'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

8 dicas para dormir melhor essa noite

Será que seus hábitos diurnos estão atrapalhando seu sono a noite? Pensando nisso criamos uma lista com 8 coisas que você pode começar a fazer a partir de hoje para dormir melhor a noite.

1 – Pague seu débito

A falta de sono pode ser o resultado de uma dívida que você já tem com o próprio sono. Isso é a diferença entre a quantidade de horas que você realmente precisa dormir e a quantidade de horas reais que você dorme. Esse débito pode ser pago com algumas horas extras de sono durante alguns dias até que você se senti melhor.

2 – Exercícios durante o dia

Não é nenhuma surpresa que os exercícios melhoram seu sono, principalmente os aeróbicos. Como os exercícios físicos aceleram seu metabolismo, tenha sempre preferência para se exercitar durante o dia.

3 – Refeição antes de dormir

Um biscoito de aveia e um copo de leite é uma boa refeição para se fazer antes de dormir pois é leve, inclui carboidratos complexos e ajuda a aumentar os níveis de triptofano. Veja outras opções de alimentos para se comer antes de dormir nesse post.

4 – Mantenha horários consistentes

A maioria dos adultos precisa em média de 7 à 9 horas de sono por noite e não só isso, a maioria dos especialistas recomendam manter um horário de sono consistente, ou seja, dormir a mesma quantidade de horas todos os dias. Isso equilibra nosso relógio interno nos permitindo ficar acordados quando necessário e adormecer quando chegar a hora.

5 – Acalme seu cérebro

Tente acalmar seu cérebro antes de dormir evitando pensar em preocupações para o próximo dia e tentando manter a ansiedade fora do você. Evite ler e-mails a noite e pensar em soluções para problemas do dia seguinte.

6 – Sonecas

Se você vai tirar ou não uma soneca durante o dia, depende de como você dormiu a noite. Se você tem o costume de dormir bem, uma pequena soneca faz bem pois permite que você funcione melhor, abaixa sua pressão e talvez até ajude-o a viver mais. O que se deve evitar é tirar sonecas muito tarde do dia pois podem atrapalhar seu sono, além disso, não deixe que as sonecas durem mais que 20 ou 25 minutos.

7 – Cafeína

A cafeína geralmente faz as pessoas ficarem mais ligadas e isso pode atrapalhar o sono. A substância fica no seu corpo numa média de 3 à 6 horas sendo que em algumas pessoas a cafeína pode demorar até 12 horas para sair. O melhor horário para tomar café é pela manhã e depois do almoço.

Preste atenção também no que você ingere, a cafeína está escondida em chás, remédios e até em alguns chocolates.

8 – Alternativas naturais para dormir

Algumas pessoas gostam de tentar métodos naturais para acalmar os nervos e dormir melhor durante a noite. Um dos métodos mais populares é o chá de camomila entre outros que você encontra na nossa seção de chás. Além disso, você também pode tentar diversos tipos de suplementos de acordo com sua necessidade.

Postado em Dicas no dia 06 de Março de 2015

Comentários

Leia também...

Dormir muito, faz mal?

Sim! É verdade que uma boa noite de sono é essencial para sua saúde e qualidade de vida, mas dormir demais está ligado a diversos problemas médicos, isso inclui diabetes, problemas no coração, depressão além de aumentar o risco de morte. A quantidade de sono ideal varia de acordo com o curso da sua vida, depende da sua idade, saú... Leia o artigo »

20/01/2014

Como parar de babar durante o sono

Se você tem o costume de babar enquanto dorme e ao quando acorda vê aquela poça de saliva seca na sua cama talvez você precise mudar seus hábitos de dormir ou talvez isso seja a indicação de algum problema. Além de ser chato acordar fedendo a baba seca, babar durante o sono pode causar mau hálito, ronco, problemas para engolir e até... Leia o artigo »

02/01/2016

Faz mal dormir de boca aberta?

Sim! Dormir de boca aberta pode contribuir para diversos tipos de problemas e também pode ser o sinal de problemas como apneia do sono. A secura que se cria na boca e garganta ao dormir de boca aberta pode irritar os tecidos nessas áreas. Além disso, ao dormir dessa forma, você dá condições para o crescimento de bactérias na boca. Um estudo re... Leia o artigo »

03/03/2015