'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Como o alto consumo de açúcar afeta o sono?

Capa post - Como o alto consumo de açúcar afeta o sono?

Texto: Postado em Diversos e Curiosidades por Marcelo Morais no dia 15 de Novembro de 2018 e última atualização dia 30 de Novembro de 2018 .

O alto consumo de açúcar tem se tornado um fato comum na vida de muitos brasileiros. Encontra-se, em quase todas as dispensas, pacotes de biscoito recheado ou engradados de refrigerante. Outros vestígios até passam despercebidos, como balinhas açucaradas no porta-luvas do carro, além daquele famoso chocolate, sempre guardado a sete chaves. Como resistir à tamanha tentação?

Sabe-se perfeitamente que consumir alimentos ricos em açúcar afeta a saúde. Porém, incluindo a aparição de doenças graves, como isto pode influenciar o sono? Ficou curioso? Então, você veio ao lugar certo! Neste artigo, abordaremos a relação sono X consumo de açúcar, sem deixar de lado detalhes e conselhos imperdíveis.

Boa leitura!

1 - O açúcar diminui a qualidade do sono

Afinal, por que isto acontece? Infelizmente, são poucas as pesquisas que exploraram o motivo pelo qual este fenômeno negativo ocorre. Um estudo [1], realizado em 2016, comprovou que o sono e o açúcar geram uma péssima combinação.

Ainda sobre o estudo citado acima: cientistas de várias universidades nova-iorquinas contaram com a participação de 26 adultos saudáveis, cujo tempo de sono foi analisado. Estes participantes também se alimentaram de duas maneiras, ou seja, com uma dieta restringida e outra não-restringida. Quando os referidos participantes se alimentavam de maneira desregrada, eles consumiam mais açúcar e gorduras saturadas. Em contrapartida, a quantidade de fibras era menor.

Conclusão: constatou-se que os participantes com uma alimentação não-restringida levavam mais tempo para adormecer e, em geral, demostravam uma qualidade de sono mais baixa,
onde o sono será menos profundo e se despertará com mais frequência durante a noite. Consumir açúcar prejudicará seu sono, fazendo com que você se sinta mais cansado na manhã seguinte.

2 - Por que o açúcar aumenta o cansaço?

Acredita-se, de modo equivocado, que o açúcar é capaz de nos manter mais acordados, aumentando nosso nível de energia. Na realidade, consumir açúcar gera em nosso organismo o efeito oposto.

Pesquisadores [1] provaram que o alto nível de glicose diminui os estímulos gerados por um neurotransmissor chamado hipocretina, responsável por regular o nível de excitação, apetite e vigília. Logo, quanto menor o nível de hipocretina em nosso organismo, sentimos mais cansaço e fome. Percebe-se claramente como o açúcar pode atrapalhar uma dieta. Consumir açúcar limita o efeito benéfico das proteínas após ingeri-las.

Deve-se lembrar que o açúcar não serve para substituir outras fontes naturais de energia!

3 - Pouco sono e o consumo de açúcar

Dormir mal aumenta o desejo de consumir mais açúcar. Se há alto consumo de açúcar, dorme-se pouco e, consequentemente, a vontade de comer coisas nada saudáveis aumenta. Digamos se tratar de um ciclo vicioso.

Pesquisadores da universidade de King’s College London contaram com a participação de 42 estudantes; cada um recebeu um plano pessoal de “duração do sono”, a fim de melhorar seus hábitos relacionados ao sono. Assim, aqueles que participaram dos estudos obtiveram um sono duradouro e melhor.

O mesmo estudo comprovou que dormir bem diminui o desejo de consumir mais açúcar, diminuindo o surgimento de doenças como a obesidade ou a própria diabetes. A metodologia utilizada no referido experimento é recomendável a quem deseja uma vida mais saudável, onde o sono será beneficiado.

4 - Açúcar X Sono: Conselhos

Em princípio, aconselhamos adotar uma alimentação saudável, rica em fibras e proteínas. Isto manterá seu nível de açúcar equilibrado na corrente sanguínea, afastando o cansaço, motivo que nos faz cochilar tantas vezes após o almoço. O tradicional cochilo à tarde aumenta nossas chances de insônia após deitar-nos na cama à noite.

Aconselhamos evitar o consumo de açúcar refinado, presente em sucos industrializado refrigerantes, frutas enlatadas, cereais matinais e em inúmeras sobremesas. Não fica de fora desta lista carboidratos simples (pão branco, arroz branco e massas italianas). Substitua-os por carboidratos complexos (exemplo: grãos integrais).

Seguir uma dieta com baixo teor de açúcar é recomendável. Incluí-lo em sua alimentação, consumindo-o frequentemente, pode gerar diversos malefícios (gordura no fígado, trombose, cárie dentária, prisão de ventre etc.). Em caso de dúvidas, consulte o profissional responsável pela sua saúde (dê preferência a um nutricionista).

Referência bibliográfica:
[1] https://www.saatvamattress.com/blog/sugar-affects-sleep/
[2] https://www.sleep.org/articles/sugar-impacts-sleep/
[3] https://www.tuasaude.com/acucar-faz-mal/

Comentários

Leia também...

6 óleos essenciais para dormir

Você certamente já passou noites sem dormir, virando de um lado para outro da cama, a mente não para, você simplesmente não consegue desconectar-se do mundo exterior, não consegue relaxar. Essas horas preciosas sairão muito caras para sua saúde, pois um sono de má qualidade, não reparador, tem efeitos devastadores a longo prazo. E... Leia o artigo »

01/11/2017

Como o alto consumo de açúcar afeta o sono?

O alto consumo de açúcar tem se tornado um fato comum na vida de muitos brasileiros. Encontra-se, em quase todas as dispensas, pacotes de biscoito recheado ou engradados de refrigerante. Outros vestígios até passam despercebidos, como balinhas açucaradas no porta-luvas do carro, além daquele famoso chocolate, sempre guardado a sete chaves. Como resistir &a... Leia o artigo »

15/11/2018

Óleo essencial de Toranja (Grapefruit) - Benefícios e dicas de uso

Um aroma agradável, um sabor extraordinário e uma série de fortes propriedades medicinais: eis a combinação perfeita! E quem diria que tamanho engenho e tamanha arte coubessem em uma simples fruta? Assim a natureza a fez, nomeando-a, em terras brasileiras, de toranja. A toranja e seu óleo essencial vêm se tornando referência no âmbito med... Leia o artigo »

03/01/2018

Modelos de fones de ouvido para dormir

Já falamos aqui que dormir com fones de ouvido pode não ser muito confortável, mas levando em consideração que existem fones de ouvido feitos especialmente para proporcionar conforto na hora de dormir, a história é outra... Seja para dormir escutando música, podcasts e até ruídos brancos, os fones de ouvido também s&atild... Leia o artigo »

15/03/2015

Faz mal dormir com fones de ouvido?

As pessoas experimentam usar fones de ouvido para dormir por diversos motivos. Pode ser para se acalmar e relaxar com uma música tranquila ou para bloquear barulhos externos que não deixam a pessoa dormir. O problema é que dormir com fones de ouvido não é muito confortável, principalmente se você estiver usando aqueles modelos que tampam toda a orelh... Leia o artigo »

16/02/2014