'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

7 Segredos para dormir melhor

Geralmente, quando escutamos alguém falar sobre saúde, as pessoas sempre costumam mencionar exercícios e boa alimentação. Apesar de concordarmos com isso, a verdade é que uma boa noite de sono também é um dos fatores mais importantes quando se trata de vitalidade, saúde e qualidade de vida.

Ocasionalmente, uma noite ou outra sem dormir direito é normal, mas se você vem tendo problemas para dormir constantemente, isso é um sinal que algo não está certo. Pesquisas mostram que a privação do sono tem efeitos desastrosos, como obesidade, falta de concentração, diabetes, problemas cardíacos etc. Fora sua aparência que também muda graças a aparição de olheiras, dando um aspecto cansado à fisionomia. 

Pensando nisso, criamos essa postagem com mais alguns segredinhos para uma noite de sono mais tranquila.

1 - Crie um bom ambiente

Já falamos isso em um artigo anterior, porém vamos reforçar mais uma vez, visto que saiu uma pesquisa recente dizendo que o ambiente onde você dorme é um dos segredos para uma noite de sono melhor.

Crie o hábito de usar seu quarto para dormir. Se você usa sua cama para pagar as contas, fazer o dever de casa, ver televisão, comer, conversar no telefone e etc, você está fazendo errado, faça do quarto seu santuário para dormir. Uma excelente ideia é equipá-lo com luz ambiente, uma cama confortável e talvez até músicas calmas e relaxantes. 

Outros truques incluem deixar o quarto numa temperatura fresca e esconder os relógios, pois quando você fica preocupado com a hora e fica olhando o relógio, isso deixa você mais ansioso e com maior dificuldade para adormecer.

2 - Entre numa rotina

É complicado, mas é crucial que você siga uma rotina para dormir melhor. Se você normalmente não dorme até as primeiras horas da manhã, ou não tem um horário fixo para dormir, o ideal é começar a se acostumar com um horário. Eventualmente seu corpo irá se acostumando e depois o sono virá naturalmente.

3 - Não coma qualquer coisa antes de dormir

Dependendo do que você comer antes de dormir, ácidos no estomago entram em ação, podendo deixá-lo com azia e indigestão. Além disso, seu metabolismo acelera para digerir a comida, o que pode aumentar seu nível de energia. Evite comer nas 2 horas antes de dormir.

Se estiver com muita fome, coma pouco, prefira comidas leves de rápida digestão e evite fast-food. Evite estimulantes como cafeína e nicotina pois podem aumentar a pressão arterial e seus níveis de energia. Álcool também não é uma boa ideia, apesar de ser um sedativo, quando o efeito passar, seu sono será afetado.

4 - Considere uma alternativa natural

Você também pode considerar usar chás para ajudar a relaxar e adormecer mais rápido. Camomila é uma das ervas mais populares para acalmar o sistema nervoso e deixar o corpo mais relaxado. Beber um copo de leite antes de dormir também ajuda.

5 - Saiba quando tirar sonecas

Por volta das 15h e 17h nosso nível de energia tende a diminuir, é quando queremos tirar uma soneca. Não existe problema em tirar uma soneca durante o dia, mas você deve fazer de forma correta. O ideal é que a soneca não dure mais de 20 minutos, mais que isso podemos nos sentir um pouco preguiçosos e isso poderá dificultar o sono a noite. Se o seu corpo pedir, não deixe de tirar um soneca, geralmente você se sentirá mais produtivo e de bom humor.

6 - Domine suas preocupações

A verdade é que a maioria de nós vivemos uma vida cheia de estresse. Estresse, surpresas e mudanças na nossa vida podem afetar diretamente nosso sono. Uma boa ideia é tirar alguns minutos para relaxar, tomar um banho morno antes de dormir e até meditar caso você goste.

Se os seus pensamentos estiverem te preocupando durante a noite, saia da cama e tente ser produtivo, pague a conta que te preocupa, faça a lista de tarefas para o próximo dia seja o que for, mas só volte para cama quando estiver pronto para dormir.

7 - Faça um check-up

Se você estiver com problemas constantes para dormir e nada parece adiantar, talvez seja hora de visitar uma clínica ou especialista do sono. Você pode ter problemas como apneia do sono ou insônia. O quanto mais cedo você descobrir o que tem de errado, melhor para sua saúde. Problemas para dormir podem trazer consequências gravíssimas para sua saúde.

Texto postado em 28 de Janeiro de 2014 e atualizado 19 de Julho de 2018 .

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com lentes de contato?

Pelos nosso olhos conseguimos perceber o mundo ao nosso redor, com seu esplendor de cores e formas, e apreciar as belezas que somente um olhar pode nos proporcionar. Por isso, devemos cuidar dos nossos olhos e, assim, estaremos cuidando de nossa própria qualidade de vida. Afinal, já é sabido que os olhos são a janela da alma. Em alguns casos, para conseguirmos garantir ... Leia o artigo »

28/10/2016

Melhorando o sono durante internações médicas

Acredito que esse artigo será no mínimo da curiosidade de muitos. Eu acho que posso afimar que assim como eu, você já deve ter tido alguém próximo que passou por algum tipo de internação médica. Diante disso, esse artigo tem como objetivo explicar 'como melhorar o sono durante estadias em hospitais'. A qualidade do sono está dire... Leia o artigo »

20/12/2016

Técnicas de relaxamento para dormir melhor e mais rápido

Ao se deitar na cama, você tem dificuldades para dormir? Com a cabeça no travesseiro, não lhe faltam preocupações acerca de dinheiro, família, saúde ou trabalho? Pior ainda: você se sente ansioso e fica pensando se vai conseguir dormir ou não?  Em relação ao título desse artigo, especificamente 'dormir mais r&aa... Leia o artigo »

27/12/2016

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e ir... Leia o artigo »

25/09/2018

Jet Lag - Como regular o sono antes e após viajar

Sempre ao fazer uma viagem, visitando um destino cujo fuso horário seja diferente, nosso organismo fica confuso. Dormir, acordar e fazer refeições seguindo um horário oposto àquele que estamos habituados gera conflito entre nosso relógio biológico e o horário externo. À medida que nos deparamos com fusos horários ... Leia o artigo »

21/06/2017

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5416 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.