim.

Tratamento para melhorar a qualidade do sono

A acupuntura utiliza agulhas metálicas 10 vezes mais finas do que as agulhas comuns destinadas a tirar sangue ou aplicar injeções. A quantidade de agulhas aplicada na pele do paciente varia de acordo com a análise do acupunturista, e a sensação do agulhamento é sutil – apenas alguns pontos podem dar a sensação de um leve choque elétrico que irradia pela região, mas isso é passageiro.

Essas agulhas, assim como outras técnicas como moxas e ventosas, são aplicadas em pontos específicos do corpo humano. Alguns desses pontos possuem uma elevada capacidade sedativa, como o do pulso e o que fica entre as sobrancelhas, e quando estimulados fazem o cérebro liberar opioides naturais, os quais promovem a sensação de relaxamento e sono revigorante. Outros pontos visam restabelecer o equilíbrio energético nos órgãos ligados às disfunções do sono e tratar a ansiedade e o estresse.

O programa completo consiste na realização de 4 a 5 sessões iniciais durante um período de 30 dias. Em seguida, é feito um plano de manutenção, que pode ser quinzenal, mensal ou conforme o profissional recomendar. Enquanto alguns pacientes percebem melhoras já na primeira ou na segunda sessão, outras pessoas precisam de mais tempo para sentir a diferença. Por isso, é importante ater-se ao programa e não faltar às sessões.

Qualquer pessoa pode buscar o tratamento de acupuntura. A técnica é recomendada para pessoas de todas as idades, inclusive crianças e bebês. Apesar de os remédios para dormir serem frequentemente a primeira opção de pessoas que sofrem com a insônia, os benefícios da acupuntura são comprovados e aceitos pela medicina ocidental e não tem contraindicações.

Comentários

Leia também...

Simpatia para dormir, funciona?

Nunca fui de fazer simpatias, mas hoje pesquisando sobre o sono, me dei de cara com algumas simpatias para dormir. O que me chamou atenção é que elas realmente funcionam, seja pelo efeito de acreditar ou por causa de alguma coisa usada na simpatia. O primeiro e principal motivo pelo qual simpatias funcionam é porque a pessoa acredita firmemente que aquilo vai acontecer,... Leia o artigo »

05/05/2015

Protetores auriculares causam infecção no ouvido?

Protetores auriculares têm se tornado um item cobiçado em um mundo tão barulhento. Eles estão disponíveis em diversas cores, tamanhos, materiais... É certo que inúmeras pessoas o usam a fim de driblar sons que incomodam, mas elas se esquecem de um detalhe importantíssimo: a saúde auditiva. Aliás, como anda sua audiçã... Leia o artigo »

12/12/2018

Saiba o que é o lagoftalmo noturno

Alguma vez você já deve ter se perguntado: "Seria possível dormir com os olhos abertos?" De fato é uma dúvida comum, que possui uma resposta afirmativa e pode estar relacionada a uma doença chamada lagoftalmo noturno. Nesse artigo, apresentaremos sua definição, sintomas, causas e outras informações que têm tudo a ver c... Leia o artigo »

08/05/2019

Xixi na cama: conheça a enurese noturna

Quem nunca fez xixi na cama, mesmo durante o início da infância? Rara, senão impossível, a chance de haver uma resposta negativa. Por ser um problema frequente, um distúrbio que tem umedecido o colchão de diversas crianças, sabemos o quanto é importante abordá-lo nos parágrafos a seguir, não nos esquecendo de ressaltar seu... Leia o artigo »

02/08/2018

O que é ASMR? O chamado orgasmo mental

Por acaso você sabe o que esse vídeo significa? Não? Então, nos dê um pouco de sua atenção: este vídeo, no qual encontra-se uma voz suave, agradável, gentil e limpa, gera estímulos auditivos, visuais e cognitivos que, por fim, desencadeiam sensações agradáveis e relaxantes. Trata-se de um método&nb... Leia o artigo »

10/06/2016