'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

7 Segredos para dormir melhor

Geralmente, quando escutamos alguém falar sobre saúde, as pessoas sempre costumam mencionar exercícios e boa alimentação. Apesar de concordarmos com isso, a verdade é que uma boa noite de sono também é um dos fatores mais importantes quando se trata de vitalidade, saúde e qualidade de vida.

Ocasionalmente, uma noite ou outra sem dormir direito é normal, mas se você vem tendo problemas para dormir constantemente, isso é um sinal que algo não está certo. Pesquisas mostram que a privação do sono tem efeitos desastrosos, como obesidade, falta de concentração, diabetes, problemas cardíacos etc. Fora sua aparência que também muda graças a aparição de olheiras, dando um aspecto cansado à fisionomia. 

Pensando nisso, criamos essa postagem com mais alguns segredinhos para uma noite de sono mais tranquila.

1 - Crie um bom ambiente

Já falamos isso em um artigo anterior, porém vamos reforçar mais uma vez, visto que saiu uma pesquisa recente dizendo que o ambiente onde você dorme é um dos segredos para uma noite de sono melhor.

Crie o hábito de usar seu quarto para dormir. Se você usa sua cama para pagar as contas, fazer o dever de casa, ver televisão, comer, conversar no telefone e etc, você está fazendo errado, faça do quarto seu santuário para dormir. Uma excelente ideia é equipá-lo com luz ambiente, uma cama confortável e talvez até músicas calmas e relaxantes. 

Outros truques incluem deixar o quarto numa temperatura fresca e esconder os relógios, pois quando você fica preocupado com a hora e fica olhando o relógio, isso deixa você mais ansioso e com maior dificuldade para adormecer.

2 - Entre numa rotina

É complicado, mas é crucial que você siga uma rotina para dormir melhor. Se você normalmente não dorme até as primeiras horas da manhã, ou não tem um horário fixo para dormir, o ideal é começar a se acostumar com um horário. Eventualmente seu corpo irá se acostumando e depois o sono virá naturalmente.

3 - Não coma qualquer coisa antes de dormir

Dependendo do que você comer antes de dormir, ácidos no estomago entram em ação, podendo deixá-lo com azia e indigestão. Além disso, seu metabolismo acelera para digerir a comida, o que pode aumentar seu nível de energia. Evite comer nas 2 horas antes de dormir.

Se estiver com muita fome, coma pouco, prefira comidas leves de rápida digestão e evite fast-food. Evite estimulantes como cafeína e nicotina pois podem aumentar a pressão arterial e seus níveis de energia. Álcool também não é uma boa ideia, apesar de ser um sedativo, quando o efeito passar, seu sono será afetado.

4 - Considere uma alternativa natural

Você também pode considerar usar chás para ajudar a relaxar e adormecer mais rápido. Camomila é uma das ervas mais populares para acalmar o sistema nervoso e deixar o corpo mais relaxado. Beber um copo de leite antes de dormir também ajuda.

5 - Saiba quando tirar sonecas

Por volta das 15h e 17h nosso nível de energia tende a diminuir, é quando queremos tirar uma soneca. Não existe problema em tirar uma soneca durante o dia, mas você deve fazer de forma correta. O ideal é que a soneca não dure mais de 20 minutos, mais que isso podemos nos sentir um pouco preguiçosos e isso poderá dificultar o sono a noite. Se o seu corpo pedir, não deixe de tirar um soneca, geralmente você se sentirá mais produtivo e de bom humor.

6 - Domine suas preocupações

A verdade é que a maioria de nós vivemos uma vida cheia de estresse. Estresse, surpresas e mudanças na nossa vida podem afetar diretamente nosso sono. Uma boa ideia é tirar alguns minutos para relaxar, tomar um banho morno antes de dormir e até meditar caso você goste.

Se os seus pensamentos estiverem te preocupando durante a noite, saia da cama e tente ser produtivo, pague a conta que te preocupa, faça a lista de tarefas para o próximo dia seja o que for, mas só volte para cama quando estiver pronto para dormir.

7 - Faça um check-up

Se você estiver com problemas constantes para dormir e nada parece adiantar, talvez seja hora de visitar uma clínica ou especialista do sono. Você pode ter problemas como apneia do sono ou insônia. O quanto mais cedo você descobrir o que tem de errado, melhor para sua saúde. Problemas para dormir podem trazer consequências gravíssimas para sua saúde.

Texto postado em 28 de Janeiro de 2014 e atualizado 19 de Julho de 2018 .

Comentários

Leia também...

Técnicas de relaxamento para dormir melhor e mais rápido

Ao se deitar na cama, você tem dificuldades para dormir? Com a cabeça no travesseiro, não lhe faltam preocupações acerca de dinheiro, família, saúde ou trabalho? Pior ainda: você se sente ansioso e fica pensando se vai conseguir dormir ou não?  Em relação ao título desse artigo, especificamente 'dormir mais r&aa... Leia o artigo »

27/12/2016

Protetores Auriculares - Qual é o melhor tipo?

Atualização 05/Janeiro/2016: Por favor, leiam o artigo O Som do Silêncio – Tudo sobre protetores auriculares. Depois de testar vários modelos, aprender com dúvidas de leitores e pesquisar bastante, elaboramos um guia mais completo sobre protetores auriculares.  O ruído em excesso é um dos problemas mais comuns que, inevitavelment... Leia o artigo »

13/04/2014

Dormir muito faz mal?

Sim! É verdade que uma boa noite de sono é essencial para sua saúde e qualidade de vida, mas dormir demais está ligado a diversos problemas médicos, isso inclui diabetes, problemas cardíacos, depressão, além de aumentar o risco de morte. A quantidade de sono ideal varia de acordo com cada fase da vida, isto é, depende da sua idade, sa&... Leia o artigo »

20/01/2014

Como tirar o mau hálito?

Um dos efeitos colaterais mais chatos do sono é o mau hálito. O grande motivo? Geralmente uma diminuição na produção de saliva que favorece bactérias produzindo aos chamados compostos sulfurados voláteis (CSV) ou como você conhece, o mau hálito (halitose). Embora seja difícil acordar com um hálito fresco, algumas pe... Leia o artigo »

14/01/2017

30 Dicas de como dormir melhor

Entre as consequências de uma noite mal dormida estão: um dia nada produtivo, mau humor, indisposição, lentidão para resolver problemas etc. Para agravar a situação, alguns tentam compensar a noite passada em claro com uma longa soneca, o que pode piorar a situação na hora de pegar no sono. Nesse caso, para dormir me... Leia o artigo »

02/02/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5473 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.