'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

7 Segredos para dormir melhor

Geralmente, quando escutamos alguém falar sobre saúde, as pessoas sempre costumam mencionar exercícios e boa alimentação. Apesar de concordarmos com isso, a verdade é que uma boa noite de sono também é um dos fatores mais importantes quando se trata de vitalidade, saúde e qualidade de vida.

Ocasionalmente, uma noite ou outra sem dormir direito é normal, mas se você vem tendo problemas para dormir constantemente, isso é um sinal que algo não está certo. Pesquisas mostram que a privação do sono tem efeitos desastrosos, como obesidade, falta de concentração, diabetes, problemas cardíacos etc. Fora sua aparência que também muda graças a aparição de olheiras, dando um aspecto cansado à fisionomia. 

Pensando nisso, criamos essa postagem com mais alguns segredinhos para uma noite de sono mais tranquila.

1 - Crie um bom ambiente

Já falamos isso em um artigo anterior, porém vamos reforçar mais uma vez, visto que saiu uma pesquisa recente dizendo que o ambiente onde você dorme é um dos segredos para uma noite de sono melhor.

Crie o hábito de usar seu quarto para dormir. Se você usa sua cama para pagar as contas, fazer o dever de casa, ver televisão, comer, conversar no telefone e etc, você está fazendo errado, faça do quarto seu santuário para dormir. Uma excelente ideia é equipá-lo com luz ambiente, uma cama confortável e talvez até músicas calmas e relaxantes. 

Outros truques incluem deixar o quarto numa temperatura fresca e esconder os relógios, pois quando você fica preocupado com a hora e fica olhando o relógio, isso deixa você mais ansioso e com maior dificuldade para adormecer.

2 - Entre numa rotina

É complicado, mas é crucial que você siga uma rotina para dormir melhor. Se você normalmente não dorme até as primeiras horas da manhã, ou não tem um horário fixo para dormir, o ideal é começar a se acostumar com um horário. Eventualmente seu corpo irá se acostumando e depois o sono virá naturalmente.

3 - Não coma qualquer coisa antes de dormir

Dependendo do que você comer antes de dormir, ácidos no estomago entram em ação, podendo deixá-lo com azia e indigestão. Além disso, seu metabolismo acelera para digerir a comida, o que pode aumentar seu nível de energia. Evite comer nas 2 horas antes de dormir.

Se estiver com muita fome, coma pouco, prefira comidas leves de rápida digestão e evite fast-food. Evite estimulantes como cafeína e nicotina pois podem aumentar a pressão arterial e seus níveis de energia. Álcool também não é uma boa ideia, apesar de ser um sedativo, quando o efeito passar, seu sono será afetado.

4 - Considere uma alternativa natural

Você também pode considerar usar chás para ajudar a relaxar e adormecer mais rápido. Camomila é uma das ervas mais populares para acalmar o sistema nervoso e deixar o corpo mais relaxado. Beber um copo de leite antes de dormir também ajuda.

5 - Saiba quando tirar sonecas

Por volta das 15h e 17h nosso nível de energia tende a diminuir, é quando queremos tirar uma soneca. Não existe problema em tirar uma soneca durante o dia, mas você deve fazer de forma correta. O ideal é que a soneca não dure mais de 20 minutos, mais que isso podemos nos sentir um pouco preguiçosos e isso poderá dificultar o sono a noite. Se o seu corpo pedir, não deixe de tirar um soneca, geralmente você se sentirá mais produtivo e de bom humor.

6 - Domine suas preocupações

A verdade é que a maioria de nós vivemos uma vida cheia de estresse. Estresse, surpresas e mudanças na nossa vida podem afetar diretamente nosso sono. Uma boa ideia é tirar alguns minutos para relaxar, tomar um banho morno antes de dormir e até meditar caso você goste.

Se os seus pensamentos estiverem te preocupando durante a noite, saia da cama e tente ser produtivo, pague a conta que te preocupa, faça a lista de tarefas para o próximo dia seja o que for, mas só volte para cama quando estiver pronto para dormir.

7 - Faça um check-up

Se você estiver com problemas constantes para dormir e nada parece adiantar, talvez seja hora de visitar uma clínica ou especialista do sono. Você pode ter problemas como apneia do sono ou insônia. O quanto mais cedo você descobrir o que tem de errado, melhor para sua saúde. Problemas para dormir podem trazer consequências gravíssimas para sua saúde.

Texto postado em 28 de Janeiro de 2014 e atualizado 19 de Julho de 2018 .

Comentários

Leia também...

Menopausa e Problemas para Dormir

O corpo humano experimenta uma série de mudanças conforme suas etapas naturais - fato. Homens e mulheres possuem fases distintas, e uma delas é a menopausa: alteração fisiológica presente no organismo feminino. Esta transformação gera certas dificuldades, visto que uma delas - e não são poucas! - é a próprio ins&oc... Leia o artigo »

02/11/2018

Os benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem faz com que você se sinta melhor, mas a importância de uma boa noite de sono vai além do bem-estar. A maneira como você se sente após acordar diz muito sobre a noite passada e como será o dia que vem pela frente.  Ter uma boa noite de sono é a chave para um estilo de vida saudável, que beneficia seu coração, control... Leia o artigo »

20/01/2014

Faz mal dormir de boca aberta?

Sim, dormir de boca aberta pode contribuir para diversos tipos de problema e também pode ser o sinal de problemas como apneia do sono. Adormecer com a boca aberta provoca secura na garganta e boca, irritando os tecidos localizados nestas áreas. Além disto, dormir assim estimula o crescimento de bactérias na boca. Um estudo recente [1] também comprovou que dormir ... Leia o artigo »

03/03/2015

6 Regras para dormir de acordo com Arianna Huffington

Para quem acompanha o blog, as regras desse post podem ser um tanto repetitivas, mas há algumas novidades aqui. Esse post é basicamente uma tradução com algumas informações adicionais no qual Arianna Huffington, presidente do site The Huffington Post e autora do livro The Sleep Revolution publicou recentemente no site motto. No post original, Ari... Leia o artigo »

07/06/2016

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e ir... Leia o artigo »

25/09/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5416 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.