'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

8 dicas para dormir melhor essa noite

Será que seus hábitos diurnos estão atrapalhando seu sono à noite? Pensando nisso, criamos uma lista com 8 coisas que você pode fazer a partir de hoje a fim de dormir melhor à noite. 

1 – Pague seu débito

A falta de sono pode ser o resultado de uma dívida que você já tem com o próprio sono. Isso é a diferença entre a quantidade de horas que você realmente precisa dormir e a quantidade de horas reais que você dorme. Esse débito pode ser pago com algumas horas extras de sono durante alguns dias até que você se sinta melhor.

2 – Exercícios durante o dia

Não é nenhuma surpresa que os exercícios melhoram seu sono, principalmente os aeróbicos. Como os exercícios físicos aceleram seu metabolismo, tenha sempre preferência para se exercitar durante o dia.

3 – Refeição antes de dormir

Um biscoito de aveia e um copo de leite é uma boa refeição para se fazer antes de dormir, pois é leve, inclui carboidratos complexos e ajuda a aumentar os níveis de triptofano. Veja outras opções de alimentos para comer antes de dormir nesse post.

4 – Mantenha horários consistentes

A maioria dos adultos precisa de, em média, 7 a 9 horas de sono por noite. Mas não só isso: a maioria dos especialistas recomendam manter um horário de sono consistente, ou seja, dormir a mesma quantidade de horas todos os dias. Isso equilibra nosso relógio interno, nos permitindo ficar acordados quando necessário e adormecer quando chegar a hora. 

5 – Acalme seu cérebro

Tente acalmar seu cérebro antes de dormir, evitando pensar em preocupações para o próximo dia e tentando manter a ansiedade fora de você. Evite ler emails à noite e pensar em soluções para problemas do dia seguinte.

6 – Sonecas

Se você vai tirar ou não uma soneca durante o dia, isso depende de como você dormiu à noite. Se você costuma ter um sono profundo e reparador, uma pequena soneca lhe fará bem, pois permite que você funcione melhor, diminui sua pressão e talvez até aumente sua expectativa de vida. O que se deve evitar é tirar sonecas muito tarde, pois elas podem atrapalhar seu sono. Além disso, não deixe que as sonecas durem mais de 20 ou 25 minutos. 

7 – Cafeína

Em geral, a cafeína faz com que as pessoas fiquem mais agitadas, e isso pode atrapalhar o sono. A substância fica no organismo durante 3 - 6 horas, aproximadamente. Em algumas pessoas, a cafeína pode levar até 12 horas para sair do corpo. O melhor horário para tomar café é pela manhã e após o almoço. 

Preste atenção naquilo que você ingere, pois a cafeína pode ser encontrada em certos alimentos: chá preto, chocolate, refrigerante e até mesmo em determinados remédios. 

8 – Alternativas naturais para dormir

Algumas pessoas gostam de tentar métodos naturais para acalmar os nervos e dormir melhor durante a noite. Um dos métodos mais populares é o chá de camomila, entre outros que você encontra na nossa seção de chás. Além disso, você também pode tentar diversos tipos de suplementos de acordo com sua necessidade.

Postado em Dicas no dia 06 de Março de 2015 e última atualização dia 28 de Setembro de 2018

Comentários

Leia também...

27 Dicas de como dormir melhor

Entre as consequências de uma noite mal dormida estão: um dia nada produtivo, mau humor, indisposição, lentidão para resolver problemas, etc. Para agravar a situação, alguns tentam compensar a noite mal dormida com uma longa soneca, o que pode piorar a situação na hora de pegar no sono. Nesse caso, para dormir melhor à ... Leia o artigo »

02/02/2014

Faz mal dormir com lentes de contato?

Pelos nosso olhos conseguimos perceber o mundo ao nosso redor, com seu esplendor de cores e formas, e apreciar as belezas que somente um olhar pode nos proporcionar. Por isso, devemos cuidar dos nossos olhos e, assim, estaremos cuidando de nossa própria qualidade de vida. Afinal, já é sabido que os olhos são a janela da alma. Em alguns casos, para conseguirmos garantir ... Leia o artigo »

28/10/2016

Jet Lag - Como regularizar o sono antes e depois de viajar

Toda vez que fazemos uma viagem para um destino com fuso horário diferente, nosso corpo fica confuso. Mudar o horário de dormir, acordar e almoçar faz com que o relógio biológico entre em conflito com o horário externo. E quanto maior for a mudança de fuso, mais tempo o corpo leva para adaptar-se. Quem nunca vivenciou ou ouviu de um brasileiro viajo... Leia o artigo »

21/06/2017